Pages

Header bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader banner

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

O Drama Psicológico do Photoshop

No outro dia descarreguei a aplicação Airbrush para dar alguns retoques às minhas fotos antes de as publicar no Instagram, sobretudo para tirar borbulhinhas indesejadas. Não sei se são como eu, mas assim que descarrego algo vou logo explorar tudo o que haja para explorar. E foi assim que acabei por perder uma noite inteira reduzir o nariz em todas as minhas fotos,

Não me vou adiantar com filosofias moralistas sobre a imagem porque nem vale a pena. Todos sabemos que 90% do que vemos em revistas, Facebook, Instagram, blogs, etc., são imagens editadas. Ainda que ligeiramente, como apenas ajustar o brilho e o contraste, são editadas. 

A questão que aqui se põe é quando estas ferramentas começaram a ser de acesso comum e todos começámos a ver edições melhoradas e irrealistas de nós mesmos. Uma coisa é ver as alterações feitas em celebridades (como esta da Katty Perry que ainda hoje me choca), outra é vê-las no nosso corpo. Acho que acabamos por criar expectativas irrealistas da nossa própria imagem a um nível muito mais profundo do que quando apenas queremos recriar o corpo de X e Y porque, a mal ou a bem, sabemos que não somos X e Y.

Mas aqui não. Somos mesmo nós, é a nossa cara, o nosso corpo. 

Como já devem ter percebido não estou a falar de tirar algumas borbulhas ou manchas ou até mesmo "limpar" algo que esteja fora do lugar. Estou a falar de ajustes drásticos como diminuir ou aumentar algo no nosso corpo. No meu caso foi o nariz.


Eu sempre soube que tinha um nariz relativamente grande (e em forma de árvore de Natal, segundo o meu namorado) mas nunca foi algo que me incomodasse minimamente. Enquanto estava a testar a app, decidi diminui-lo na brincadeira (estava a transformar-me numa criatura medonha para mostrar ao bf, divertimo-nos com pouco, felizmente) e fiquei chocada ao ver que a minha cara ficava muito melhor com um nariz pequeno. Resultado: olá nova insegurança.


Daí a querer diminuir o nariz em todas as fotos foi um passo. Bastou um ainda mais pequeno para começar a ponderar cirurgias plásticas, o que não é nada coisa minha. Obviamente que não o vou fazer, tanto que nem tenho dinheiro para isso, mas quando voltei à realidade fiquei super assustada. Uma coisa que era para ser uma brincadeira, acabou por causar danos na minha auto-estima. Ainda que temporários, causou.

Não estou a dizer que não devemos procurar ser a melhor versão de nós mesmos, nem que a edição de imagem é algo horrível mas acho que acaba por despertar um monstrinho dentro de nós. Hoje o nariz, amanhã as coxas, daqui por uma semana somos apenas uma imagem digital que nada corresponde à realidade. E isso faz bem à auto-estima? Não, nada. Por mais likes que se possa receber numa imagem "nossa", não vale a pena celebrar porque não é de nós que estão a gostar. 

A app ainda está no meu telefone mas nem me atrevo em abri-la para editar a mais pequena coisa. Porque, se o fizer, já sei qual vai ser o meu instinto e aí vamos nós em espiral de novo. 

Já tiveram algum problema semelhante? Qual a vossa opinião sobre a edição de imagem quase ser um passo essencial na publicações de imagens nossas/de pessoas comuns? 

FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST

24 comentários:

  1. Wow. Girl. Para ti, a diferença pode ser enorme mas de fora não é praticamente nenhuma, really. (Nesta sei do que falo, tenho "nariz de catatua" e dou por mim a fazer o mesmo e a apagar tudo de seguida, e a tapar o altinho do meu nariz em frente ao espelho e pensar que ficava muito mais gira assim)

    A edição de imagem é uma coisa perigosa. Mexo sempre nas minhas fotos, para aumentar o contraste, mexer na luz, apagar uma etiqueta que ficou à vista, etc.. Mas para o meu bem, faço como tu: nem me atrevo a mexer em mim. Não vale a pena, é irrealista, e não se justifica! Nós somos como somos e temos que aceitar os nossos "narizes" (ou seja lá o que for) como algo nosso, pessoal e único. E isso é giro!

    Jiji

    ResponderEliminar
  2. O que essas apps têm de bom também têm de mau. Se por um lado servem para "deformarmos" as nossas caras e passarmos um bom bocado a rir, por outro podem ser perigosas para a auto-estima. Já te disse e repito, és muito bonita e não precisas NADA de uma redução de nariz. Tenho um nariz grande e sinceramente já nem me incomoda. Tudo depende de ângulos, luzes, e no vosso caso ainda têm mais uma ajuda, a maquilhagem. Não conheço ninguém que esteja 100% feliz com o seu corpo (falo por experiência), mas geralmente são macaquinhos da nossa cabeça e que mais ninguém vê. Este é um desses casos. És perfeita assim, como és.

    ResponderEliminar
  3. És linda tal como és, não precisas de apps nem de photoshop! A edição de imagem, na minha opinião, só deve existir para correção de contrastes e de cores que as vezes no momento da foto falham. É o que costumo fazer, de resto...mesmo ao natural! :)

    xoxo, Sofia Pinto
    LAST POST ♥

    ResponderEliminar
  4. Nós somos sempre os nossos piores juízes. Para ti é o nariz, para mim são os lábios (ou so lábio... já que na maior parte das vezes parece que so tenho o de baixo xD). Os nossos amigos família e namorados nem se apercebem.... mas ha sempre qualquer coisa que gostávamos de mudar...

    Se a edição de imagem mexe com a nossa cabeça? Acho que sim.... tal como a maquilhagem. Houve uma altura que o meu acne piorou de tal maneira que comecei a usar base todos os dias para esconder. Chegou ao ponto de a dermatologista me proibir de usar base e eu não conseguir. Eu só me sentia confiante com aquela mascara por cima da pele.

    Foi difícil largar o vicio... mas teve que ser!

    ResponderEliminar
  5. Também sempre tive problemas com o meu nariz, mas percebi que é realmente algo psicológico. Quando era pequenina odiava ter olhos azuis mesmo sabendo que todos gostavam. É uma questão de nos aceitarmos a nós próprios e não ser aceite pela sociedade. Beijinhos e és linda! :)

    NINETEEN MOONS

    ResponderEliminar
  6. Acho que és muito bonita como és! Muito sinceramente:)
    Eu nunca usei esses programas mas confesso que devem ser uma enorme tentação:)
    Muitos beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Conheço essa sensação, começa como algo pequeno mas depois aumenta sem percebemos bem o porquê. Por isso é que faço como tu já nem tento modificar o meu rosto. Acho também que ficas muito bonita nas tuas verdadeiras fotos. Beijinhos :)

    All We Need Is...

    ResponderEliminar
  8. Olá Marta,

    É a primeira vez que comento o teu blog, pois quero dar a minha opinião sincera: És muito bonita naturalmente!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Nunca fiz tais edições, nem quero fazer precisamente porque não quero passar por isso xD Sei que há coisas na minha cara que com photoshop podem ser melhoradas, mas nem me atrevo!
    Raramente edito as fotos de mim mesma, normalmente só edito as fotos dos posts para review (brilho, contraste, etc)
    E tu és muito bonita!
    Beijinhos,

    http://chocopink89.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Não sou de grandes edições de fotografias, apenas gosto de por filtros! Nunca fui muito de me preocupar demasiado com um simples detalhe da minha cara, por exemplo, mas acho escandaloso as formas como algumas fotografias são editadas dando uma imagem irreal da realidade...
    Não acho que seja caso para insegurança em relação ao nariz, de todo!!
    Grande beijinho,
    Madalena

    www.maadalenaaa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Penso que quando começamos a mexer nestas ferramentas por brincadeira, é que nos apercebemos na realidade, a facilidade com que os editores de revistas, alteram o corpo e a cara das modelos =) por isso se há algo de bom nisto, é que nos relembra que temos todos defeitos e não há mal nenhum nisso!
    Não precisas de ter inseguranças :)
    Beijinho*

    http://nuancesbyritadias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. O problema dessas aplicações é esse mesmo: as pessoas acabam por se focar demasiado naquilo que podiam ser se tivessem um bocadinho mais aqui e menos acolá, criando inseguranças onde elas não existem. E tu não tens que te preocupar minimamente com a tua imagem, mais precisamente com o teu nariz. Nós próprios somos os nossos piores críticos e acabamos por reparar em coisas que os outro nunca tinham visto que lá estava. Aliás, se não fosse esta publicação provavelmente nunca teria reparado no tua nariz. Até o acho bastante normal :)

    Kisses,
    Messy Hair, Don’t Care | Giveaway Zara 25€ Gift Card

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente não foi uma coisa muito inteligente, não. Agora tudo o que colocar com fotos minhas vai ser "o meu nariz e eu" ahaha.

      Eliminar
  13. Eu por acaso não edito nada do meu corpo, só mexo nas luzes e assim e ainda bem, também tenho vários defeitos e um deles é o nariz que é grandote... Já sou insegura por natureza, se me metesse a inventar no photoshop então dava em louca :(
    És linda :D
    Beijinhos,
    Vou de Saltos

    ResponderEliminar
  14. Menina você é bonita naturalmente! Eu sempre vejo no instagram edições de umas garotas da alemanha que eu fico com medo de como a grande maioria delas gostam de se parecer com bonecas de plastico usando app do celular. As vezes eu acho até graça, mas claramente isso não é bonito e nem saudável.

    OBS: Preciso dizer que se vc nao tivesse escrito eu nunca ia reparar no seu nariz, ele é normal!! :)

    Beijos,
    Yasmin
    http://fashionfinissima.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  15. Editava muito as fotografias quando ganhei imensas borbulhas apenas na testa, aos 16 anos.
    Entretanto elas desapareceram e nunca mais editei sem ser o contraste/filtros/luminosidade...
    Não edites algo que sabes que nunca há de mudar, porque é aquilo que tu és :)
    Todos temos imperfeições!

    Beijinhos querida!
    Cláudia, do blog Sparkling Bronze

    ResponderEliminar
  16. Sinceramente nunca tive paciência para editar as minhas fotos pormenorizadamente. Nem para espinhas nem nada, conheço meninas que usam e abusam do photoshop e pessoalmente até fico a pensar se é a mesma pessoa que coloca fotos xpto no blog, facebook e instagram...
    O teu nariz nem me apercebi muito do problema :)

    http://cruzetafeminina.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Percebi muito o que querias dizer. Felizmente hoje em dia já pouco ligo à edição das fotos, meto um filtro, ou mexo na cor, luz, etc. mas antes passava imenso tempo a editar uma foto só para apagar as marcas e borbulhas que o acne me deixava. Era horrível, saía com um aspecto muito artificial mas como não queria que se notasse metia fotografias assim.
    Na primeira fotografia realmente notasse a diferença, mas se tivesses deixado a antes isolado nem se notava, acredita. Também dizem que pareço ter nariz de porquinho por ser arrebitado e hoje em dia brinco com isso ahah

    Um beijinho,
    http://guiltypleasureeeee.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. eu sou mesmo lerda, lool, nem sabia destas aplicações... e acho que não vou querer usar. mas assim que tiver umas horas à noite tb vou espreitar, por curiosidade, mas não me vejo perder esse tempo sempre que quero publicar umas fotos, não tenho pachorra. Eu sei que nao sou perfeita, que o nariz poderia ser mais pequeno, as mamas maiores e isto e aquilo, mas azar. Não nao procuro ser perfeita, apenas estar bem comigo mesma.
    E tu Marta és super gira, focaste naquele ponto, que não faz diferença nenhuma, nós é que ficamos obcecadas e a olhar de forma crítica.
    http://www.cosmopolitgirl.com/

    ResponderEliminar
  19. Este post está qualquer coisa baby, é preciso coragem!!! De facto a edição de imagem ultrapassa alguns limites e cria ilusões! Mas a maquilhagem também o faz!! O importante é sabermos sempre quem somos e não nos perdermos disso!! Acho ridiculo algumas imagens que circulam por aí com pestanas falsas (notasse completamente que é ediçao) e outras coisas que tal... mas também compreendo! As pessoas fazem isso porque hoje em dia as miudas que seguimos parecem todas all perfect e queremos estar à altura!
    Beijinhos querida (e não vejo mal nenhum no teu narizinho)

    http://denisedeassis.com

    ResponderEliminar
  20. Realmente essas edições em nós podem ser perigosas! O mais importante é aceitarmos-nos a nós próprios como somos, com todos os defeitos possíveis e imaginários. E, acredita que o teu nariz está ótimo, eu não vejo qualquer tipo de problema!
    Já estou a seguir o blog <3

    Um beijinho,
    http://secretsofablondie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Percebo bem o que queres dizer!
    Confesso que uso o Facetune. Acho que não faço nada drástico, mas por vezes gosto tanto de uma fotografia, mas há ali uma gordurinha que ficava melhor sem, ou isto ou aquilo que poderia melhorar e faço-o. No entanto isso nem me incomoda. No dia em que me incomodar vou para o ginásio xD

    Mas em relação ao nariz, é uma relação de ódio. Nunca gostei, desde que me lembro e são raras as fotografias onde não dou um leve retoque, especialmente se for de frente. mas como também tenho os vídeos, não sinto que estou a "enganar" ninguém. É mesmo para o meu ego.

    Mas em relação ao teu nariz não acho nada problemático. Percebo que há sempre coisas que achamos que podem ser melhores, mas o teu está óptimo :D

    Beijinhos*

    Pale Girl Spot

    ResponderEliminar
  22. Nunca tinha reparado no teu nariz, mas vou-te ser mesmo sincera: Eu mal noto diferença entre as fotos que puseste, acredita! Eu já fiz o mesmo... Odeio o meu nariz e uma altura também instalei uma app e fiz essa 'maldita' alteração. As pessoas viam a foto original e a editada e diziam que não havia diferença, eu via quase duas pessoas opostas! Está tudo na nossa cabeça, verdade seja dita.
    xx, Ana

    The Insomniac Owl Blog

    ResponderEliminar
  23. Fiquei colada a este post por causa da questão do nariz. O meu nariz é a minha única insegurança: de frente até é normalzinho, de perfil é um filme de terror. Nunca usei Photoshop (nem sei usar), mas sei desde os 16 anos que, assim que puder, farei uma rinoplastia. Estou até a preparar um post sobre o assunto. O que achei de louvar aqui foi mesmo a coragem para falares de um assunto tão sensível e teres até mostrado as fotos normais e alteradas. Tão bom :)

    Perdida em Combate

    ResponderEliminar

Obrigada por lerem e comentarem!
Quando me fazem perguntas eu respondo aqui, directamente no comentário.
Beijinhos ♡

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...