Pages

Header bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader banner

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Livros que valem a pena: As Memórias de Uma Gueixa


A cultura japonesa sempre me fascinou. As cores, a música, a moda, a gastronomia, tudo me pode levar a perder horas na internet a conhecer mais sobre este enorme e variado país. Posto isto, não admira que o livro As Memórias de Uma Gueixa sempre fosse um dos livros que tinha imensa curiosidade em ler.
Ao contrário do que gosto de fazer, vi o filme antes de ler o livro (sim, eu sou uma daquelas pessoas) e adorei. Desde aí que queria pegar no romance, mas tinha sempre outros que acabavam por chegar primeiro. Até que, quando fui a Londres, a HMV estava a fazer uma daquelas promoções de "compre 3 pague 2" e aí nem pensei duas vezes. Peguei neste, no Fahrenheit 421 e em outro que já não me lembro e voltei para Lisboa toda feliz da vida.
O filme é a adaptação do romance, portanto a história é essencialmente a mesma, mas há algo em ler o livro que não se compara ao ver o filme. Ao ser escrito na primeira pessoa, entramos na mente de Chiyo, uma criança de uma pequena vila piscatória, até se tornar Sayuri, a geisha mais famosa de Kyoto, e acabamos por ser imersos nas suas motivações, paixões e angustias. Compreendemos o seu desespero perante a forma como é tratada em criança e quanto isso a influencia enquanto mulher. Paralelamente, temos os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, que mostra uma breve visão do lado japónico (o que é refrescante porque nestes temas há sempre uma hegemonia americana) e da forma como os americanos eram vistos pelos japoneses durante o conflito.
É uma história de amor, sem dúvida, mas o romance vai muito além disso. Penso que essa seja a razão porque me marcou tanto. É daqueles livros em que se vira a última página e ficamos a processar tudo o que lemos. A história evolui devagar e é preciso ter paciência para um início meio parado mas depois melhora e há tensão em cada página, o que nos faz ficar até às tantas da manhã a tentar descobrir o que vai acontecer a seguir. Sinceramente, só de escrever este post está a dar-me uma vontade enorme de lê-lo pela terceira vez. Não se preocupem caso já tenham visto o filme, há muita coisa diferente, tanto que o desfecho não é igual ao da adaptação cinematográfica.

Já leram As Memórias de Uma Geixa? Que livros vos marcaram?

FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST

4 comentários:

  1. Nunca li o livro, mas vi o filme e adorei.
    xx
    Blog: adonadasushi.blogspot.pt
    New F-Page: facebook.com/blogdadonadasushi


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O filme é excelente mas o livro arruma-o num cantinho! xx

      Eliminar
  2. Já ouvi falar maravilhas deste livro, tenho que arranjar um tempinho para o ler!

    ResponderEliminar

Obrigada por lerem e comentarem!
Quando me fazem perguntas eu respondo aqui, directamente no comentário.
Beijinhos ♡

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...