Pages

Header bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader banner

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Literariamente perdida


Sabem o que é ter uma crise de um quarto da idade (que é uma coisa legítima, deixem-me que vos diga) simplesmente porque não sabem que género literário pedir no Natal?

Apesar de adorar clássicos e poder fazer uma lista só com Stevenson, Dickens, Melville ou Andersen, não faço ideia de literatura "ligeira" realmente me cativa.  
Tendo começado a ler aos 5 anos, nunca foi estranho para mim estar um passo à frente dos miúdos da minha idade. Enquanto os meus colegas começavam a achar piada à Turma da Mónica, eu já andava com livros da Uma Aventura na mão. Até com o Harry Potter eu ouvi o "já leste isso tudo?!" dos meus colegas. Saga das Pedras Mágicas, Eragon, Diários de Uma Princesa, Anjos e Demónios, Código Da Vinci, até os clássicos de Agatha Christie e Conan Doyle me passaram pelas mãos mais cedo do que seria aconselhado. 

Quando comecei a universidade, a par dos clássicos, comecei a "ingerir" mais literatura Young Adult. Graças a uma amiga conheci John Green, Suzanne Collins, Stephen Chbosky, etc. Apesar de ter deitado lágrimas com o Looking for Alaska, a verdade é que rapidamente este género literário deixou de me cativar.

As histórias são altamente genéricas, as personagens são desinteressantes e todos os livros têm exactamente a mesma premissa: "Olhem para mim, sou jovem e imprevisível, somos todos unicórnios únicos e especiais". Exemplo perfeito: "E naquele momento eu seria capaz de jurar que éramos infinitos.", As Vantagens de ser Invisível. ugh. 

A pior parte é que tenho noção que não foi o género YA que foi por água abaixo. Eu é que envelheci. E agora? O que é que eu quero pelo Natal? É esta a altura em que peço livros de cozinha? Devo começar a comprar aquelas revistas que ensinam a fazer ponto cruz? 

Onde andam os livros Not-so-young Adult? Gostava de pensar que há histórias ligeiras e interessantes para quem ainda tem a capacidade de aguentar a própria urina. Será que o meu destino é passar do Fantástico para contos eróticos de quem já perdeu o interesse no marido?

Os 23 são uma idade complicada no mundo da literatura. 

FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST

19 comentários:

  1. Ainda no outro dia fui pesquisar livros e deparei-me com o mesmo problema. Excluindo os clássicos, é como dizes, devemos ficar presos na fase "jovem-adulto"? É que, tal como tu, cada vez mais me apercebo que os livros do John Green são uma valente cácá cliché e repetitiva. Resta saber se de facto existem livros do género que pretendemos ou se não sabemos é procurar haha.

    ResponderEliminar
  2. Sei bem do que falas. Durante a adolescência e até ao inicio dos 20 eu sabia para onde é que tinha que ir na livraria para achar o próximo livro a comprar. Agora vou para a mesma secção e parece que é tudo repetido =(

    ResponderEliminar
  3. ahaha, adorei o post! aconselho-te a ler os livros da coleção Millenium, do stieg larsson (se é que ainda não os leste xD). já os li todos e adorei, misturam romance com ação com mistério com suspense com tudo e mais alguma coisa! são excelentes!
    beijinhos, Noelle :) http://supergirlinconverse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Acreditas que ainda não me aventurei nesses livros? Provavelmente devido extamente ao que dizes, às personagens serem desinteressantes e demasiado previsíveis. Pelo que sei até agora, é o que acho
    Messy Hair, Don’t Care | Blog

    ResponderEliminar
  5. ahahah Estou a passar por essa crise também! Clássicos já os conheço, perks of studying literature, e estou "cheia" de livros YA onde o fim é previsível DEMAIS! Parecem as histórias da Disney em que tu sabes que no fim a moça casa com o príncipe apesar de tudo o que lhe acontece.
    Enfim, é como tu dizes, mais vale comprar livros de culinária.

    ResponderEliminar
  6. Se quiseres ler um livro mesmo muito bom, lê "Kafka à beira-mar" é uma excelente história. O autor chama-se Haruki Murakami...não conheço ninguém que não tenhas gostado do livro ;)

    GIVEAWAY - YVES ROCHER!
    Descobre tudo no meu blogue...
    http://nuancesbyritadias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso tenho imensa gente à minha volta de adora Murakami mas já dei uma vista de olhos por um que não me atraiu muito. Penso que era um com 24 histórias... secalhar foi esse o meu problema!
      Obrigada pela sugestão!

      Eliminar
  7. Obrigada! ♥
    Imagino que nessa idade queres passar da literatura juvenil para outra mais "adulta" mas se gostares do tipo de histórias que lês, é isso que importa!
    http://keepcalmandshopvintage.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. omgg, como te compreendo comecei a ler bastante cedo e agora com 22 também não sei o que hei-de ler -.-'

    beijinhos, jess
    girlygirlsthinkpink.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Tenho andado um bocado parada no mundo literário! Ainda assim percebo o que dizes, mas felizmente ainda tenho muito que quero ler haha.
    beijinhos
    The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  10. Se há coisa que ainda não descobri foi o meu género literário preferido..

    ResponderEliminar
  11. Eheheheh!
    Essa ultima parte que escreveste fez-me rir :D
    Eu não tenho lido nada, talvez também pela mesma razão!
    Keep Calm! O Natal está aí :)

    Beijinhos
    happyinthesunblog.blogspot.pt
    PS: Amei a comparação que fizest com a Cameron Diaz :)

    ResponderEliminar
  12. Gosto de YA para desanuviar mas para mim históricos como Anna Karenina é que são livros "à séria" e de onde tiro mais prazer em ler. Históricos e policiais são sem dúvida a minha "cup of tea". Não sei se gostas de policiais, mas dentro do género, aconselho Karen Rose que é das minhas favoritas de sempre, e históricos a Philippa Gregory cai sempre bem!
    Beijjinho

    www.theblackblush.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu faço exactamente o mesmo. Agora li o Lolita e o Picture of Dorian Grey e queria ler um para aligeirar as coisas.
      Por acaso não sou muito fã de históricos, o que me dá imensa pena porque já tentei ler o Guerra e Paz imeeensa vez e perco o interesse. Admito que nunca explorei muito os policiai. Vou averiguar essa autora.
      Obrigada pela sugestão!

      Eliminar
  13. tive que ler o teu post alto a minha mãe porque é exatamente isso que ela se queixa a anoooos ahaha muito bom!

    beijinhos e bom natal ♥
    http://velvetgiirl.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Também li 3 livros dele... Não fiquei surpreendida pelo "A culpa é das Estrelas" mas gostei do "À procura de Alasca" e do "Cidades de Papel". Mas sem dúvida que o "À procura de Alasca" é o melhor!
    Boas festas Marta!
    http://mybeautycom.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Há um género chamado "New Adult" que tem uns títulos muito interessantes e cujos personagens têm entre dezoito e vinte e poucos (ou muitos) anos. É porreiro porque já estão na Universidade e essas coisas. Este ano li uns quantos desse género que te recomendo caso tenhas curiosidade: "Maybe Someday" da Colleen Hoover, "Juliet" da Anne Fortier, "The Royal We" da Heather Cocks, "Suddenly Royal" da Nichole Chase e o "Attachments" e o "Fangirl" ambos da Rainbow Rowell.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conhecia! Vou Goodreads as tuas sugestões! Muito obrigada!xx

      Eliminar

Obrigada por lerem e comentarem!
Quando me fazem perguntas eu respondo aqui, directamente no comentário.
Beijinhos ♡

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...