Pages

Header bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader banner

quarta-feira, 1 de julho de 2015

It by Alexa Chung


Foi um dos livros que avassalou o mundo da moda e da beleza. Todas o queriam. Eu até compreendo, ele é bem giro esteticamente, mas valerá mesmo a pena? Vamos lá folhear o It da Alexa Chung.


Ganhei a minha cópia assinada num concurso (penso que foi da EssieButton mas já não tenho a certeza) e vinha com uma tote bag bem gira com uma das ilustrações do livro (infelizmente não a tenho comigo para incluir fotos). Digo já que se não tivesse ganho também não o ia comprar. Não sou fã da Alexa e não me interessam livros sem história. Só participei porque ele é giro e, por acaso, ganhei.


Lembro-me de ter falado desta "obra" numa das minhas aulas de edição. Uma colega estava a apresentar um álbum fotográfico da Annie Leibovitz e chocou-me ver como um livro dessa dimensão, que mostrava fotos icónicas, dicas de fotografia e histórias por trás de cada retrato, tinha a mesma qualidade que um livro destes. Sim, porque a encadernação em capa dura foi forrada a tecido num tom rosa velho. Paperbacks são para pobres e a Alexa só dá atenção a quem compra as suas calças de 250€, não se enganem. 
Não quero ofender os fãs mas, para mim, um livro com fotos que quase parecem tiradas do instagram dada a péssima qualidade, imagens do google (sim, há uma imagem das Spice Girls que ocupa uma página que é das mais populares no google images), desenhos (que até são giros, vá) a ocupar duas páginas e com texto a tamanho 16, não é um livro que mereça investimento para ter esta qualidade. Há partes que até têm scans de poleroids numa colagem tão horrível que até há espaços brancos. 


Para começar, como já disse, as imagens não têm qualidade para formar um álbum fotográfico, por isso imprimir tanta foto a cores (principalmente as que ocupam duas páginas) é mesmo estar a pedir que o livro tenha um preço exorbitante. Isto para não falar da capa. É linda, não há dúvida, mas a qualidade não justifica o conteúdo.

Sobre o  conteúdo só há uma palavra para descrevê-lo: pobre. Não há nexo sobre que é reflexões, opiniões e dados autobiográficos. Tanto temos um texto (a tamanho 16, sempre) sobre o início da sua carreira de modelo, como temos páginas semelhantes à que vemos em baixo.


Enfim, não compreendo. Para mim um livro, além de bonito, tem de ter um bom conteúdo. É isso que cria uma ligação emocional. Este é do tipo que se mete ao lado do sofá com umas revistas para os convidados verem que temos coisas giras, o que não é mau, apenas não é para mim. Acho que é definitivamente um livro de culto para um nicho a que, claramente, não pertenço. Seja como for é bem bonito e fotogénico, valha-lhe isso.

Podem encontrá-lo, em inglês, na Fnac a 13,45€. Duvido que chegue a haver uma tradução.

Já leram o It? Se sim, o que acharam? Para vocês o que é mais importante, a beleza ou o conteúdo de um livro? 

FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST

21 comentários:

  1. nunca li, apesar de ser lindo acho que não vale esses 13 euros xD
    blog: Marianisses

    ResponderEliminar
  2. Tanto a capa como o conteúdo considero importantes. Eu andava curiosa sobre este livro, toda a gente andava a comprá-lo. Vi-o na fnac, dei uma olhadela rápida e fiquei de pé atrás. Ele realmente é bonito, mas quanto ao conteúdo não sei. Ainda não o li. Li apenas reviews, muitas delas positivas, mas sinceramente a tua foi a que gostei mais. :)

    Beijinhos :*

    ResponderEliminar
  3. Precisamente por o conteúdo não ser nada de especial é que optei por o comprar na edição capa mole e com desconto na Wook. Por acaso ainda não o li, mas que é bonito é.

    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, isso ainda é pior. Pagar e nem ter a única parte positiva: a encadernação.

      Eliminar
  4. Eu nem sequer nunca o folheei.. acho que o que quiseram fazer foi torná-lo um livro de colecção... E aproveitaram a voga de fama dela para lhe juntar mais $. Toooda a gente o faz :)

    ResponderEliminar
  5. Concordo com você, o conteúdo é essencial em um livro, então esse não me interessou!

    http://www.brazilianvogue.com.br/

    ResponderEliminar
  6. Acho que tudo depende do tipo de livro que estamos a falar, se for literatura valorizo muito mais o conteúdo. Mas se for um livro mais de moda, design, etc, a beleza já tem mais importância.

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt
    facebook | instagram

    ResponderEliminar
  7. Pelo que dizes, além de conteúdo pobre nem sequer é coeso!
    É muito giro ter um livro bonito, mas se lá dentro só houver ar e vento não vale um tostão furado xD

    Temos passatempo a decorrer :)
    http://dontmakeusblush.blogspot.pt/2015/06/passatempo-de-verao.html

    ResponderEliminar
  8. Tenho curiosidade, mas acho que não é uma coisa em que me apeteça gastar dinheiro x)

    ResponderEliminar
  9. Olá, vou ser bem sincera, não conhecia esse livro,
    mais pelo que você disse nem vale tanto a pena, rs
    adorei seu ponto de vista!
    beeijos

    http://www.feminicescorderosa.com/

    ResponderEliminar
  10. Bom acho que um conjunto tanto capa como o conteúdo são importantes!!!
    Ele realmente tem capa muito bonita.
    Beijokas da Camila e Carol :*
    http://www.vamospapear.com/

    ResponderEliminar
  11. Nunca o li, mas que ele é giro e fotogénico, isso é :D

    beijinho ♡
    www.watermelonclouds.tk

    ResponderEliminar
  12. Nunca tinha ouvido falar desse livro. Parece ser mesmo um livro que fica bem nas fotografias, mas pelo que pude ler dele nas imagens das páginas que aparecem no Google, não parece ter nada que valha realmente a pena ler.
    Mas adorei a forma como enquadrou o livro, ficou perfeito junto às flores!

    estasaudosacasa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Já ouvi falar muito dele, mas confesso que nunca tive nenhum na mão.. Mas também não parece que perdi muito :b
    É mais daqueles para decoração..

    Beijinhos, Sweet Home | BLOG

    ResponderEliminar
  14. Realmente esteticamente é mesmo atractivo mas de resto meh.. não me parece mesmo valer apena!
    beijinhos
    thefancycats.blogspot.com | FLASH TATTOOS GIVEAWAY

    ResponderEliminar
  15. já tinha ouvido falar desse livro, claro, mas não fazia a menor ideia de que era pobrezinho a nível de conteúdo... isso é lamentável, esperava algo melhor! beijinho querida :)

    ResponderEliminar
  16. Confesso que nunca tinha ouvido falar desse livro, mas com base no que disseste não me cheira (expressão tão portuguesa, pha) que o vá comprar.
    Se visse a capa e tal era bem capaz de o achar bonito, e ele é bonito por fora que não restem dúvidas disso, mas em termos de conteúdo é realmente pobre.
    Livros assim não me interessam muito, sou sincera, gosto mais de uma boa história.
    Mil beijos.
    http://mariacrescida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Ainda não estive com ele nas mãos mas talvez lhe quisessem dar esse ar mais desleixado, que está tão na berra. Ou então é apenas uma edição preguiçosa.

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. obrigada pelo teu comentário <3
    nunca o li, mas gostei de ver a tua opinião :)

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Ja ouvi falar muito desse livro (como todo mundo)...se eu for gastar meu dinheiro tem que ser uma coisa realmente boa, as imagens parecem bem legais... mas não vou gastar meu dinheiro com uma coisa legal... ela tem que ser incrível kk...

    Ja seguindo...
    amalhumorada.blogspot.com.br

    ResponderEliminar

Obrigada por lerem e comentarem!
Quando me fazem perguntas eu respondo aqui, directamente no comentário.
Beijinhos ♡

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...