Pages

Header bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader banner

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

"Nunca pensei ouvir isso vindo de ti!"


Quem nunca ouviu essa frase (ou uma variação dela) que se levante e saia da sala porque este post não é para vocês.

Hoje vai ser mais um daqueles posts meio pessoais, meio aspirantes a inspiracionais ou simplesmente uma diarreia de palavras que só faz sentido para mim.  Este tema não vai ser novo, eu mesma já li/vi coisas sobre o assunto, mas pronto, aqui vem a minha visão (e espero que seja o suficiente para ser novidade). A questão é: eu nem sempre fui assim.

O ser humano está sempre a mudar. Isso (penso eu) é mais notável na fase do secundário até mais ou menos a meio/finais dos 20s. Estamos a descobrir quem somos, o que gostamos, o que queremos ser. Dependendo as circunstâncias da vida de cada um, estamos a adaptar-nos e a tentar sobreviver. Por exemplo: eu nem sempre fui muito positiva. 

No secundário, principalmente, eu era bastante negativa. Não estava satisfeita com a minha vida em geral, não sabia o que queria (isso mantém-se mas a visão mudou) e isso fazia dava-me uma energia e uma mentalidade (bebam um shot cada vez que lerem esta palavra) negativa. 


Quando iniciei a faculdade saí da minha pequena vila, afastei-me de quase todas as pessoas que conhecia e saí de casa. A minha vida deu uma volta de 180º graus. Obviamente que com isso eu também mudei. Estava num curso que gostava e me motivava, tive escolha sobre as pessoas que me rodeavam e comecei a pensar num futuro mais largo e mais horizontes do que era capaz enquanto estava em Sesimbra. 
Tornei-me mais motivada, positiva e conheci-me um pouco melhor. Simplesmente mudei, no meu caso (e felizmente) para melhor.

A questão é: quando estamos com pessoas do nosso passado ou há alguém que se mantém constante, parece que essa mudança é mais difícil de expressar. "Nunca pensei que fosses gostar disto!"; "Quem diria que isto te ia interessar!"; "Se soubesse já te tinha dito isto antes!". São comentários que, apesar de inofensivos, vêm quase sempre com aquele torcer de nariz meio incrédulo que dá vontade de bater com a cabeça na parede. 

Parece que "as pessoas mudam" é apenas uma frase que dizemos e não acessamos realmente. Ainda hoje me lembro que, com cerca de 12 anos, disse a uma amiga da escola em tom de gozo "o tema da tua festa é Hello Kitty? Que infantil!" isto porque odiava saias e cor-de-rosa. Um ano ou dois depois, tudo na minha vida era enjoativamente rosa (e com Hello Kitty incluída). 
Na altura não me importei porque era uma criança mas parece que quando a coisa se torna mais adulta (mudar os gostos musicais, opiniões de temas matrimoniais ou questões políticas) sentimo-nos inibidos de expressar essa mudança junto dos que nos conhecem há mais tempo. Começa o "mas mudaste de opinião porquê?"; "De onde veio isso agora?" e outras questões que, às vezes, nem sabemos responder. 
Porque é que é tão difícil aceitar que alguém mudou de opinião sem tentar rebaixar essa mudanças?Okay, sempre gostaste de glitter nas unhas dos pés, preciso de premiar-te por gostares de fazê-lo antes de mim? Preciso de fazer um curso de pedicure para ser aceite no grupo "glitter no pé"? Porquê complicar? 


Nós mudamos e temos de aceitar que os outros mudam. É por isso que se perdem amizades sem haver rancores e é por isso que, passados anos, podemos reatar laços com pessoas que jamais pensaríamos lidar. 
Há que aceitar que mudar é algo natural e que não tem de ser justificado. E que hoje posso gostar de ter um tema rosa no instagram mas secalhar no futuro quero mostrar o meu rabinho tonificado quando for super fitness (não me parece, mas aos 12 também não me parecia que fosse gostar da Hello Kitty por isso vale o que vale). Antes gostava de bacon e hoje já não. Antes queria ter dois filhos e agora não quero nenhum. Isso não faz de ninguém pior ou melhor pessoa. Apenas diferente e não há problema nisso. 

Já alguma vez passaram por isto? Reconhecem que já mudaram? 

FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST

17 comentários:

  1. Concordo 100% contigo! No entanto, creio que depois de se casar tudo muda e a tua maneira de pensar e agir é completamente diferente,.....isso aconteceu comigo e olhando para trás vejo,...afinal há pessoas que eu pensava que eram minhas amigas e afinal de contas,...tudo não passava de uma treta! Mas a vida é mesmo assim e faz-nos crescer!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/


    ResponderEliminar
  2. Eu ando aí meio perdida nessa fase. Estou a conhecer-me.

    Perdi amizades quando entrei na universidade, talvez porque o tempo e os interesses era diferentes, mas hoje consegui recuperar algumas delas e rimos tal como antigamente. E agora que trabalho, afastei-me foi das amizades da universidade. A vida está sempre a mudar é que remédio tenho eu se não esforçar-me e tentar acompanhá-la?

    E sim, os meus gostos também se alteraram. (Incluo que, estou a aprender a não dar justificações.)

    <3

    ResponderEliminar
  3. A verdade é que mudarmos as nossas opiniões, construirmos pensamentos mais abrangentes e sermos mais tolerantes e abertos a receber opiniões e experiências diferentes faz parte da nossa evolução enquanto pessoas. É por isso que eu discordo inteiramente da frase: as pessoas nunca mudam. Claro que mudam! Não mudam por ninguém, claro, mas mudam pelas experiências que vivem, pelas coisas que contactam, pelos ambientes que abraçam, pelas opiniões que ouvem... Estamos em constante construção, evolução e faz parte começarmos a gostar de coisas que antes jurávamos nunca gostar e deixar de ter tanto interesse em outras coisas que achávamos que seriam um amor vitalício. E as nossas pessoas só têm de compreender e adaptarem-se à nossa evolução - se o conseguirem - da mesma forma que nós compreendemos e nos adaptamos à evolução, mudança e crescimento das nossas pessoas :)

    ResponderEliminar
  4. Concordo contigo, muitas das vezes as tais questões são postas pelos meus pais, que são as pessoas que melhor me conhecem. A vida tem destas coisas e nós só temos que as aceitar, que remédio não é?

    Beijinho, Marta ♥

    http://cristiana-tavares.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Marta tens toda a razão. As pessoas mudam e chateia-me como vejo toda a gente a mudar à minha volta, mas ninguém entende quando o meu gosto muda. Enfim! Pessoas pequenas x)
    THE PINK ELEPHANT SHOE // SORTEIO DE UM PERFUME ‘BLUE WONDERS’ NO FACEBOOK //

    ResponderEliminar
  6. Se não mudássemos a nossa vida não seria tão interessantes, especialmente depois da adolescência pois temos sempre uma tendência de adquirir os hábitos do grupo em que estamos inseridos. A mudança é importante até para identificares melhor, e quantas mais coisas novas vais descobrindo mais propensa estás à mudança. Eu por exemplo adorava amarelo quando era criança, hoje é das cores que menos uso.

    All We Need Is... | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  7. Concordo plenamente contigo. Às vezes mudamos e as pessoas nem dão por isso ou se dão por isso dizem que estamos mais frias. Nunca pensam que estamos melhores. A vida está sempre a mudar mas temos que aceitar!

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  8. Concordo com tudo o que disseste. Durante imenso tempo fui super feminina, adorava saias, odiava calças. Depois passei a não usar saias, não ser feminina e agora estou a encontrar o estilo que realmente reflete aquilo de que gosto. E recebo muitas vezes perguntas como as que enunciaste aqui e acabava por me retrair sempre, muitas vezes tentava forçar-me a mudar para ser aquilo que os outros esperavam e depois percebi que isso não podia acontecer...porque eu mudei, agora esta sou eu e quem não aceitar é porque já não tem um lugar na minha vida
    Beijinhos e obrigada por partilhares (:
    http://wallflowerbyines.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Primeiro, adoro estes teus textos e pensamentos e essas coisas....adoro! E reconheço-me totalmente nas tuas palavras. E por vezes é mais difícil aceitarmos a mudança nos outros do que a nossa própria...pelo menos eu sinto isso. Mas se aprendermos que a mudança é algo inevitável acho que seremos todos mais felizes e menos dramáticos:)
    Beijinho grande
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. A mudança faz parte do crescimento. Pode ser assustadora, mas é real. A partir de certa altura já não somos tão surpreendidos pela mudança dos outros. Esperamos que eles também fiquem menos surpreendidos connosco com o passar do tempo xD

    ResponderEliminar
  11. Concordo plenamente contigo. Nos mudamos e ainda bem.
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
  12. Oh se passei! Identifiquei-me imenso. Aliás, sinto-me muito diferente de há 4/5 anos para trás, quanto mais quando tinha 12 anos ahah. Realmente mudar faz parte do próprio crescimento humano, resta-nos aceitar que os outros à nossa volta também mudam! Adorei o teu post. <3
    Beijinhos, The Fancy Cats | KAWAII BOX Giveaway

    ResponderEliminar
  13. Concordo completamente, nós mudamos... e é tão bom mudar :) ♥
    http://www.sosweetsopink.com/

    ResponderEliminar
  14. Concordo imenso contigo, as mudanças são boas significam que crescemos.
    Se estamos numa fase diferente da nossa vida é normal gostarmos de coisas diferentes, termos objectivos novos e até mudarmos um pouco a maneira como nos relacionamos com as pessoas.
    Acontece a todos e acho que tão importante como reconhecer a mudança em nós é aceitá-la naqueles que nos rodeiam. Faz parte da vida e é uma parte importante do nosso crescimento pessoal. Aquilo que nos parece errado agora pode ser necessário para fazer a outra pessoa tropeçar no caminho certo.
    Adorei o post, acho que está muito bem escrito e identifiquei-me imenso. Podes continuar a pôr aqui desabafos destes que eu adoro lê-los :)

    Beijinhos

    http://buongiornoprincipessa3.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. WOW! STOP EVERYTHING! NÃO GOSTAS DE BACON?
    Não quero estar aqui a comentar apenas uma frase to teu post, mas estou extremamente chocada...e não vou mentir... de coração partido.
    Marta não podemos ser amigas... ta tudo acabado, só falta dizeres que gostas de ananás na pizza (ou pior: que não gostas de pizza).

    Um aparte, essas fotos do rabinho tonificado vão ser com cuecas da Victoria Secret ou tapas com o casaco da Zara? :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, parece-me que estamos a passar a fase de lua-de-mel ahah!
      Eu quando vim para Madrid cortei carne quase totalmente da minha alimentação então coisas como bacon deixem-me super mal disposta!
      Lamento dizer-te também que sim, gosto de ananás de pizza...

      Acho que só me resta dizer que foi bom enquanto durou ahahha

      Eliminar
  16. Minha querida, não podia concordar mais com tudo aquilo que disseste. É uma realidade, dura, mas que persiste. Acho compreensível (e muito bom) que as pessoas mudem, porque é uma prova de evolução da nossa parte. De evolução da pessoa que somos, não só por tudo aquilo que vivemos, mas por tudo aquilo que captamos no dia a dia. É isso que nos faz crescer, e ir vendo as coisas de vários ângulos diferentes.

    Mas é realmente muito chato quando as pessoas fazem esses tipos de comentários. Acredito que seja preciso ignorar, e seguir em frente.

    Beijinhos <3

    http://un-faux-pas.com

    ResponderEliminar

Obrigada por lerem e comentarem!
Quando me fazem perguntas eu respondo aqui, directamente no comentário.
Beijinhos ♡

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...