Pages

Header bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader banner

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Como criar afinidades no mercado de trabalho?


Têm de fumar. 
É triste, mas é verdade.

Quem me segue no instagram já deve ter percebido que comecei a trabalhar. Como é natural, ainda estou naquela fase de ambientação ao espaço, ao trabalho e às pessoas. Sem ser os que trabalham comigo directamente, praticamente não tenho relação com o resto da equipa. Porquê? Porque não fumo. 

A verdade é que já uma ou outra vez me vieram perguntar se tinha um isqueiro e eu respondo que não e a conversa corre sempre assim: "Não fumas?"; "Não."; "Fazes muito bem.". Fim de conversa, vai-se à procura de alguém que tenha lume. Se fumasse, o acto de emprestar um isqueiro era o suficiente para começar a puxar conversa e BOOM! A magia da amizade (sem patrocínios do Meu Pequeno Pónei, infelizmente). Depois há as "pausas do tabaco" que sempre dá para fazer conversa e ir criando afinidades. Quem não fuma, mais uma vez fica de fora.

Por acaso, já durante o meu estágio noutra empresa, uma "colega" tinha mencionado que começou a fumar para matar momentos mortos e conversar com as restantes colaboradoras da redacção. Resultado: foi contratada. É óbvio que não é a única razão, de certeza que ela tinha capacidades para fazer o trabalho, mas não me digam que aqueles momentos de convívio não pesaram na escolha.


Isto não é propriamente um fenómeno novo. Até a série FRIENDS retratou essa realidade quando a Rachel começou a trabalhar numa empresa. A patroa e a outra assistente, quando iam fumar, voltavam com piadas intimas ou com decisões tomadas e a Rachel, como não fumava, ficava de fora.

Não estou a dizer que isto é certo ou errado, estou apenas a constatar um facto. É uma pena que, a partir de certa idade, seja quase obrigatório pôr a saúde em segundo plano para poder criar uma boa relação interpessoal. Sim, porque mesmo que nos juntemos ao grupinho sem estar de cigarro na mão, estamos a tornar-nos fumadores passivos, portanto vai dar quase ao mesmo (e ainda se corre o risco de fazer figura de urso ao estar ali "sem fazer nada").

Isto são apenas algumas reflexões de quem entrou numa nova etapa da sua vida e ainda não sabe para que lado se virar. Como sou muito, muito social, custa-me um bocado ficar de parte calada o dia todo.
No futuro conto-vos como é ser a mais nova (por quase 20 anos de diferença) no estúdio.

Já passam por alguma situação semelhante? Como ultrapassam esse glass ceiling social? 

PS: Aproveito para me "desculpar" com o facto de agora só conseguir fazer posts à segunda, quarta e sexta e também por não passar tanto tempo a comentar os vossos blogs. Isto de viver do outro lado do rio e ainda ir para Lisboa trabalhar faz com que o tempo fique escasso e, ao final do dia, até já estou demasiado cansada para ler tudo como deve ser. Espero que compreendam!

FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST

14 comentários:

  1. Gostei deste teu post. É tão verdade o que falas...eu também não fumo e acontece-me o mesmo.
    Por vezes dou por mim na "pausa" a jogar no ipad, vêm ter comigo e perguntam o que estou a fazer - por estar a jogar - e eu respondo "estou a fumar"...podes usar esta técnica se quiseres, hehe

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  2. Olá Marta! Já me aconteceu essa situação diversas vezes desde que comecei em estágios, part-time, etc. Confesso que muitas das vezes aproveitava a "pausa para fumar" e fazia a minha "pausa para lanchar", colocava-me de maneira a não levar directamente com o fumo e ficávamos todos a ali um bocadinho na conversa. Não era ideal, mas sempre ficava menos "excluída".

    Beijinho

    http://lostinsarasworld.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Argh isso é tão mau :\ ao início também senti isso quando comecei a trabalhar, mas como a minha empresa é muito pequena acaba por não ser muito grave. Ceder à pressão é que não - tenho uma aversão desmedida à ideia de fumar. Em todo o caso, torna a hora do cigarro deles na tua hora do café e posiciona-te estrategicamente a favor do vento, sempre ajuda ahah *

    Jiji

    ResponderEliminar
  4. que coisa, não tinha essa noção que era assim que as coisas aconteciam, mas realmente faz sentido a conversa de o que não fuma ficar de fora. nem sei o que faria nessa situação, também não fumo é uma coisa que não me puxa para fazer e caio sempre em cima do meu namorado para ver se deixa de fumar pelo que começar a fumar de repente lá se ia a minha credibilidade. Enfim, mas que porra de situação!

    http://adventu-re.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Verídico sim senhora. :) Isto dito por alguém que também não fuma. Mas não é necessariamente mau. Há que ter cuidado com as amizades no trabalho. Eu prefiro não misturar!

    instax 210 giveaway - www.mykindofjoy.com

    ResponderEliminar
  6. Lembro-me que quando fiz o estágio curricular foi a mesma coisa. E não foi só a questão de fumar. Mas sim também o facto de trazer almoço de casa e os colegas irem comer fora.

    Ora eu não fumar e ser poupadinha ao trazer almoco de casa, acredito que tenham sido factores para ficar "meio à parte" na empresa que estagiava na altura. É chato sim, mas prefiro isso que a aderir a vícios prejudiciais à minha saúde. :)

    ResponderEliminar
  7. Felizmente nunca senti isso...mas deve ser mau!

    http://adorosercomosou.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Olá querida, ai eu lembro deste episódio do Friends! Muito bom! Enfim, é uma situação muito chata! Também não sou fumante e isso me incomoda demais... E o pior que não tem como mudar isso! Porque as pessoas não vão parar de fumar e espero que também não comeces... :)
    Beijinhos
    Mari
    http://themarielement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Por acaso já trabalhei em vários sítios com colegas fumadores e nunca me aconteceu isso, eles incluíam-me sempre, mesmo sabendo que não fumava, eu fazia as mesmas pausas que eles, e ainda hoje faço, eles agarram no cigarro e eu agarro num chá e vou com eles xD

    ResponderEliminar
  10. Isso do fumar é mesmo verdade.. isso acontece no meu trabalho tal e qual!

    ResponderEliminar
  11. Sei bem o que isso é... Quando estagiei era o único que não fumava, resultado, enquanto os outros faziam 1001 "smoke breaks", eu ficava sozinho na sala. Às tantas acabei por começar a ir com eles só para poder entrar nas conversas. Nunca fumei, ficava apenas a "fazer companhia". Sentia-me deslocado, mas enfim.

    ResponderEliminar
  12. É muito triste mesmo mas infelizmente é a realidade, apesar de ainda ser nova já me deparei com situações do mesmo género e apercebi-me que muitas vezes o mundo funciona realmente assim...enfim.
    Vais ver que vai haver outra forma de te integrares, boa sorte para estava nova etapa da tua vida!

    Beijinhos, Beatriz ♥
    http://beatriz-pedrosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Nessas horas que a gente se senta a estranha. Ótima reflexão.
    Beijos
    www.decaronanamoda.com

    ResponderEliminar
  14. Adorei essa tua perspectiva, e há uma empresa aqui em Lisboa que cada vez que passo lá de carro penso "Mas estas pessoas não fazem mais nada senão fumar?Onde está a produtividade?"
    Nunca passei por uma situação assim, mas é verdade que nos dias que correm há quem fume de vício e há quem fume de social. É um paradigma da sociedade.
    Deves ter colegas que não fumam começa a ir beber café ou chá com eles, um fumador bebe sempre café aproveita essas alturas e tenta integrar-te mas sem que prejudiques a tua saúde e sem que te sintas à parte dentro do grupo. No ínicio é sempre complicado a fase de adaptação, temos que nos adaptar a inumeras situações no mercado de trabalho.
    Beijinho

    www.dicavari.blogspot.com

    ResponderEliminar

Obrigada por lerem e comentarem!
Quando me fazem perguntas eu respondo aqui, directamente no comentário.
Beijinhos ♡

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...