Pages

Header bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader banner

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

"Já não tens coisas rosa suficientes?"


"Não.", é sempre a minha resposta. Há anos, ANOS, que levo com esta pergunta. "Outro batom rosa?"; "Já não tinhas uma camisa rosa?"; "Não te cansas?" e, a que mais me enfurece, "Já não és demasiado velha para isso?". E eu pergunto-me: Porque é que vêem defecar na minha felicidade?

Por alguma razão associar a nossa felicidade à estética ainda é visto como algo fútil. Se nos queremos rodear de coisas bonitas, ir às compras e ficamos genuinamente felizes com coisas com uma estética que nos agrada somos logo umas tontas (sim, no feminino. Porque apesar de os rapazes cada vez mais se preocuparem com a estética, só a mulher é que é tontinha por mostrar a sua felicidade em associar-se a coisas bonitas). 

Vamos pôr as coisas destes modos: eu não compro o livro pela capa. Avalio a história, o contexto, reviews, autor, questão socio-cultural em que foi escrito, etc. Agora se vou procurar a edição com a capa mais bonita? Podem ter a certeza que sim. Isso vai mudar alguma coisa? Não, o conteúdo é o mesmo.

A mesma premissa aplica-se à pessoa que se maquilha todos os dias, que passa horas na Zara Home a pensar em como pôr a casa mais bonita ou àquela que escolhe o modelo de telemóvel porque existe uma versão rosa (olá!). Isso torna-a uni-dimensional, infantil ou fútil? Nada disso. Para mim até pelo contrário, saber o que se quer é muito bonito.

Eu tenho 24 anos, levanto-me 1h mais cedo para me maquilhar, gosto da Hello Kitty, ir às compras e sim, gostava de escrever para a Vogue. Mas também sou a pessoa obcecada com clássicos, principalmente os que relatam a decadência da psicologia humana quando confrontada pela ganância, educo-me em temas que desconheço (como o caso dos refugiados - tive uma colega que fez voluntariado num campo grego e instrui-me imenso junto dela). 
Nos fins-de-semana posso ver um filme da Disney ou passar um dia no site da BBC a ler artigos de toda uma variedade temática (sabiam que está a ser crowdfunded uma forma de criar carne animal em laboratório através das células animais para manter a sustentabilidade e acabar com a crueldade animal sem ter de obrigar o mundo inteiro a tornar-se vegan? Chama-se SuperMeat.).

E agora, onde é que o excesso de cor-de-rosa me define no meio disto?


FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST

15 comentários:

  1. OLÉ. Quem fala assim não é gago. Estou tão farta dessa conversa...e para ti deve ser pior, porque "cor de rosa". E cor de rosa é para meninas. E ser menina é mau. PÓ C*RALHO!

    Desculpa, estou um bocado desbocada hoje. Mas é isso.

    Jiji

    ResponderEliminar
  2. Não poderia estar mais de acordo !! É por posts como estes que adoro o teu blog !!

    xoxo ♡
    Watermelon Clouds

    ResponderEliminar
  3. Sê tu mesma, se gostas, usa, os outros não te têm que julgar, os gostos são teus, se gostas, continua :)

    Beijinhos
    www.daysstyle.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Adorei o post e concordo em tudo contigo!

    http://tipicamenteportuguesa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Assim é que se fala, gostei muito do que disseste!
    Devemos usar e fazer aquilo que nos faz feliz independentemente da idade ou de qualquer outra coisa. Continuaaa :)
    ________________________________________________________________________

    Convido-te a assistir ao meu último vídeo (e se gostares, subscrever o canal) é só clicar AQUI ~ Ando a lutar muito para conquistar o meu lugarzinho ihih.
    Quanto ao Blog, Mafalda Cunha AQUI

    ResponderEliminar
  6. Concordo plenamente! Esta moda da sociedade em colocar as pessoas numa caixinha... A mim acontece-me com a maquilhagem também... "outro batom?", ao qual eu respondo sempre: "o dinheiro é de quem? meu ou teu? ah bom!"
    Beijinhos :D

    https://cantosuperiordireito.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Concordo totalmente!!! Adorei o post :)

    Beijinhos, xx
    mylittlecorner7.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Gurrrlll, you said it all! É mesmo assim! Por acaso tenho um post agendado já há imenso tempo sobre o "estigma" de ser blogger de moda, que acaba por andar um bocado à volta disto. Se uma pessoa gosta de cor de rosa, se gosta de moda porque é que tem logo que ser rotulada como fútil, infantil etc e tal? Que estupidez, temos tantos mais interesses, como obviamente todas as pessoas. Não é só o cor de rosa, não é só a moda. Não entendo porque querem transformar gostos e interesses, que são como outros quaisquer, em algo negativo. GRR até me enerva olha!

    ResponderEliminar
  9. Disseste tudo! Não és nada tonta por adorares coisas rosa! E também não és velha para isso. Afinal, desde quando é que somos velhos para gostar de uma cor? Não entendo as pessoas que pensam assim!
    Ah e aqueles produtinhos da Urban Decay na foto... ADORO!

    Beijinhos :)
    The Fashion Wink

    ResponderEliminar
  10. Quem fala assim não é gago. Eu acho que nos devemos sentir bem e isso é que o que realmente importa :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  11. Acho que há imensa gente que não entende que, apesar de gostarmos de coisas que são etiquetadas como fúteis, também somos capazes de ter interesse/opinião sobre acontecimentos da atualidade. Já estava informada sobre a Super Meat, não sei se tem mesmo viabilidade laboratorial (quem sabe como é trabalhar num laboratório desconfia sempre), mas se funcionar, é uma ideia excelente! Beijinho e parabéns pelas palavras.
    novo post // neptunesecrets.blogspot.pt // facebook

    ResponderEliminar
  12. Eu tenho 36 anos e adoro a cor rosa, em roupa, em maquilhagem, decoração.
    Sou menina sim mas isso não faz de mim infantil, apenas que gosto de coisas giras...fazem-me feliz.
    Beijinhos e bom fim de semana.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Adorei o post! Apesar de a questão do cor de rosa nunca ter sido problema para mim (porque não uso muito), o facto de gostar das coisas bonitas à minha maneira é sempre uma chatice para os outros, o que é irritante para caneco.
    E identifiquei-me imenso com o que disseste das capas dos livros, também procuro escolher sempre a edição mais bonita ainda que isso não mude em nada a história lá dentro x)

    Gostava de te pedir se podias deixar de me seguir e seguir novamente. Devido à mudança de url os meus posts não estão a aparecer no feed dos meus seguidores... Desculpa e obrigado. *
    With love, Miss Melfe

    ResponderEliminar
  14. Realmente estou contigo neste dilema. Apesar de ser relativamente mais nova também me identifico bastante com a cor rosa e não acho que isso defina nada sobre os meus ideais e afins. Há gostos e ponto. Não há ninguém que possa questionar-nos se já é demais ou não, isso é connosco e só connosco.
    Segui o blogue :)

    Beijinhos,
    http://paulamoreirasantos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. É lá...assim é que é falar! Nem respirei até chegar ao fim!
    E já agora que coisas mais lindas!!! Tens aí a paleta que eu amo e já sei que detestas a Better than Sex mas comigo funciona tão bem que é mesmo das minhas favoritas...apesar de agora andar rendida à da Marc Jacobs e à da Lancome! Perdições:)
    E o batom? coleção vice né? Que cor maravilha é essa? Eles têm tantas aiiii
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Obrigada por lerem e comentarem!
Quando me fazem perguntas eu respondo aqui, directamente no comentário.
Beijinhos ♡

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...