Pages

Header bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader banner

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Inside Out (Divertida...mente)


Já nem me lembrava da ultima vez que tinha ido ao cinema ver um filme de animação. Penso que tinha cerca de 15/16 anos (ah, as vantagens de ter um irmão mais novo). Quando vi o trailer do Inside Out ou, na versão portuguesa, Divertida...mente, andei a fazer a cabeça do meu namorado até conseguir levar a minha vontade avante de ir vê-lo ao cinema. 

Como já é característico dos filmes da Pixar, a história é mais juvenil que infantil. Pasta referir que partilha os mesmos criadores de Up! e Toy Story 3 para percebermos que vai ser um filme divertido que nos enche de emoção. Há elementos que são atractivos para crianças, claro, mas acho que a extensão da mensagem só é perceptível a um público mais velho.


Como já devem ter conhecimento, a história centra-se no que se passa dentro da cabeça de Riley, uma menina de 11 anos com memórias maioritariamente felizes. Isto deve-se à Alegria, que vive na sua cabeça junto da Tristeza, da Repulsa, da Raiva e do Medo, esforçar-se ao máximo para que Riley veja o lado positivo e feliz de qualquer situação. 

A trama desenvolve-se quando a Alegria a Tristeza se envolvem numa discussão e acabam por "sair" do comando central das emoções da jovem. Com a ausência das duas emoções centrais, juntando-se o facto de Riley mudar de casa e deixar para trás tudo o que mais ama, a jovem entra num colapso de emoções, levando-a a tomar decisões questionáveis. Ao mesmo tempo acompanhamos a viagem desesperada da Alegria e da Tristeza a tentar regressar ao comando central.


Não querendo avançar muito mais no enredo, o filme mostra bastante eficazmente que sem a alegria e a tristeza, as emoções humanas não funcionam. O mais interessante é a forma como a Alegria trata a Tristeza, desvalorizando-a constantemente. No entanto, rapidamente se apercebe que sem a sua oposta, o seu trabalho não existe e que, para cada momento, ambas são essenciais para formar a personalidade de Riley.


Uma das personagens que marcam bastante a evolução do enredo é Bing Bong, o amigo imaginário de infância de Riley. Não vou avançar muito, porque não há forma de fazê-lo sem estragar o seu papel na história. Esta personagem, além de ajudar a Alegria e a Tristeza, marca o crescimento pessoal da Riley. Mais uma vez, é daquelas coisas que vai além do público alvo do filme, mas é inegável que a Riley perde parte da sua infantilidade com os acontecimentos que envolvem Bing Bong. 


Não há como não gostar do filme. Tem momentos de comédia para miúdos e graúdos e momentos emocionais que atingem ambos os públicos. Seja como for, achei que é um filme que mais facilmente será apreciado por pessoas mais velhas, um pouco à semelhança do que acontece com O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry. Quando vemos as reacções de Riley quando apenas é comandada pelo Medo, Raiva e Repulsa, é impossível não pensar que está a entrar numa depressão. Tanto que as próprias personagens se preocupam que a jovem deixe de sentir qualquer emoção. Penso que uma criança não pensaria por aí.

Outra coisa engraçada é a forma como a Alegria por si só acaba por ser irritante. Não sei se foi intencional ou se já é interpretação minha, mas parece que quando o filme se centra naquela personagem extremamente entusiasta e positiva, acaba por ser um pouco irritante. Lá está, porque para apreciar a Alegria temos de ter a Tristeza por perto.

O equilíbrio entre o que está a acontecer no interior que Riley e os efeitos que tem na sua vida também estão brilhantes. Temos uma narrativa interior e exterior à sua cabeça (ou comando central) que está brilhante. 

Não se esqueçam de ver o filme até ao fim. Em boa tradição da Disney, há partes hilariantes nos créditos em que entramos na cabeça de várias personagens irrelevantes para a história.

Já viram o filme? Que acharam do enredo? 

FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST

32 comentários:

  1. Não resisti e também já fui ver este filme, é tão divertido e não considero de todo que seja só para crianças
    Http://mourissima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. AMEI DE PAIXÃO ESSE FILME
    não sei se quando eu era pequena não conseguia captar as mensagem que a pixar trazia nos filmes, mas agora eu só percebo que esse filme não é só para crianças e é incrível, valeu muito a pena asssitir
    beijosss
    Um Mundo Em Duas 

    ResponderEliminar
  3. Ah eu to doida para ver esse filme, parece ser tão fofo <3
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderEliminar
  4. Eu vi o filme e adorei muitooo! Tal como tu também acho que a mensagem final de moral não é perceptível às crianças mas os jovens já entendem melhor. No início quem me irritava era a Tristeza e não a Alegria, mas lá para o meio a Alegria começava a ser chatinha! A minha parte prefira foi o Bing Bong na sua parte final.
    Beijinhos
    www.walldrawingss.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Eu ainda não vi mas quero ver! Também não vejo filmes de animação no cinema à imenso tempo mas em casa aproveito sempre para ver alguns :)
    beijinhos
    thefancycats.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. aaaah parece ser tão legal,
    quero assistir também, desde quando vi o trailer
    já fiquei com vontade, rsrs
    beeijos

    http://www.feminicescorderosa.com/

    ResponderEliminar
  7. Ainda não vi mas parece mt giro, e eu adoro filmes de animação! bjinhos :)

    BLOG novo post
    http://chikachikbyangelamachado.blogspot.pt/

    CANAL novo vídeo
    https://www.youtube.com/channel/UC53iZ4cIsckdCGlx9s4LhJg

    ResponderEliminar
  8. Acho que não tens a noção de quão desejosa estou para ver este filme! Eu sou uma devoradora compulsiva de tudo o que sejam filmes de animação.

    http://myown-anatomy.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Obrigada! ♥
    Adorei a forma como descreveste o filme! Quero imenso vê-lo!
    http://keepcalmandshopvintage.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Parece que já sei qual vai ser o filme na minha próxima ida ao cinema!
    Muito bom, continua o bom trabalho!

    ResponderEliminar
  11. Também já vi o filme e adorei! É maravilhoso! :)

    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Não vi mas já fiquei com vontade :)

    Beijinho
    happyinthesunblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Estou mortinha por ver esse filme! Vou ter 80 anos e amar os filmes da Disney!
    Beijinhos
    Flash'sByCinhaPacheco

    ResponderEliminar
  14. Já vi o trailer com a minha primita. Queria ver com ela mas ainda não aguenta um filme até ao fim haha Vou acabar por ver sozinha e partir-me a rir, para variar.

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Tô doida pra levar minha filha para ir assistir!!
    Adorei o post!!
    Beijoss!!
    alanabaggioto.com.br

    ResponderEliminar
  16. Fico mesmo feliz ao ler o teu comentário. Quando crio este género de posts é mesmo com o intuito de vos poder levar soluções em que não se precisa de gastar dinheiro e que se podem revelar em grandes aliados no dia-a-dia.
    Bom, agradeço-te imenso as dicas, também. Acredita que pela tua descrição parece ser mesmo um bom produto e vou, ainda hoje, procurar por ele dado que estou meeeeeeeesmo a precisar :D

    Infelizmente tenho o cinema longe e ver filmes pelo computador não me atraia nada!! Ainda assim e pela tua descrição o filme parece ser mesmo um "mimo". Serei uma eterna criança visto que nunca me canso dos filmes da Disney :D

    NEW POST | White and Gold Decoration
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  17. Quero muito ir ver este filme, então depois deste post não imaginas o quanto estou ansiosa por o ver!! :)
    Beijinhos**

    > Novo Post no Blog, a Primeira Parceria <

    ResponderEliminar
  18. Tenho tanta vontade de o ir ver :)

    Giveaway - www.mykindofjoy.com

    ResponderEliminar
  19. Estou com vontade de assitir só porque você escreveu muito bem sobre o que pensou do filme, me parece bom! hahah


    Xoxo,
    http://fashionfinissima.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  20. Esse filme foi-me recomendado por uma amiga, que é psicóloga, e ando DOIDA por vê-lo! :P

    ResponderEliminar
  21. Fique com muita vontade de ver esse filme depois de ler sua resenha. Eu adoro as animações da Pixar <33
    http://www.lenouveaugrunge.com/

    ResponderEliminar
  22. Oi
    Que resenha linda e detalhada <3
    Já ouvi muito bem do filme e quero bastante assistir. Finalmente voltaram a fazer filmes infantil de qualidade.
    Beijos
    www.blogoosferando.com.br

    ResponderEliminar
  23. Não sou nada dada a filmes de animação, confesso. Mas já ouvi falar tanto deste filme e agora lendo a tua review acho que consigo perceber de onde vem o "sucesso".

    Fiquei com muita vontade de ver :)

    Beijo,
    Fashion She Wrote

    ResponderEliminar
  24. Quero imenso ver esse filme! :)
    Beijinho

    http://goldentouch-byandreiaguerreiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  25. este filme deve ser engraçadp. mas por alguma razão não me chama a atenção...

    mas já que estamos a falar em filmes. em disse que já deviam ter visto porque metade daqueles filmes são bastante antigos e até já deram na TV e aparentemente o Juno até era mostrado em escolas... não estou a julgar ninguem xD

    http://tehteh25.blogspot.com

    xoxo

    ResponderEliminar
  26. Por acaso estou curiosa para ver esse filme! Pelo menos adorei o trailer :)

    Love, Marie Roget

    ResponderEliminar
  27. nao imaginas o quanto amo este filme *.*
    só podes ser das minhas para fazeres um post sobre ele *.*

    ResponderEliminar
  28. Achei uma fofura esse filme! Os desenhos atuais levam muito mais adultos aos cinemas do que o contrário... todos que saem normalmente vou ver :]
    Beiju!
    Ps.: Tem sorteio no meu blog... você está mais que convidada a participar!
    SORTEIO: SUAS UNHAS COM DIOR BABY | BLOG SIM, 27!

    ResponderEliminar
  29. Já vi o filme e adorei, acho que não há como não adorar esse filme. É divertido e, ao mesmo tempo, passa sempre aquela lição característica dos filmes de animação deste tipo. :)

    r: Obrigada pela tua visita! Subscrevo totalmente o que disseste, e fico feliz por saber que não sou a única com um gosto musical super diversificado :p

    http://joanasrverissimo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  30. Ainda não vi o filme mas estou ansiosa por ver. Acho que vou adorar :)

    ResponderEliminar

Obrigada por lerem e comentarem!
Quando me fazem perguntas eu respondo aqui, directamente no comentário.
Beijinhos ♡

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...