Sabem o que é ter uma crise de um quarto da idade (que é uma coisa legítima, deixem-me que vos diga) simplesmente porque não sabem que género literário pedir no Natal?
Apesar de adorar clássicos e poder fazer uma lista só com Stevenson, Dickens, Melville ou Andersen, não faço ideia de literatura "ligeira" realmente me cativa.
Tendo começado a ler aos 5 anos, nunca foi estranho para mim estar um passo à frente dos miúdos da minha idade. Enquanto os meus colegas começavam a achar piada à Turma da Mónica, eu já andava com livros da Uma Aventura na mão. Até com o Harry Potter eu ouvi o "já leste isso tudo?!" dos meus colegas. Saga das Pedras Mágicas, Eragon, Diários de Uma Princesa, Anjos e Demónios, Código Da Vinci, até os clássicos de Agatha Christie e Conan Doyle me passaram pelas mãos mais cedo do que seria aconselhado.
Quando comecei a universidade, a par dos clássicos, comecei a "ingerir" mais literatura Young Adult. Graças a uma amiga conheci John Green, Suzanne Collins, Stephen Chbosky, etc. Apesar de ter deitado lágrimas com o Looking for Alaska, a verdade é que rapidamente este género literário deixou de me cativar.
As histórias são altamente genéricas, as personagens são desinteressantes e todos os livros têm exactamente a mesma premissa: "Olhem para mim, sou jovem e imprevisível, somos todos unicórnios únicos e especiais". Exemplo perfeito: "E naquele momento eu seria capaz de jurar que éramos infinitos.", As Vantagens de ser Invisível. ugh.
A pior parte é que tenho noção que não foi o género YA que foi por água abaixo. Eu é que envelheci. E agora? O que é que eu quero pelo Natal? É esta a altura em que peço livros de cozinha? Devo começar a comprar aquelas revistas que ensinam a fazer ponto cruz?
Onde andam os livros Not-so-young Adult? Gostava de pensar que há histórias ligeiras e interessantes para quem ainda tem a capacidade de aguentar a própria urina. Será que o meu destino é passar do Fantástico para contos eróticos de quem já perdeu o interesse no marido?
Os 23 são uma idade complicada no mundo da literatura.
Ainda no outro dia fui pesquisar livros e deparei-me com o mesmo problema. Excluindo os clássicos, é como dizes, devemos ficar presos na fase "jovem-adulto"? É que, tal como tu, cada vez mais me apercebo que os livros do John Green são uma valente cácá cliché e repetitiva. Resta saber se de facto existem livros do género que pretendemos ou se não sabemos é procurar haha.
ResponderEliminarSei bem do que falas. Durante a adolescência e até ao inicio dos 20 eu sabia para onde é que tinha que ir na livraria para achar o próximo livro a comprar. Agora vou para a mesma secção e parece que é tudo repetido =(
ResponderEliminarahaha, adorei o post! aconselho-te a ler os livros da coleção Millenium, do stieg larsson (se é que ainda não os leste xD). já os li todos e adorei, misturam romance com ação com mistério com suspense com tudo e mais alguma coisa! são excelentes!
ResponderEliminarbeijinhos, Noelle :) http://supergirlinconverse.blogspot.pt/
Acreditas que ainda não me aventurei nesses livros? Provavelmente devido extamente ao que dizes, às personagens serem desinteressantes e demasiado previsíveis. Pelo que sei até agora, é o que acho
ResponderEliminarMessy Hair, Don’t Care | Blog
ahahah Estou a passar por essa crise também! Clássicos já os conheço, perks of studying literature, e estou "cheia" de livros YA onde o fim é previsível DEMAIS! Parecem as histórias da Disney em que tu sabes que no fim a moça casa com o príncipe apesar de tudo o que lhe acontece.
ResponderEliminarEnfim, é como tu dizes, mais vale comprar livros de culinária.
Muito bom post, me fez refletir sobre isso.
ResponderEliminarBeijos
Ingrid Lemos Blog
Se quiseres ler um livro mesmo muito bom, lê "Kafka à beira-mar" é uma excelente história. O autor chama-se Haruki Murakami...não conheço ninguém que não tenhas gostado do livro ;)
ResponderEliminarGIVEAWAY - YVES ROCHER!
Descobre tudo no meu blogue...
http://nuancesbyritadias.blogspot.pt/
Por acaso tenho imensa gente à minha volta de adora Murakami mas já dei uma vista de olhos por um que não me atraiu muito. Penso que era um com 24 histórias... secalhar foi esse o meu problema!
EliminarObrigada pela sugestão!
Obrigada! ♥
ResponderEliminarImagino que nessa idade queres passar da literatura juvenil para outra mais "adulta" mas se gostares do tipo de histórias que lês, é isso que importa!
http://keepcalmandshopvintage.blogspot.pt/
omgg, como te compreendo comecei a ler bastante cedo e agora com 22 também não sei o que hei-de ler -.-'
ResponderEliminarbeijinhos, jess
girlygirlsthinkpink.blogspot.com
Tenho andado um bocado parada no mundo literário! Ainda assim percebo o que dizes, mas felizmente ainda tenho muito que quero ler haha.
ResponderEliminarbeijinhos
The Fancy Cats
Se há coisa que ainda não descobri foi o meu género literário preferido..
ResponderEliminarEheheheh!
ResponderEliminarEssa ultima parte que escreveste fez-me rir :D
Eu não tenho lido nada, talvez também pela mesma razão!
Keep Calm! O Natal está aí :)
Beijinhos
happyinthesunblog.blogspot.pt
PS: Amei a comparação que fizest com a Cameron Diaz :)
Gosto de YA para desanuviar mas para mim históricos como Anna Karenina é que são livros "à séria" e de onde tiro mais prazer em ler. Históricos e policiais são sem dúvida a minha "cup of tea". Não sei se gostas de policiais, mas dentro do género, aconselho Karen Rose que é das minhas favoritas de sempre, e históricos a Philippa Gregory cai sempre bem!
ResponderEliminarBeijjinho
www.theblackblush.blogspot.com
Eu faço exactamente o mesmo. Agora li o Lolita e o Picture of Dorian Grey e queria ler um para aligeirar as coisas.
EliminarPor acaso não sou muito fã de históricos, o que me dá imensa pena porque já tentei ler o Guerra e Paz imeeensa vez e perco o interesse. Admito que nunca explorei muito os policiai. Vou averiguar essa autora.
Obrigada pela sugestão!
tive que ler o teu post alto a minha mãe porque é exatamente isso que ela se queixa a anoooos ahaha muito bom!
ResponderEliminarbeijinhos e bom natal ♥
http://velvetgiirl.blogspot.pt/
Também li 3 livros dele... Não fiquei surpreendida pelo "A culpa é das Estrelas" mas gostei do "À procura de Alasca" e do "Cidades de Papel". Mas sem dúvida que o "À procura de Alasca" é o melhor!
ResponderEliminarBoas festas Marta!
http://mybeautycom.blogspot.pt/
Há um género chamado "New Adult" que tem uns títulos muito interessantes e cujos personagens têm entre dezoito e vinte e poucos (ou muitos) anos. É porreiro porque já estão na Universidade e essas coisas. Este ano li uns quantos desse género que te recomendo caso tenhas curiosidade: "Maybe Someday" da Colleen Hoover, "Juliet" da Anne Fortier, "The Royal We" da Heather Cocks, "Suddenly Royal" da Nichole Chase e o "Attachments" e o "Fangirl" ambos da Rainbow Rowell.
ResponderEliminarNão conhecia! Vou Goodreads as tuas sugestões! Muito obrigada!xx
Eliminar