Pages

Header bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader banner

sábado, 10 de outubro de 2015

Halloween Countdown #4: Terror da Disney

Como pré-anunciei ontem, decidi criar uma pequena saga para o mês de Outubro dedicada ao Halloween. A ideia é nos próximos sábados, até ao derradeiro dia 31, fazer publicações focadas somente nesta temática. 
Apesar de por cá não se dar muita importância a este dia (embora tenha a sensação que o interesse anda a crescer), acho que acabamos sempre, nesse dia, por fazer algo relacionado com o Dia das Bruxas.

Como a Disney já não aparecia por cá há muito tempo e porque simplesmente não sou capaz de ver filmes de terror sozinha, deixo-vos a sugestão de 5 filmes sobre esta festividade, com o toque caloroso da Disney.

Something Wicked This Way Comes


Inspirado no romance homónimo de Ray Bradbury, também autor do clássico Fahreinheit 451, a adaptação de 1983 da Disney traz terror para toda a família.
Quando Mr. Dark surge na pequena cidade Greentown e, num piscar de olhos, monta a sua feira popular, a Mr. Dark's Pandemonium Carnival, os jovens Will e Jim ficam simultaneamente fascinados e aterrorizados.
Fora os seus estranhos e assustadores companheiros de feira, Mr. Dark parece saber os desejos mais secretos de toda a cidade. No entanto, ao torná-los realidade, há um preço a pagar. Juntamente com Charles Halloway, pai de Will, que parece pressentir que something wicked this way comes, os dois jovens decidem descobrir o que se passa e salvar o lugar a que chamam casa.
Este filme revela uma era em que a Disney não temia ser mais arrojada com os elementos bizarros que introduzia nos seus filmes. Talvez seja essa a razão por que o filme apela a miúdos e graúdos.



Hocus Pocus

O grande clássico de Halloween lançado, em 1993, pela maior casa de animação do mundo. O momento único em que Sarah Jessica Parker consegue ser a mais bela do cast. Realmente este filme é grandioso.
Em 1693, na era da caça às bruxas, em Salem, no estado de Massachussets, as irmãs Sanderson são enforcadas. Mas, em 1993, Max, que se mudou para Salem, acende uma vela, acabado por trazê-las de volta. Agora no século XXI, as irmãs não se conseguem acostumar ao novo mundo a que regressaram, mas planeiam manter o seu plano de há 300 anos: roubar as almas das crianças de Salem, começando por Dani, a irmã de Max.
Perante esta situação, Max segue o conselho de Binx, o gato falante, e rouba um livro de feitiços para se livrar das pragas que persistem em trazer terror ao divertido Hallooween.
Este filme ainda se mantém no registo do anterior. É uma trama familiar, cómica onde os elementos de terror são bem mais explícitos que em filmes da gigante da animação actuais, tornando-o divertidamente aterrador.


Nightmare Before Christmas

Ao contrário do que se pensa não foi dirigido por Tim Burton, ele apenas foi produtor e co-escritor. No entanto é inegável que a mão de Burton está por trás do génio deste  filme de 1993.
Jack Skellington, o Rei das Abóboras, é a mais assustadora e importante personagem por trás do sucesso do dia de Halloween. Farto da mesma rotina todos os anos, Jack descobre uma floresta onde encontra as portas para as outras festividades, caindo na cidade de Natal. Ao deparar-se com um mundo novo, Jack fica obcecado com o Natal (não ficamos todos?) e tenta tomar lugar do Pai Natal, arruinando esta época de felicidade com encontros e presentes totalmente bizarros e aterradores.
Envolta nesta trama, está a história romântica de Sally, uma boneca de trapos que se apaixona por Jack. Graças a ela, Jack encontra o que faltava para cobrir o vazio da rotina.
Admito que todos os anos me debato se este é um filme de Halloween ou de Natal mas como gosto tanto dele, resolvo o meu problema ao vê-lo nas duas épocas. Acho bastante interessante como as personagens mais assustadores lidam e finalmente compreendem qual a verdadeira mensagem do Natal. É amorosamente creepy. 


The Haunted Mansion

Quem não se lembra deste filme passar todos os anos na SIC ou na TVI? Lançado em 2003, com Eddy Murphy no papel principal, os únicos gritos que este filme nos dá são na forma de gargalhadas. 
Jim Evers é um agente imobiliário que nunca recusa um trabalho, deixando a família para segundo plano. Quando, para vender uma propriedade, lhe dizem que tem de passar uma noite numa mansão, Jim nem pensa duas vezes e leva a sua família consigo. 
A trama começa a intensificar-se quando Megan e Michael, os seus filhos, encontram um retrato de uma mulher muito parecida à sua mãe, Sara, no sótão. A partir daí, os segredos começam a revelar-se principalmente sobre os ocupantes da casa, o seu dono, Edward Gracey, e o porquê daquela família não poder abandonar a mansão. Graças a esta aventura, Jim compreende o quão importante é a família.
Este é um filme bem menos assustador e bizarro que os anteriores, focando-se maioritariamente nos elementos de comédia e fantasia.


Frankenweenie

O mais recente da lista. Lançado em 2014, o remake animado da curta homónima de 1984 mantém o mesmo director: Tim Burton.
Sparky é o animal de estimação e o melhor amigo de Victor. Quando subitamente morre atropelado, o jovem não consegue ultrapassar as saudades que sente da sua maior companhia.
Após uma aula de ciências com o seu bizarro professor, Victor estuda detalhadamente como pode trazer Sparky de volta através da ciência e de uma tempestade que se aproxima. Contra toda as leis da física, a experiência resulta e Sparky regressa do mundo dos mortos.
O problema surge quando os seus colegas descobrem o segredo de Victor, acreditando que tudo não passa de uma forma de ganhar a feira de ciências. Ao revelar o segredo da ressurreição, os seus colegas criam um exercito que animais de estimação mutantes que põe em risco toda a cidade e, acima de tudo, a existência de Sparky. 
Este é o filme mais amoroso da lista. Mostra na perfeição a relação de amor que se cria entre o homem e os seus animais de estimação. Por outro lado, ao bom estilo de Burton, a animação é capaz de dar arrepios só de olhar para os grandes olhos espelhados e sem expressão das personagens.


Ficaram entusiasmados para esta pequena saga?
Quais os vossos filmes de Halloween favoritos? Já viram alguns destes?
Só por curiosidade, costumam fazer alguma coisa de especial neste dia? 

FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST

16 comentários:

  1. Adorei as dicas linda!
    Parabéns.
    Por cá também vou add. a este tipo de POST ...
    temos de incentivar a população para o hallowen. Adoro a cultura inglesa, acho mesmo que as melhores coisas do mundo devem ser propagadas.
    beijinhos linda;)

    http://caraanjo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. adorei as sugestões para o halloween!! já vi todos esses, exceto o último :P

    ResponderEliminar
  3. Eu não ligo muito ao Halloween, mas já vi alguns dos filmes que indicaste e achei-os mesmo giros! Beijinho,
    neptunesecrets.blogspot.pt // facebook

    ResponderEliminar
  4. Quando vivia em Londres festejava sempre o Halloween! Nunca vi nenhum dos filmes, mas o Haunted Mansion com o Eddy Murphy parece ser giro :)

    www.fineclic.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Já vi alguns desses filmes mas o que eu mais gosto é sem dúvida o "Nightmare before Christmas" e concordo plenamente contigo, nunca sei se devo vê-lo no Natal ou no Halloween, mas acabo sempre por ver no Halloween :p

    beijinhos,
    Pretty Little Stories

    ResponderEliminar
  6. Não conhece nenhum, shame on me! Mas confesso que fiquei curiosa com os dois primeiros :)
    Messy Hair, Don't Care | Blog

    ResponderEliminar
  7. Eu não gosto nada do Halloween, mas gostei de ler o teu post!

    ResponderEliminar
  8. O Hocus Pocus é obrigatório :)

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Ahahah e eu acho muito bem querida!!! Cuidar de nós sempre!
    Também sou daqueles que se levanta mais cedo para sair de casa on point :P ahah

    Gosto bastante do Halloween e se mete Disney no meio ainda gosto mais :D

    NEW FASHION POST | Funny Fashion: When Fashion is a Joke
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  10. Adoro todos! O único que ainda não vi foi o Frankenweenie, mas já vi o trailer e adorei!

    xoRosie
    Rosie's Life

    ResponderEliminar
  11. não gosto de nada que tenha haver com o halloween, não acho piada nenhuma apesar de haver um ou outro filme engraçado.
    xoxo
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Já vi o 3 filme e adoro! O que normalmente costuma fazer no dia de halloween é ir à uma festa da escola :)

    http://mourissima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Adoro os filmes do Tim Burton! Já vi os dois que aí mostraste e adorei :D

    Beijinho
    Daniela
    Blog Cidade do Pecado | Facebook | Instagram | Snapchat: cidadedopecado

    ResponderEliminar
  14. Olá querida, adorei as sugestões! :) Provavelmente assista algum destes no dia 31...Hehe
    Obrigada pela visita e opinião lá no blog :) é muito importante para mim!
    Beijinhos

    http://themarielement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. O Halloween sempre foi uma das minhas celebrações favoritas devido à temática "creepy". Tenho imensa pena que em Portugal ninguém ligue nenhuma sem serem as raparigas que aproveitam para meterem uma mini-saia e umas orelhas de gato e estão prontas para o engate. Dos cinco filmes não me lembro de ter visto o primeiro. Gosto bastante do "Hocus Pocos" e do "Frankenweenie" e ainda bem que me convenceste a ver o "Nightmare Before Christmas", é realmente fantástico :)

    ResponderEliminar

Obrigada por lerem e comentarem!
Quando me fazem perguntas eu respondo aqui, directamente no comentário.
Beijinhos ♡

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...