Finalmente vi o tão aclamado filme Cinderela. Como fã assumida da Disney devem estar a pensar que andava doidinha para ver a adaptação life-action da animação, mas estão enganados.
Na minha opinião há coisas que devem permanecer animadas para 1. não caírem no ridículo e 2. não ganharem conotações mais sérias numa temática dirigida ao público infantil. Na minha opinião este filme acabou por sofrer nas duas frentes.
Como não quero começar a criticar como se fosse uma entendida, vou começar por dizer que adorei a performance de todo o cast. Achei a Lily James a perfeita pãozinho-sem-sal-demasiado-boazinha que faz da Cinderela, bem... a Cinderela. O Richard Madden foi excelente a caracterizar o charmoso-que-até-mete-nojo Príncipe e a Cate Blanchett como Madrasta Má foi irritantemente brilhante. Aquela cena em que a Cinderela a vê no terraço? Fantástica! A Helena Bonham Carter estava no seu habitat natural a interpretar a excêntrica e esquecida Fada Madrinha. Além disso acho que o Derek Jacobi está de parabéns por fazer da personagem do Rei uma peça marcante em pouquíssimo tempo de antena. Resumidamente: trés bien na escolha do elenco.
Relativamente à história foi quase 100% fiel à versão animada de 1950 (o cocheiro era um cão, não um ganso, sim?) e, curiosamente, é aqui que o filme perde. Todas as cenas que são mágicas na animação, na life-action perdem um bocado o sentido. Achei a transformação do vestido super pirosa, os lagartos-homem uma tristeza e o pobre Gus-Gus e companheiros uma autentica atrocidade. Estas coisas são amorosas porque são animadas, os ratos são quase humanos, falam e parecem literalmente amigos da Cinderela. Aqui são ratos mutantes que não são nem ratos, nem personificações de amigos da protagonista. Sinceramente até me assustaram um pouco.
A crueldade da Madrasta Má, a Lady Tramaine, e das "irmãs", Anastasia e Drisella, também parece que se torna 200% pior nesta versão. Enquanto na versão animada ainda vemos a Cinderela a divertir-se com os seus amigos animais e a fazer pouco de Lucifer, aqui ela só sofre. Talvez tenha sido só eu a reparar nisto (porque não vi nenhuma review que o mencionasse) mas parece que ganhou dimensões que, na animação, ficam apenas subentendidas. Acho que faltou humor para contrabalançar o drama, algo que marca o registo da Disney. Tudo isto para dizer que, para mim, este filme não tem a magia da Disney. A magia que tem (magia no verdadeiro sentido da palavra) pareceu-me forçada.
O que fez o filme foram os figurinos e os cenários. Não vou estar a falar do icónico vestido azul porque já foi mais que debatido, mas os vestidos da Madrasta e das suas filhas para o baile eram lindos e caracterizavam perfeitamente as personagens. A dama elegante com um passado de sofrimento que busca um estilo de vida da alta burguesia para as duas filhas irritantes, estupidamente ignorantes e sem personalidade que acabam por ser uma cópia uma da outra e paus mandados da mãe.
E claro, o vestido de casamento, provavelmente o melhor interpretado da história original.
Devo ainda fazer menções honrosas aos figurinos do príncipe e da corte. Penso que estavam muito bem pensados e detalhados. Vê-se interpretação de Sandy Powell nos figurinos e na sua translação da animação para o real foi muito bem pensada e, ao contrário da história, muito bem sucedida.
Já viram o filme? Qual foi a vossa opinião? Concordam com a minha? ♡
Nunca vi o filme, por isso não posso dizer se concordo ou não. Mas uma coisa é certa: os vestidos são lindos! Beijinho,
ResponderEliminarneptunesecrets.blogspot.pt | facebook | diário viajante blog
quero muito ver o filme :)
ResponderEliminarblog: Marianisses
Não vi, mas até fiquei com vontade de ver.
ResponderEliminarIsabel Sá
http://brilhos-da-moda.blogspot.pt
Já há algum tempo que quero ver este filme da cinderela!
ResponderEliminarxoxo,
Novo post, http://zenvogue.blogspot.pt/
Vi-o há duas semanas e adoreiii!!! Acho que foi perfeito e ao encontro do conto que me vez sonhar tantas vezes em criança :)
ResponderEliminarhttp://modadarapunzel.blogspot.pt/
quero ver o filme, beijinhos!
ResponderEliminarhttp://secrets150.blogspot.pt/
R: Então vais gostar de certeza :) comprei-as no Continente.
ResponderEliminarAinda não vi o filme.. mas prefiro a versão da Disney em bonecos.. :)
http://alebanac.blogspot.pt
É assim eu adorei o filme. Não sei se concordo contigo quanto ao facto de as animações terem ficado "mal", ou o facto de nem tudo estar a 100% igual ao filme animado. O único ponto que concordo contigo é que a personagem principal sofreu o filme todo, e isso pras crianças pode ter sido um pouco demais. Mas de resto, amei completamente o guiao e ao que fizeram com a parte de animação dof filme :)
ResponderEliminarBlog | Facebook Page | Instagram
A parte da história não seguir a 100% o original não é uma crítica negativa. Quando vi o trailer pensei mesmo que fosse seguir o plot original detalhe a detalhe, até acho interessante a forma como alguns pormenores foram alterados. Quanto às animações é mesmo uma questão de opinião, eu acho que estavam bem feitas (o detalhe das orelhas dos ratos/cavalos, por exemplo) apenas acho que se perde a magia quando é feito em life-action. :) xx
EliminarQuero muito ver o filme!!
ResponderEliminarEu vi este filme há uns dias. E adorei. Não sou muito bem entendida sobre a real história da cinderela, por isso não posso criticar o filme, mas posso dizer que os figurinos estavam um máximo!
ResponderEliminarEsta é a primeira vez que visito o seu blog e adorei. Segui :)
Álbum de Unhas
Quando vimos o filme não fiquei com a impressão que o tivesses odiado tanto. É das poucas vezes que temos opiniões trocadas em relação à Disney haha.
ResponderEliminarp.s.: Adoro que tenhas falado mal do filme e há quem tenha ficado com vontade de ver... what?
Ainda não vi o filme. Mas fiquei curiosa para o ver. A Cinderela sempre foi um dos meus filmes favoritos e saber que fizeram uma versão "humana" dele deixa uma grande expectativa.
ResponderEliminarLove, Maria
marieroget.blogspot.pt
Eu ainda pretendo ver esse filme. Na altura em que saiu, a minha colega (que, tal como tu, é uma fã assumida da Disney) viu e não gostou, e o engraçado é que ela partilha a mesma opinião que tu. Concordo muito com os pontos, principalmente sobre ganhar conotação mais séria visto tratar-se de uma história para o publico infantil. Quando ela foi ver ao cinema e falou comigo sobre o filme eu desisti logo da ideia de o ver e pensei que seria melhor esperar para ver online ou assim (também porque a única coisa que me captou nesse live action foi um ator e os cenários/vestes). Quando li 1950 eu parei por momentos a olhar para a tela do pc sem avançar a leitura, porque, WOAAHHH 50!
ResponderEliminarTenho mesmo de ver o filme para dar opinião sobre essas partes /: Bem, pelo que dizes, devo dizer que concordo, tem sempre aquele humor que transforma o filme em algo leve; Exacto, é mesmo disso que eu falo e que me falaram! Os vestidos! *^*
Desculpa por qualquer erro no comentário.
fume,
sleepy-deer.blogspot.com/
Ainda não vi, mas estou ansiosa por ver *-*
ResponderEliminarBeijinhos,
~ Helena ~
Girly World
Vi o filme esta semana e gostei imenso, pela razão de ser a Cinderela (como tu, fã dos filmes da disney!!). Concordo contigo no que toca ao excesso de "pirosisse" xD e tenho muita pena que os ratinhos não tenham tido o papel que têm no filme original!
ResponderEliminarBeijinhos
redlipsbyines.blogspot.pt
Eu fiquei apaixonada pelo filme <3
ResponderEliminarUm beijo
Dicas para Todas
Sou completamente apaixonada por figurinos dessa época...
ResponderEliminarSobre esse ultimo vestido... incrível <3
amalhumorada.blogspot.com.br
Vi o filme e foi do tipo "meh".. Fiquei um pouco desiludida com algumas cenas.
ResponderEliminarI'm The Fifth Element
Já o vi e adorei! E também adoro a Disney :)
ResponderEliminarBeijinho*
Novo post no blog
http://andreiiaad.blogspot.pt/
Aii tenho de ver esse filme, mas vou sempre adiando :(
ResponderEliminarBeijinhos
bbelieve123.blogspot.pt