Pages

Header bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader banner

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

5 Coisas que Aprendi no Primeiro Trabalho



Para quem não sabe comecei a trabalhar o ano passado. Dois meses após terminado o mestrado e na minha área. Embora pareça um sonho, nem tudo são rosas. Contudo, permitiu-me aprender algumas coisas sobre o mercado de trabalho e as relações laborais. Aqui ficam apenas algumas delas.

1. Os adultos não têm a vida tão organizada quanto pensamos. Conto pelos dedos das mãos os dias em que a minha colega não entra no estúdio a dizer que acordou há 10 minutos ou me liga a porque está atrasada e precisa que avance com qualquer coisa. Literalmente estas pessoas são os adultos que sempre tememos ser: passar a roupa de véspera e só mesmo porque tem de ser, saltar o jantar por preguiça e acordar 10 minutos antes da hora de entrada, o que implica uma rotina de pressas. Aos fins-de-semana metem-se na cama com os tablets ou pcs e entram num estado catártico. Basicamente os adultos de hoje em dia são apenas adolescentes com casa própria. 

2. É uma extensão do secundário. Há grupinhos. Há as víboras que contam tudo ao patrão e há os cool kids que estão sempre a hang out na pausa do tabaco. Todos convivem amigavelmente mas há sempre conversas nas costas de "tsk, ouviste o que x disse?" à hora de almoço. Sinceramente, acho que encontrei mais maturidade durante a universidade que no trabalho. 

3. Somos sempre ignorantes. No bom sentido, claro. A verdade é que há sempre imeeenso por aprender e, se formos inteligentes, podemos aprender e evoluir ao oferecer ajuda ao colega e ao tomar atenção ao nosso redor. Desde que comecei a trabalhar, abri os olhos para um mundo de realidades que nunca tinha imaginado.

4. O ambiente é quase tão importante quanto a remuneração. Admito que não adoro de morte o meu trabalho mas ajuda-me imenso pela manhã saber que posso ir ter com colegas com que posso contar, rir e ser eu mesma sem estar sempre com reservas de profissionalismo. Já fiz um estágio em algo que adorava mas odiava o ambiente e, a mal ou a bem, estou mais feliz ao poder estar à vontade com os meus colegas. 

5. Temos de manter-nos firmes. Principalmente no caso de primeiro emprego. Somos jovens, somos frescos e isso, para muitos empregadores, significa que somos moldáveis e fáceis de enganar. Não há vergonha nisso, aprende-se com a experiência. Contudo, há que mostrar, desde início, que sabemos pôr os pontos nos is, as leis laborais, os nossos direitos e tudo por demais, caso contrário somos tratados como carne para canhão. 

Como foi a vossa primeira experiência laboral? É muito díspar da minha? Caso ainda não trabalhem, estes pontos vão de encontro às vossas expectativas? 

FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST

23 comentários:

  1. A minha mãe sempre se queixou dos grupos no trabalho, beijinhos!

    NINETEEN MOONS

    ResponderEliminar
  2. Hello from Spain: I like to read your thoughts on this first job. The first work is a learning. Keep in touch

    ResponderEliminar
  3. Eu comecei a trabalhar durante o mestrado ainda e na minha área, infelizmente ainda não consegui entregar a tese porque há horário de entrada, já de saída a coisa é bem diferente. Felizmente a empresa onde trabalho é pequena mas infelizmente não me sinto 100% realizada com o que faço aqui. E sim não há vergonha em sermos inexperientes e fáceis de enganar mas também não há vergonha em ansiarmos por mais e querermos melhor.

    Beijinhos, MARGARITA

    ResponderEliminar
  4. Identifico-me com o teu post de hoje. Já trabalho desde os 14 anos, mas verdadeiramente trabalho desde os 18 e já passei por 3 empresas. Tudo o que falas é verdade!!

    Neste trabalho que me encontro agora, é tudo 10 anos mais velho do que eu, e ás vezes parece que temos todos a mesma idade...
    A experiência que ganhamos é algo de fantástico e temos mesmo que nos fazer ouvir, caso contrário não passamos de bonecos nas mãos dos nossos "chefes".

    Parabéns pelo post :)
    Beijinhos *
    http://xlittlebitof.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Adorei o post !
    É tal e qual! quando comecei a trabalhar pensei que eram todos doidos e passa-se mais tempo do dia a falar mal dos colegas que a trabalhar. Por essas e por outras é que quero ter o meu próprio negocio!
    :D
    beijocas
    http://mustbepink.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Acho que me deixaste um pouco mais ansiosa para o meu primeiro emprego! Mas ainda falta um bocado... Beijinho,
    NOVA PUBLICAÇÃO >> clica aqui
    neptunesecrets.blogspot.pt // facebook

    ResponderEliminar
  7. Concordo contudo o que disseste!
    Beijinhos*
    http://belezacemlimites.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Tenho de concordar contigo :) em todos estes pontos...o trabalho por vezes, consegue ser uma autêntica extensão do secundário, o que me irrita um pouco, mas é a vida!
    Sem dúvida alguma, que os grupinhos se mantêm haha
    Beijinho

    http://nuancesbyritadias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Bem vinda ao mundo real! É assim a vida de adultos infelizmente quem começa é um choque enorme...pelo menos para mim foi! Mas temos de aprender a viver por muito que custe...:( Muitos beijinhos e adorei o teu post.
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Gostei imenso do post, ainda estou a estudar mas é sempre bom saber estas coisas para quando for a minha vez :)
    Beijinhos

    amakeupdream.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Estou a acabar a minha licenciatura (em jornalismo) e se há coisa que realmente quero é meter mãos ao trabalho!Já comecei a enviar currículos, nem que seja para obter algum feedback ou proposta regular, mas ninguém responde... Nem tudo são rosas, como disseste, mas espero começar essa etapa da minha vida em breve!

    ResponderEliminar
  12. Eu ainda não trabalho, mas a minha irmã quando o começou a fazer partilhou algumas coisas que vão ao encontro do que partilhaste aqui. Infelizmente há coisas que não mudam, temos de nos adaptar e/ou contornar as situações.

    lookingfor-more.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Concordo com tudo o que escreveste. É uma extensão do secundário e os adultos conseguem ser mais desorganizados que nós, mais jovens... Não podia concordar mais com o último ponto! Hoje em dia, fazem-nos sentir quase como se fôssemos obrigados a agradecer todos os dias à empresa porque "o mercado de trabalho está mau" e "é uma benção nos darem a oportunidade de lá trabalhar"... É horrível o mercado de trabalho em Portugal estar super dependente dos estágios IEFP. (desabafo, eu sei...)
    Beijinhos ❤
    MY FASHION ODYSSEY

    ResponderEliminar
  14. Nunca trabalhei e adorei este post! Principalmente o último ponto. É sempre bom recordar que temos de nos manter firmes :)
    Kisses,
    Messy Hair, Don't Care | Giveaway Zara 25€ Gift Card

    ResponderEliminar
  15. É sempre bom ler este tipo de partilha de experiências pela blogosfera! Que bom que conseguiste emprego tão rápido na tua área!
    Eu já entrei no mercado de trabalho há uns aninhos e actualmente tenho a sorte de trabalhar como freelancer na minha área e criar os meus próprios horários e rotinas e relacionar-me com as pessoas de outra forma, mas também já trabalhei em ambiente coorporativo antes e estive numa agência de modelos como estagiária que era de fugir nesse aspecto que frisas - o ambiente, além de que o director subestimava e tratava um bocado mal os estagiários mas sempre me fiz ouvir e acabava por correr tudo bem. Para mim é mesmo muito importante que o ambiente seja bom, dá logo outra motivação para acordar ir trabalhar.
    Beijinhos,
    --
    Sofia | Seventeen Seconds


    ResponderEliminar
  16. Compreendi muitos dos aspectos que mencionaste, principalmente o de grupinhos. Já trabalhei durante o Verão e era horrível essa sensação. Espero que tenhas muito sucesso <3

    Um grande beijinho,
    http://secretsofablondie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Confesso que tenho sempre medo quando imagino ter o meu primeiro emprego. E principalmente se for algo que não goste. O ultimo topico é muito importante!!! Espero que tudo corra bem no teu trabalho!
    Beijinhos e boa sorte,
    http://redlipsbyines.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. O post está fantástico!
    Beijinhos,

    http://chocopink89.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Achei o post realmente interessante e nunca tinha lido nada sobre isso. Achei uma certa graça ao ponto número 2, parece que há coisas que realmente não mudam!

    http://estasaudosacasa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Isto é tão verdade que até doí. Além de tudo o que referis-te, acho que outra das coisas que é mesmo realidade é que para quem trabalha, seja em que profissão, ha de sempre haver "aquele/a colega" que não dá para suportar, simplesmente.

    ResponderEliminar
  21. Ando deserta por começar a trabalhar!!! E imagino o mundo do trabalho um bocado como escreves-te!! Wish me luck!
    Beijinhos

    http://denisedeassis.com

    ResponderEliminar
  22. Também já falei disto lá pelo estaminé e não poda concordar mais contigo! O ponto 1 é ouro ahahah - e apercebo-me disso emsmo em mim, não muda assim tanta coisa! E o ponto 5. Regra essencial!

    Jiji

    * GIVEAWAY - Ganha um Colar + Pulseira + 3 anéis da Coolares *

    ResponderEliminar
  23. Eu já trabalhei em empresas onde o trabalho não era mau mas o ambiente era péssimo. Estraga logo a nossa produtividade de trabalho. Identifiquei-me imenso.

    Bjnhs

    ResponderEliminar

Obrigada por lerem e comentarem!
Quando me fazem perguntas eu respondo aqui, directamente no comentário.
Beijinhos ♡

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...