Pages

Header bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader banner

segunda-feira, 18 de maio de 2015

O dilema dos currículos


Estou quase oficialmente fora do estatuto de estudante e isso é algo que verdadeiramente me assusta. Há dois anos atrás, quando acabei a licenciatura, tinha a hipótese de me fazer à vidinha ou tirar um mestrado. Como é óbvio escolhi a ultima hipótese. Isto deve-se não só ao medo horrível de me tornar adulta e entrar para as terríveis estatísticas do desemprego, mas também porque gosto genuinamente de aprender e estudar. No entanto, agora não há volta a dar e, entre tanta coisa que tenho para descobrir agora como o IRS, recibos verdes, inscrever-me no centro de emprego, etc., há o grande mistério dos currículos. 
A minha área é letras/comunicação e como todos nós sabemos, são 7 cães a um osso, por isso temos de nos destacar de alguma forma. Maior parte dos meus professores e amigos dizem que o Europass é o nosso maior inimigo, outros por aí fora dizem que é o modelo que devemos seguir porque transmite seriedade. 
Só sei que isto tudo me deixou um impasse incrível. Devo apostar num currículo mais personalizado ou ficar arriscar ficar retida entre 2000 candidaturas idênticas? Posto desta forma a resposta até parece simples, mas não é. Tudo depende sempre de quem lê o nosso currículo. Por exemplo, não me imagino a enviar uma candidatura para a Relógio D'Água ou até mesmo para o Continente com um currículo com apontamentos a cor-de-rosa (coisa de bom gosto, não florinhas), porque, na minha cabeça, não me vão levar a sério. Mas se calhar se enviar para alguma revista feminina já podem achar piada. Ou até não, sei lá. 
Uma amiga disse-me que nestas coisas é preciso arriscar. Ela tem razão, mas o nosso currículo é o primeiro impacto que um possível empregador tem de nós. Se achar o meu currículo todo alternativo uma coisa horrenda, a minha cara e o meu nome ficam logo marcados. Mesmo que, um ano depois, envie o tradicional Europass, possivelmente as minhas hipóteses serão mais reduzidas comparativamente a outras candidaturas. Depois há os que dizem que ter muitas cores é bom, porque chama a atenção, outros afirmam com o Europass é mais fácil ver os pontos fortes e fracos de cada candidato porque está tudo formatado da mesma forma. Ora muito obrigado! Uma pessoa assim nunca se consegue decidir.
Ainda que indecisa, passei este Sábado a trabalhar um currículo diferente. Um que fosse a minha cara. Consegui meter tudo bonitinho numa só página. Inovei na forma de apresentar as línguas e a mim mesma. Não tive medo de usar cor. Na minha opinião, está adoravelmente profissional e fiquei orgulhosa do meu trabalho. Agora resta-me arranjar coragem para o enviar. Acho que este dilema é mais fácil para quem está em áreas mais criativas, como Design, porque já se espera um factor diferenciador.
Só sei que, neste momento, tenho os dois e, quando estiver em frente ao email,  logo decido qual submeter. Depois digo-vos como a coisa resultou. 

E vocês, que tipo de currículos usam? Quais acham mais eficazes? Digam-me as vossas opiniões que bem preciso de me decidir.

        

FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST

6 comentários:

  1. Eu acho que fazes bem usar os dois, e depois decidir consoante o espírito da empresa o mais adequado :)

    ResponderEliminar
  2. A primeira vez que fiz optei pelo da Europass mas não gostei mesmo nada. O que tenho agora foi todo feito por mim e também um pouco de cor mas de forma subtil só mesmo para dar destaque a certas coisas. xx

    ResponderEliminar
  3. Ainda estou à distância de dois anos de fazer uma currículo "a sério". Mas acho que deve ser sempre personalizado. Tu também podes jogar com isso. Claro que é tentar adivinhar a personalidade das pessoas. É uma jogada de risco e às vezes, aqueles que nos parecem mais criativos, não são. Bem, acho que seja qual for a área, deves destacar-te sendo original. O teu currículo vai ser a tua imagem, a tua cara. E isso não pretendes mudar porque vais ser tu mesma no teu emprego e prezar o conteúdo do teu currículo. Acho o modelo do europass aborrecido!

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo. Apenas acho que me sinto muito ansiosa em arriscar porque o mercado de trabalho não está para brincadeiras. Além disso, passei imenso tempo em fóruns a tentar desvendar a formula para o sucesso e fiquei bastante surpreendida ao ver que, ao contrário do que os meus professores me diziam, quem dizia participar em recrutamentos prefere o Europass por preguiça. Como está tudo distribuído de forma igual, não têm de se chatear muito. Mas é como dizes, o meu currículo sou eu e eu gosto que me associem a coisas aborrecidas! xx

      Eliminar
  4. Olá,
    Eu passei exatamente por isso tudo quando sai na faculdade ano passado. Engraçado que moramos em continentes diferentes e os medos são os mesmos! haha
    É difícil ser adulta, criar responsabilidade e trabalhar sério, eu poderia somente estudar o resto da minha vida, mas também preciso trabalhar. Aqui no Brasil esta uma crise terrível, e o desemprego esta em todos os lugares, infelizmente estou tendo muita dificuldade de trabalhar. Mas, o importante é não desistir! :)

    Estou a seguir seu blog agora, volto mais vezes!

    Xoxo|| Yasmin
    http://fashionfinissima.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, as coisas por aqui também estão bastante semelhantes. Está uma crise horrível e casa vez há menos postos de trabalho, principalmente para recém licenciados. Força! Vais ver que vais conseguir alguma coisa! :) xx

      Eliminar

Obrigada por lerem e comentarem!
Quando me fazem perguntas eu respondo aqui, directamente no comentário.
Beijinhos ♡

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...