Pages

Header bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader banner

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Contrariar o Algoritmo do Instagram

@martaxrodrigues
Algoritmos, shadowbans, publicidade. É inevitável não reparar nas diferenças que o instagram tem sofrido nos últimos meses, sobretudo após ter sido comprado pelo facebook. 

Se seguem contas de marcas e celebridades entre os vossos amigos e outras pessoas aleatórias, já devem ter reparado que a grande predominância de posts que aparecem no feed recai sobre os dois primeiros mencionados. E sejamos sinceros, é uma real m*rda. As pequenas contas perdem visibilidade e deixamos de ver as publicações das pessoas que seguimos por genuíno interesse nas fotos em prol daquelas que lá temos "para nos mantermos a par das novidades."

Como tenho tentado manter o meu insta activo? Aqui fica o scoop. 


Interagir MUITO em contas e hashtags do vosso nicho. Se são como eu, seguem imensas contas com os temas mais variados, mas nem todos são como nós. Para aumentar a interactividade na minha conta tive de andar à procura de gente que publica maioritariamente makeup, rosa e flatlays. É justo, mas dá trabalho.

As horas a que publicamos. Curiosamente consigo maior interacção quando publico entre as 11h e as 12h que às 20h-21h. Tentei implementar esse horário durante imenso tempo mas a verdade é que demoro mais tempo a ganhar likes. Quem tem contas comerciais pode ver as horas de publicação recomendadas pela própria app. Apenas não se esqueçam que, ao publicar à mesma hora que todos publicam, a competição pela atenção do utilizador também é maior.

Voluntariamente contrariar o algoritmo. Tenho-me esforçado para entrar manualmente nas contas que sei que gosto e fazer likes em tudo porque os posts de pessoas reais (excepto marcas e celebridades) raramente aparecem ou lá aparece um post por semana quando publicam todos os dias. Ao lembrar-me das pessoas, elas às vezes também se lembram de mim. 

Tentar não ficar consumido por isto. Okay, temos menos likes, é desmotivante mas não é um big deal. Quando vi a minha interacção a descer comecei logo a pensar em porquês, a fazer comparações e mil e um dramas. É uma rede social, para a maioria de nós é apenas um hobbie e os hobbies servem para nos dar prazer, não stress. Toda a gente quer ser um influencer mas sejamos um pouco realistas, don't quit your day job

Repararam nalguma diferença no vosso alcance no instagram? 

FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST

20 comentários:

  1. Boas dicas :). Vão dar jeito, porque desde que o Instagram mudou o algoritmo, é complicado uma pessoa ser seguida e ter likes no Instagram.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que tudo no Instagram está diferente. A minha interação diminuiu muito, os likes e seguidores novos. Mas tento dar sempre a volta e tentar interagir com o máximo de people que consigo!

    carolinasmakeuplife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Se reparei!! Mas também tenho tentado interagir mais com as contas que me identifico e com algumas que vou encontrando e adorando!! Mas o Instagram mudou muito... :( https://bolacha-mariaa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que dicas tão boas!
    Eu uso sempre as estatísticas do instagram para saber a que horas é mais conveniente publicar, e por norma resulta

    Beijinhos! http://chic-andcheap.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. São sim boas dicas :) eu reparei que houve uma descida mas tem dias que se ergue novamente, mas é pena que esteja como está.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Eu tento sempre seguir o teu Instagram, independemente da hora mas sem dúvida que a hora conta e muito!

    ResponderEliminar
  7. Eu por acaso notei uma descida de likes, mas há dias que consigo mais do que outros. As tuas dicas são espectaculares e vou testar algumas :D

    Beijinhos,
    Dezassete

    ResponderEliminar
  8. Tal e qual o que tento fazer babe! vamos ver se damos a volta ao instagram :p
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  9. Que excelentes dicas,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  10. Dicas muito boas. Por acaso não reparo em grande diferença no meu insta... Já reparei mais.
    Beijinhos

    My Beauty Conspiracy

    ResponderEliminar
  11. Boas dicas! Complementando o que disse, se quiser otimizar os likes nas contas que acompanha sempre, pode fazer uma planilha no seu computador, com o link do insta das contas que gosta, pra curtir por lá, ou melhor ainda, criar uma pasta de fotos salvas com os perfis que gosta (no insta mesmo) e curtir por lá.
    Nunca curtir fotos patrocinadas (assim eles te mostram cada vez menos)
    Sempre tentar fazer algum stories.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  12. Olá Marta,

    Gostei das dicas mas, as pessoas para comentar em uma foto leva uma vida ou será que se sentem envergonhadas? Curti todo mundo curte mas, comentar é que pega.

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    ResponderEliminar
  13. Sem dúvida que temos de contrariar, é ridículo como agora só vejo os meus amigos pelo instastories porque pelas fotos nem vê-los

    www.ayellowrain.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Eu tenho o hábito de publicar as 17h ou assim mas está tudo a trabalhar e ninguém vê haha! Nunca experimentei assim antes de almoço, vou ver se no meu funciona! Também tento sempre interagir com as pessoas que me interessam a ver se me continuam a aparecer!

    ResponderEliminar
  15. Gostei das dicas, obrigada!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  16. Sim babe, o aroma deste creme é tudo! Mas a mim realmente tenho visto efeito e noto diferença na minha pele :D

    Gostei muito das tuas dicas! Também tenho sempre bastantes dificuldades em perceber como funciona o a**hole do algoritmo, mas é como dizes, não podemos deixar-nos consumir por isso. xo**

    Get Up, Makeup

    ResponderEliminar
  17. Muito boas dicas, talvez tenha que as usar mais


    https://acasadabrancadeneve.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. eu quanto a mim ja nem digo, mas odeio que as vezes deixo de ver posts de pessoal que curto muito masss acabo por nao me lembrar de toda a gente obvio :/

    ResponderEliminar
  19. Sinto que isto se está a tornar uma obsessão para muita gente... óbvio que enquanto bloggers isto tem um impacto no nosso trabalho e na nossa visibilidade, mas há limites. Acho que é como disseste, não vale a pena fazer um big deal!
    Beijinhos
    wallflowerbyines.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada por lerem e comentarem!
Quando me fazem perguntas eu respondo aqui, directamente no comentário.
Beijinhos ♡

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...