Pages

Header bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader banner

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

You do you, boo!


Sabem aquela sensação de que nada do que fazem é bom o suficiente? A típica imagem de se tens 100 num teste "não é mais que a tua obrigação" ou "tiveste sorte" mas se tiveste só 50 é "porque nunca te esforças" e és pior que toda a gente? Well, bem vindos à minha família. 

E sim, quem já me conhece sabe que daqui vem um texto positivo e bastante vitorioso sobre uma situação que está longe de ser a mais agradável. 



Para tornar a coisa mais leve e menos pity party, vamos pensar que a minha família é como a mãe da Monica em F.R.I.E.N.D.S. Tudo o que faço é uma desgraça, tudo o que pode ser criticado é, nada do pode ser elogiado é reconhecido. É um ambiente frustrante para caraças. Sobretudo na adolescência. Há quem sentisse que era bullied na escola, eu sentia-o em casa. Lembro-me de chegar a ficar de castigo por chegar tarde a casa depois das aulas ou fingir estar doente para não ter de passar muito tempo entre "os meus". Mas ah, here comes the good part!

Sabem a parte libertadora de nunca agradar ninguém? Sentir que não temos de agradar ninguém. Ainda hoje a minha avó, que sempre criticou o facto de usar o cabelo comprido e escuro, disse que agora está demasiado curto. I just can't win, por isso nem tento.


O que, para uns, pode soar a uma pressão psicológica impossível, eu descobri a liberdade inversa. Porquê tentar agradar? Eu tenho boas notas porque eu quero sentir-me realizada e se falhar vou ser eu a pagar as consequências. Eu pinto o cabelo porque eu gosto. Corto-o porque eu quero. Vejo desenhos animados porque me agrada a mim. Tenho demasiados livros porque eu gosto de ler ou demasiada maquilhagem cara mas que eu gosto (e que eu pago).

E foi por isso que aos 15 anos pintei o cabelo de cor de rosa (antes de ser moda, infelizmente, estava ahead of my time), fui criticada mas fui feliz. Foi por isso que me despedi e fui viver para Madrid um ano e estagiar na Disney - e sim, isso é criticado. Foi por isso que trabalhei e com o meu dinheiro fui passar uma semana para o Algarve com o meu namorado assim que acabei o secundário apesar de ir contra a vontade de todos. 

Os melhores momentos que vivi foi porque eu decidi vivê-los e ignorar as críticas negativas constantes.
Encontrem a positividade na adversidade, é a melhor forma de se definirem e serem felizes. 

Ps. Não pensem que a minha família é absolutamente horrível. Podem não ser os mais simpáticos psicológica e emocionalmente mas sei que fazem tudo por mim e se preocupam comigo. A minha avó é a primeira a criticar o meu peso mas era quem me trazia torradinhas à meia-noite nas noitadas antes dos exames. Que dizer? C'est la vie! 

FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST

8 comentários:

  1. Obrigada por partilhares isto. Eu passo pelo mesmo que tu, mas não é com a minha familia - é com os de fora. Graças a deus os meus pais sempre me apoiaram em tudo e são espetaculares. Mas os de fora (amigos, colegas de trabalho) tem sempre a mania de criticar tudo o que faço e nunca são capazes de dar um elogio ou alguma coisa assim. Como se diz muito aqui na minha ilha: "cagando e andando".

    Carolina's Makeup Life

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Costumo dizer isso tantas vezes sarcasticamente que agora tive 3 segundos de "oh, she wanna fight" antes de me lembrar que isso é uma frase normal ahahah!

      Eliminar
  3. Olá Marta, entendo perfeitamente sobre isso, apesar de não ter vivido isso entre a minha família. Mas vivi isso entre amigos, e sei que hoje, ainda sou alvo de muitas criticas, simplesmente por ter vivido do meu jeito, por ter dado uma nova oportunidade a minha vida.
    Sou viúva do meu primeiro marido, sofri bastante no luto, mas depois fui viver uma nova vida, com meu novo amor, que hoje é meu esposo. Depois de 5 anos juntos, decidimos que era hora de mudar de país, mais uma vez fui alvo de críticas e negatividade. Mas sabes, aprendi uma coisa na vida: A opinião dos outros é apenas dos outros, dos outros, não nossa! O que os outros pensam, é responsabilidade deles, não nossa! A vida é nossa, os gostos são nossos e as consequências das nossas escolhas é inteiramente nossa.

    Continue na fé em tuas escolhas, continue a viver do teu jeito, se esse jeito fizer bem para ti.

    Beijinho!!!

    http://www.lifeenthusiastblog.com/

    ResponderEliminar
  4. Oh meu Deus, como eu te percebo! Agora senti que temos muito em comum e senti cada palavra. Também sempre me senti presa no seio da minha família, sempre fui a ovelha negra. Acho que tem que existir sempre uma né?! Mas pronto, percebo esse sentimento de "bullying" efetuado por aqueles que deviam ser os primeiros a apoiar-nos e a ajudar a levantar quando caímos. O pior é que isso tem repercussões muito negativas na minha vida e nas relações com as outras pessoas. E ainda hoje não me consigo abrir à minha família, não consigo liberta-me no meio deles, fico sempre retraída no meu canto. Enfim, não vou estar para aqui a descrever a minha desgraça eheh apenas dizer que, tal como tu, cresci muito com essa situação e hoje tenho orgulho por tudo o que já alcancei sozinha.
    Muitos beijinhos 😘🌙
    www.themooninmyroom.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho uma mãe que por muito que faça em casa só sabe dizer "podias ter feito isto ou aquilo" "ja podias ter limpado tudo" isto numa manha quando tenho tempo o dia todo e no doa seguinte e etc... frustrante mesmo mas tenho d aguentar enquanto na da pr sair de casa.
    Kiss

    http://inspirationswithm.blogspot.pt/?m=1

    ResponderEliminar
  6. Identifico-me tantooo com esta situação, sei exactamente a que te referes quando falas de bullying em casa (e sim, não significa que as nossas famílias não gostem de nós... têm uma maneira muito própria de o demonstrar. Como a tua avó com as torradas).
    Ainda não lido com isso tão bem como tu mas estou a trabalhar nisso portanto achei o texto super inspirador... Um dia quero conseguir ter esse mindset.
    Keep doing you, you is awesome <3

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por lerem e comentarem!
Quando me fazem perguntas eu respondo aqui, directamente no comentário.
Beijinhos ♡

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...