Pages

Header bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader banner

terça-feira, 26 de maio de 2015

O mito dos 20s


Se alguém conseguiu tirar um 20 numa nota final durante a sua vida académica que se acuse. Pois, o mais provável é que ninguém diga nada. Há qualquer coisa no ensino, principalmente no nível superior, que, apesar de o máximo ser o 20, os professores decidem que o 20 deles é o 18 ou 19, o 20 "já é muito alto".

Com trabalhos e frequências é fácil arranjar pontos negativos que justifiquem não chegar ao nível máximo. Algum pequeno erro ortográfico ou de sintaxe, falta de pontuação, qualquer coisa. Por isso, sinceramente, nunca me chateei muito com o assunto. A coisa começou a dar-me a volta à cabeça quando, ao fazer um curso livre na minha universidade (FCSH da UNL), a professora pediu um trabalho e, muito gentilmente, enviava-nos feedback para podermos melhorar e reenviar para nova avaliação. 

Logo na primeira fase tive 18, o meu único defeito foi a repetição de uma palavra. Na aula dirigi-me à professora para perguntar se valia a pena melhorar. "Quanto teve?"; "18"; "Nesse caso não, já tem a nota máxima"; "Bem, a nota máxima é 20"; "Pois, mas não dou isso". A professora é genuinamente querida e uma excelente educadora, mas aquilo irritou-me. De que vale estarmos a dar lágrimas e sangue (eu já dei, literalmente, os dois em sessões de estudo) se o máximo que podemos receber é 2 notas abaixo do valor estabelecido só porque os professores assim o decidem? Para que é que vale ter um regime de notas que vai até ao 20? 

Eu não sou uma aluna extraordinária e muito provavelmente nunca chegaria aos 20, mas acho que há quem os mereça. Recordo-me de uma colega minha de licenciatura ter recebido um 19 cheio de elogios ("foi o melhor trabalho que já li na minha carreira"; "devia considerar um mestrado neste ramo"; "adorava que o seu trabalho integrasse o meu próximo livro") maaaaas "não dou 20, isso é a minha nota máxima". Quer dizer, não. Se ela merecia o raio do 20 porque não recebê-lo? 

Acho que é mentalidade de quem acha que a instituição onde ensina é tão boa que os alunos não conseguem encher os requisitos. Enquanto, na prática, isso não é verdade. Bem sei que este meu pequeno desabafo não vai mudar nada, talvez sirva apenas para deixar os que vão ingressar no ensino superior conscientes que 20, só com milagres. Ou então fora da FCSH. 

Já viram um mítico 20 na pauta? Já tiveram alguma experiência semelhante? xx

        

FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST

9 comentários:

  1. Eu tive vários 20 a inglês mas nunca na pauta. Lembro-me que no último ano que tive inglês tive um 19 na pauta e não tive 20 "porque tem um colega americano e ele é que deve ter 20, logo você não pode ter a mesma nota que alguém que fala inglês como língua materna" e isso enervou-me profundamente porque durante todo o ano eu fazia mais que esse americano e sempre tive melhores notas que ele em todos os trabalhos e teste que fazíamos. E é assim.
    Também me lembro que no 9º ano (não é com 20, mas fica o exemplo) uma amiga teve 99% num teste e a professora disse-lhe descaradamente que não dava o 100% porque não queria e porque não ia admitir haver alguém que soubesse tanto quanto ela.
    Que belos professores. --"

    xx

    ResponderEliminar
  2. 20 na pauta não. Um ou outro aparecia mas depois a nota final era deitada por terra por outro trabalho, ou frequência, wtv.
    Também acho fantástico o 'ai 20 não dou' então mas....a nota não existe? Está lá para quê?
    Opa eu no caso da tua amiga por exemplo - ou até no teu - acho que tinha um colapso e armava algum banzé, porque uma pessoa, apesar de muito calma, às vezes não aguenta a estupidez e tem surtos nervosos. e se o trabalho estivesse impecável, havia de sair de lá com o 20.

    ResponderEliminar
  3. No secundário ainda apareceram alguns. Na faculdade, nem pensar. Aliás, na minha faculdade um 16/17 funciona como um 20. Mesmo que a cotação fosse diferente, iria ser sempre assim. Não sei qual o medo de admitir que um aluno merece nota máxima. São eles, os professores, que contribuem para o nosso conhecimento, etc. Deviam sentir-se orgulhosos e não atacados.

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Já tive a minha cota de 18 e 19's que não chegaram mais alto porque "20's não dou". Parece que os professores se sentem ameaçados se o aluno demonstrar saber tanto ou mais que eles. Sempre pensei que fosse um orgulho terem um aluno bem sucedido. Ridículo.

    ResponderEliminar
  5. Nunca tive um 20 na pauta, já tive em alguns testes de secundário e frequências da faculdade, mas nunca consegui acabar uma cadeira com essa nota. No entanto na minha faculdade (FCUP) nunca houve esse problema. Conheci alunos extraordinários que conseguiram ter 20 a mais que uma disciplina até :p
    Mas já ouvi várias histórias desse género com outras pessoas.. Enfim, isso eu acho mesmo rídiculo...
    xoxo, Ana

    The Insomniac Owl Blog

    ResponderEliminar
  6. Eu saindo do secundário com as expectativas lá em cima, tendo recebido dois 20's no 12º ano, cheguei à Universidade e lá se foi a confiança xD
    Lembro-me de um professor no meu primeiro ano na universidade que disse: eu até dou boas notas, muito boas mesmo. Já vários 14, alguns 15 e uma vez cheguei a dar um 16... (ele tinha 30 anos de carreira)
    Naquele momento percebi que era para trabalhar para o 10. Tive 12, fiquei feliz como se tivesse 20 e assim foi em toda a minha vida académica. Um 19 apareceu uma única vez e eu senti-me a rainha do mundo.

    La Belle Rapunzel

    ResponderEliminar
  7. O 20 é sempre quase um mito. Há sempre professores que defendem que nunca darão e continuam eternamente à espera "daquele aluno excelente" e certamente há alguns que o dão. Eu nunca vi nenhum a nível pessoal a não ser em trabalhos (e só me esotu a lembrar de um), e não me lembro de nenhum no meu curso. Mas sei de cursos que para as médias que apontam certeza que houveram 20 (falo da FEUP).

    Na minha opinião se o 20 existe é para ser dado. Ok, não deve ser dado à toa mas caso contrário deveriam impor limite máximo o 18 por exemplo. Ou então passava a ser dadas as notas num outro sistema muito mais justo.

    Mas continua com os teus objetivos bem traçados e assim conseguirás o sucesso. Vais ver que serás recompensada :)

    ResponderEliminar
  8. Sou finalista da FCSH e não sou aluna dessas notas mas os 20's são mito principalmente quando para certos professores a nota máxima é 16, ou seja, para alguns o 16 é o "novo" 20...
    Muita coisa se passa naquela faculdade que tem que ficar para outras núpcias :)

    Beijinhos,
    fe-mininices.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Eu já ouvi dizer (de gente que estudou com...) que o Marcelo Rebelo de Sousa (sim, esse senhor) não dava mais do que X, porque essa era a nota que ele tinha tido xD
    Ridiculo não é?

    Eu só vejo essa razão: não quererem admitir que o aluno é melhor que eles, até porque duvido que eles mesmos tenham tido 20's...

    ResponderEliminar

Obrigada por lerem e comentarem!
Quando me fazem perguntas eu respondo aqui, directamente no comentário.
Beijinhos ♡

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...