... para ficar totalmente imenso noutro mundo
Memoirs of a Geisha / Life of Pi
Já falei de ambos por aqui mas foram aqueles livros que lia nos piores lugares e, quando não estava a ler, só pensava na história e como ia prosseguir. Nenhuma das duas obras deve ser novidade, ambos foram adaptados no cinema com bastante sucesso, mas o livro leva-nos muito mais além da história contada no grande ecrã. Entrar nos detalhes dos dias de Pi perdido no oceano com Richard Parker ou na mudança drástica da vida Chiyo como uma glamorosa Geisha e a entrada na II Guerra Mundial, é perfeito para ficar perdido noutra realidade bem contada.
... para ficar irritado por ter gasto dinheiro em fanfiction
13 Little Blue Envelopes
Comprei este livro quando descobri o universo YA. Andava lançada e feliz da vida até ter perdido uma semana - sim, porque quando odeio um livro levo aaaaanos a terminá-lo - da minha vida nestas páginas. Está mal escrito, a história é fraca, demasiado fantasiosa e extremamente infantil, até para o género que se insere. É suposto ser sentimental e o final fica em aberto porque queriam lançar um segundo, o The Last Little Blue Envelope. Uma coisa é um bom livro deixar questões por responder, outro é impor ao leitor que compre a sequela se quer saber o desfecho. Até eu, que odeio não ter colecções e histórias terminadas, pensei logo f*ck that!
Will Grayson, Will Grayson
Quando tive a ideia de fazer este post, pensei logo "tenho de o ler novamente", o que é sempre bom sinal. É uma história leve, com um bom significado, mas o que o destingue é o bom humor. Aquele humor sarcástico e over the top que eu adoro. Muitas vezes ri que nem um pato engasgado no metro para não soltar uma gargalhada. Além disso, também é uma história fofa de amizade.
... para dizer "li um clássico que nunca vai ser filme"
The Catcher in the Rye
Nunca vos dá aquela vontade de ser snobs? Ou simplesmente de estar numa sala com pessoas obviamente mais inteligentes que vocês e pensam "porra, preciso de pensar em algo esperto para dizer", bem, conheçam o The Catcher in the Rye.
Este livro levanta sempre um debate, Holden Caulfield: puto irritante ou espelho da hipocrisia humana? É um clássico americano, pequeno e fácil de ler, e Holden tornou-se um símbolo da rebeldia adolescente.
A parte interessante é que, ao contrário de muitos clássicos, esta obra nunca se tornou um filme. Apesar de Salinger querer fazê-lo inicialmente, mais tarde o autor recusou-se a vender os direitos da história (inclusive a Spielberg) porque acho que separar o tom dos pensamentos de Caulfield e a forma como trata o leitor da história da narrativa na primeira pessoa ia arruinar a personagem.
Vá, podem ser só pseudo-intelectuais, mas é um óptimo tema de conversa.
The Picture of Dorian Gray / Dr. Jekyll and Mr. Hyde / Frankenstein
*Ponham a tocar a música dos ficheiros secretos.*
Dr. de respeito da era Victoriana chamado Je Kyll (je=eu; Kyll=mato) e o seu lado negro escondido chamado Mr. Hyde?!
O Frankenstein realmente é o monstro MAS não é a criação?! tan tan taaaaan.
Um homem altamente distorcido (pun intended) onde a sua liberdade é a sua prisão?!
Não, não são as novas personagens d'A Herdeira da TVI, são clássicos bem interessantes que revelam o quanto o ser humano é lixo, basicamente.
... para destruir o vosso mundo Disney
Peter Pan
Podia ter escolhido qualquer outra história, principalmente do universo das Princesas, era tão mais fácil. Mas decidi escolher o Peter Pan por uma simples razão: nunca foi o meu favorito. Isto quer dizer que nunca tive expectativas sequer. Mas daaaamn, a Sininho é uma cabra, o Peter Pan tem sérios problemas e a Wendy precisa só de um terço do feminismo de 2017.
Além disso fiz a minha tese de seminário com base nesta obra, só isso destrói qualquer magia.
Tens aí umas boas reliquias, gostava de ler o "Dorian Grey" e fiquei com curiosidade em relação ao "The Catcher in the Rye". Nunc ali nenhum dessa tua lista.
ResponderEliminarDe todos, conheço apenas o Dorian Grey. De resto, nunca li nenhum mas Memoirs of a Geisha e Will Grayson foram os que me cativaram com a tua descrição.
ResponderEliminarNunca li nenhuma das obras apresentadas, mas fiquei curiosa com o clássico "The Cather in the Rye" e, sobretudo, com o Peter Pan!! Amo a Disney e essa obra parece ser o completo oposto do que ela representa!!
ResponderEliminarPASSATEMPO A DECORRER: https://bolacha-mariaa.blogspot.pt/2017/09/1-passatempo-especial-50-seguidores.html
Olha, eu cá não gosto de ler no geral. Gosto de Anime, BD's, e Game of Thrones. De resto não te posso dizer que já li mais, porque na verdade, não gosto xD
ResponderEliminarGet Up, Makeup || Facebook || Instagram ♡
Li vários desses livros :D nunca li "Memórias de uma Gueixa", mas fiquei curiosa. Também nunca li o dos envelopes e acho que vou dispensar :p os outros li todos, adoro o do Salinger (e sei que muita gente o odeia - mas eu li os quatro livros publicados do autor e nunca vou compreender como). Concordo a 100% com o Peter Pan, mesmo no filme de animação da Disney a Sininho tem comportamentos bizarros... revi recentemente e fiquei meio parva. O Dorian Gray, e Oscar Wilde em geral, é dos meus preferidos de sempre!
ResponderEliminarhttp://barbarareviewsbooks.blogspot.pt/
Nunca li nenhum desses, mas tens aí livros interessantes :)
ResponderEliminarGosto imenso de ler para descontrair do dia-a-dia.
Beijinho,
Daniela
Blog | Facebook | Instagram
Da tua lista apenas li o "will grayson, will grayson" e adorei completamente! Sou um bocado céptica no que toca a este tipo de narrativas de adolescentes e suas problemáticas mas adorei o twist e a própria escrita que o autor deu às personagens! É uma história super leve mas ao mesmo tempo tem uma profundidade enorme :o
ResponderEliminarE confesso que me prendeste com o "The Catcher in the Rye", não conhecia mas fiquei curiosa, tenho que ir dar uma vista de olhos ihih
Beijinhos,
www.anaslogic.com
Ainda não li nenhum desses livros!
ResponderEliminarBeijinhos
THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER