Pages

Header bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader banner

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Let's talk about weight loss



Já falei aqui muitas vezes sobre o meu problema com o peso e a facilidade me ganhá-lo e, o pior, a minha dificuldade em perdê-lo. Geralmente partilho mais as minhas conquistas e frustrações pelo instagram mas, com a quantidade de pessoas que se interessa por lá, decidi abordar um pouco mais do tema aqui.


Alguns elementos chave:
  • Comecei a perder controlo do meu peso com cerca de 11/12 anos, quando me apareceu o período
  • Sempre fui uma miúda activa: fui escuteira, joguei vólei, fazia os torneios escolares nos desportos que gostava (vólei e basket), fui para o ginásio após uma lesão no joelho
  • O meu peso estabiliza sempre pelos 83/85 kg
  • Já tive numa nutricionista, mal perdi peso
  • Já pedi várias vezes para fazer exames às hormonas, só me mandam fazer à tiróide e, felizmente, não acusa nada
  • Tenho muita facilidade em ganhar massa muscular (e perder volume), neste momento aproximadamente 51kg do meu peso são massa magra


O que é que isto significa? 

Resumidamente que isto é uma batalha frustrante para caraças. Bem que gostava de ser aquela pessoa que diz "voltei para o ginásio" e dois meses depois mete aqui um antes e depois super inspirador com umas estatísticas invejáveis, mas não sou eu. 
Tudo esta fase é super confuso. Por exemplo, eu tenho um perímetro abdominal saudável para a minha estatura (yay!) mas em termos de altura x peso, é uma desgraça (boo).

Desde que comecei no ginásio, a altura me que perdi mais peso foi em Agosto, em que comi super mal e mal fiz musculação. Porquê? Porque perdi massa muscular. 


A parte curiosa disto tudo é que apesar de mal ver diferenças na balança, começo a ver diferenças no corpo. 

Os braços estão mais tonificados, a cintura mais definida e já perdi 6 cm de perímetro abdominal. 
Sinto-me mais confortável, as roupas assentam melhor mas não ando satisfeita.

Sei que o valor da balança não é o mais importante, e que a mal ou a bem a forma como perco o meu peso impede-me de ficar com peles porque o que não me falta é tonificação muscular, a questão é que mais me deixa frustrada é que a este ritmo, no futuro terei de perder músculo para ficar com a figura que realmente quero. E se já é difícil perder agora, quanto mais nessa altura. 


Acho que o problema disto tudo também está na minha cabeça. Afinal, sempre fui a miúda gorda. Apesar de nunca me ter influenciado em nada nas minhas actividades físicas, há sempre aquele preconceito alheio de "uma miúda tão jovem e já neste estado" ou "como é que as pessoas se deixam chegar a esse ponto?" Quando, bem, não deixam! Farta da vida a grelhados e brócolos estou eu! Mas mal de mim se vou à rua e peço uma panqueca com Nutella, "pudera que esteja assim". 
Apesar de não ser um pensamento recorrente (felizmente sou demasiado happy go lucky para afundar nesses pensamentos) às vezes a frustração puxa por eles. E por muito fútil que seja, sim, quero resultados visíveis do meu trabalho. 


Sabem estas fotos (hilariantes!) que costumo partilhar nas stories? Geralmente partilho-as em modo "wow, mudei imenso" e é óbvio que parte disso está na suposta perda de peso entre ambas as fotos. Bem, funny fact, peso exactamente o mesmo nas duas (vá, 1kg ou 2 de diferença mas pouco mais). Além dos 5 anos entre as fotos, está o ginásio. Os tais 51 kg em massa magra.

A moral da história está: 
1. O aspecto físico de uma pessoa não é de todo indicador de preguiça ou saúde. Até na minha fase pré-ginásio sei que tinha mais destreza física que muitas skinny lattes da minha turma na escola.
2. Cada pessoa perde peso de maneira e a ritmos diferentes. Só porque há quem consiga perder 10kg num instante e aconselha que "basta cortar nas bebidas com gás" (que, só por acaso, é a pior coisa que podem dizer a quem está activamente a tentar perder peso e sem sucesso!), não quer dizer que seja igual para todos
3. Uma pessoa tanto pode parecer muito magra ou muito gorda nas redes sociais porque luz e ângulos fazem uma diferença estúpida

Em relação à minha luta, felizmente é difícil ficar frustrada a ponto de desistir porque adoro genuinamente ir ao ginásio. Adoro fazer boxe, treinar nas máquinas, fazer exercícios funcionais, the whole thing. Segunda-feira que vem vou começar numa nova nutricionista (fora do ginásio) quase só para angariar provas suficientes para exigir à minha médica um exame decente às hormonas. 

Portanto aqui está o update. Provavelmente não é o que esperavam, e acreditem que também não era o que queria partilhar, mas é a pura realidade.

Em breve volto com novidades nesta temática, entretanto podem acompanhar novidades mais frequentes pelo instagram (@martaxrodrigues), se quiserem. 

PS. Espero que entendam que este post não é apenas sobre a minha leve frustração. Não sou desistente, por isso não se preocupem que isso não é uma hipótese. 

FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST

13 comentários:

  1. Estou numa luta para perder 5 quilos. Na verdade sei que estou a ser preguiçosa, já podia ter perdido né, mas pronto.
    Estarei sempre por aqui para acompanhar o teu processo.
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
  2. Também fui gorda quando era mais nova, era muito gozada por isso. Após alguns anos consegui emagrecer bastante, ao ponto de pensarem que estava com anemia. O ano passado engordei muito, cheguei quase aos 70kg e este ano já voltei para os 60kg, mas sinto-me sempre gordinha, parece que não perdi nada. Tenho mesmo que pensar em ir ao ginásio a ver se esta situação melhora. Muita força e tenho a certeza que vais atingir o teu objetivo!

    Carolina's Makeup Life

    ResponderEliminar
  3. Eu sou magra para a minha idade e altura. Estou bem abaixo do peso, na verdade. Eu como de tudo, a toda a hora, sem parar e não engordo. E as pessoas gostam muito de me perguntar se sou anorética e se não acho que "devia de comer para a frente" --'
    Lá por uma pessoa ser magra ou gora, não quer dizer que não come ou que come muito. O nosso corpo nem sempre revela o estado da nossa saúde, muito menos o peso que aparentamos ter. E acho que as pessoas deviam de ter mais cuidado com aquilo que dizem dos outros porque isso pode, realmente, afetar a pessoa em questão...

    Beijinhos,
    http://fashionmornings.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Também ando sempre nessa luta com o meu peso, tenho ocasiões boas em que perco imenso e depois outras muito más onde ganho imenso...
    Beijinhos e boa sorte para alcançares os teus objetivos.
    https://dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Tens razão e entendo o que queres dizer...eu por exemplo andei o ano passado no ginásio e engordei porque ganhei massa gorda, mas eu apesar de poder estar tonificada não estava a gostar das medidas que o corpo estava a tomar, ao ponto de ver as calças mais apertadas nas cochas e os casacos nos braços...nah para ganhar assim músculo não. Isto é muito complexo mesmo...
    Bem mas não desistas linda!
    kiss

    http://inspirationswithm.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Marta, não sei nada sobre a tua situação financeira mas se tivesses possibilidades para isso, arranjares um (bom) PT seria óptimo e ia fazer toda a diferença. Mesmo que não treinasses sempre com ele, os PT's acompanham e traçam planos de treino personalizados que vão ajustando e tudo isso, coisas que fazem diferença.

    Uma amiga minha frequentou o mesmo ginásio que eu durante um ano e meio, a fazer aulas de grupo, sem muitos resultados visíveis. Ao fim de três semanas de treino com um PT já tinha perdido massa magra e volume (coisa que até aí mal tinha acontecido). Um bom profissional faz mesmo diferença.

    Beijinhos, e muita força para esse teu percurso! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, queria dizer massa gorda (e não magra). Beijinhos!

      Eliminar
  7. You go girl! Apesar da questão da figura, uma coisa podes tirar daí: tens um corpo forte e isso é óptimo! E eventualmente vais acertar com o que queres ou passar a gostar da Marta tonificada. E só pode ser assim porque quem "corre" por gosto não cansa :) só queria era a tua genica para tirar o cu da cadeira lol

    Jiji

    ResponderEliminar
  8. É como dizes, cada pessoa tem uma experiência e ritmo diferente, o que é completamente normal. Eu tenho a certeza que vais conseguir chegar ao teu objetivo, a tua força de vontade é invejável! <3
    The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  9. adorei o teu blog! ganhaste uma nova seguidora!
    passa no meu e diz o que achas!
    beijinhos
    http://eyeelement.blogspot.pt/2017/10/i-love-fall-shein-wishlist.html

    ResponderEliminar
  10. Adorei esta publicação especialmente porque me identifico bastante com ela! Em miúda sempre fui gordinha, e aos 18 meti na cabeça que queria emagrecer. Com muito desporto e boa alimentação lá consegui perder 20 quilos, mas desde que comecei a tomar a pílula (há uns 4 anos), mantive o peso mas ganhei IMENSA massa gorda. Agora parece que tenho o dobro (ou o triplo) da dificuldade em emagrecer e sei bem que, tal com disseste, o mal não está na falta de esforço.
    But anyways, continua com o excelente trabalho e parabéns pelo progresso e força de vontade <3

    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderEliminar
  11. Adorei o post, também tenho problemas em perder peso, por mais que eu corra, vá para academia e jogue futebol ando estagnada no mesmo peso, mas não pode desistir, continue assim.

    beijinhos ;*
    http://segredos-sinceros.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

Obrigada por lerem e comentarem!
Quando me fazem perguntas eu respondo aqui, directamente no comentário.
Beijinhos ♡

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...