Pages

Header bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader banner

quarta-feira, 13 de abril de 2016

6 mudanças para uma alimentação mais saudável



1. Cortar nos hidratos à noite. A história do "jantar leve" já é velha. Hoje já todas ouvimos em algum lado que à noite não se deve ingerir hidratos. Porquê? Porque são fontes de energia que não vão ser gastos. Alguma proteína e vegetais são a melhor opção antes de deitar.

2. Cortar no leite. Ao contrário do que se acredita o leite não é necessário para o ser humano adulto. Além de inchar imenso, o leite contém imensas hormonas (e até pus) que não fazem nada bem ao nosso corpo. Substituir o leite matinal por um sumo de laranja ou um chá (que contém alguma cafeína) é uma opção muito mais saudável.

3. Apostar nos cereais integrais. Sejam eles o pão, flocos ou até massas. Vão sentir-se saciados por muito mais tempo e não dão ao vosso corpo picos de açúcar. 

4. Despeçam-se do açúcar gradualmente. Um bocadinho de açúcar no sumo, no café, no iogurte, nos cereais, ao final do dia, dá uma quantidade absurda de açúcar que ingerimos. Apesar de nem sempre conseguirmos controlar o que vem nos nossos alimentos, podemos ir contando na adição que fazemos nós mesmos. O café, por exemplo, é fácil de ir cortando até nos habituarmos ao sabor amargo. As pequenas mudanças dão grandes resultados.

5. Aprender a ler rótulos. Quando vamos às compras nem sempre reparamos no que colocamos no carrinho. Por vezes a marca a qual estamos habituados não é a melhor e não há nada melhor que ler os rótulos. Só porque um alimento diz que é baixo em açúcar não quer dizer que não abuse nas gorduras. É sempre positivo ir às compras com tempo e cabeça para fazer melhores escolhas no acto da compra. 

6. Não comprem docinhos para a vossa casa. Lembro de, quando era mais nova, querer ter uma gaveta com snacks para quando amigos me fossem visitar. Péssima ideia. Quando compramos snacks menos saudáveis, a maioria de nós não descansa até terminarem. Já estão prontos, não dão trabalho e sabem melhor. A questão é: se não houver as bolachas em casa, não têm outra hipótese senão agarrar numa peça de fruta. A pouco e pouco, deixam de sentir vontade de comer gordisses. 

Não se esqueçam que é importante haver equilíbrio. Cortar com tudo, vai fazer com que passado uns dias ou uma semana comecem a desejar certos alimentos e acabem num binging fest. Se querem ir ao Starbucks, vão ao Starbucks. Se querem is ao Santini's ou à Nutellaria, disfrutem-no. Depois quando chegarem a casa jantem uma saladinha e não vale a pena pensar mais nisso. 

Além disso, não se esqueçam que a felicidade é mais importante que qualquer dieta. E não sou eu que o digo, são os cientistas (podem ler mais aqui).

Já aderiram a alguma destas mudanças no vosso dia-a-dia? Que pequenas decisões tomam para melhorar a vossa alimentação? Partilhem as vossas dicas nos comentários que o Verão está perto e estamos todas juntas nisto! 

FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST

27 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar que o leite não era tão necessário com se acredita, mas escelentes dicas! Beijinhos :)

    NINETEEN MOONS

    ResponderEliminar
  2. Dicas que se feitas, não há falhas no emagrecimento <3 TOP!
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
  3. Olá Marta! Deixas-te umas boas dicas, contudo confesso que por vezes peco em algumas eheh mas estou a fazer um esforço para melhorar a minha alimentação.
    Muito bom post! Vai ajudar alguém com certeza :)
    Um beijinho querida <3

    ResponderEliminar
  4. Eu tinha o péssimo hábito de beber sumos à refeição... Agora bebo sempre água (exceto quando vou jantar fora). Foi uma mudança pequena mas que fez muita diferença em termos de açúcar ingerido :)

    www.fineclic.com

    ResponderEliminar
  5. O aprender a ler rótulos já está e ultimamente também não como hidratos de carbono à noite. Para mim, o mais difícil mesmo é deixar os chocolates.. Enfim, aos poucos vai-se lá. Gostei muito do post!

    Beijinho, lookingfor-more

    ResponderEliminar
  6. Cumpro a 100% o ponto 5, não uso açúcar extra em nada! Desabituei-me e agora não custa, até gosto mais.
    Quanto aos outros ponto, estão a 75%! Tirando o leite que, infelizmente, não consigo deixar de beber (não gosto de chá, de todo).

    Marli, do My Own Anatomy ✫

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre podes tentar por substituir por leite de soja, amêndoas, coco, etc. Há imensas alternativas para poderes continuar a disfrutar do leite.
      O preço é que continua a ser o problema...

      Eliminar
  7. Excelentes dicas! O que me obrigo a fazer é beber mais água e de resto faço mais ou menos o que sugeres!:p

    beijinhos, http://saltosecomputadores.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Obrigada pelo comentário linda :)
    Concordo contigo em quase tudo e até sigo a maioria destes pontos, inconscientemente já. Só não sou capaz de não ter doces em casa: os que tenho duram e duram (aqueles chocolatinhos das épocas festivas e algumas bolachas mais calóricas). Ter a noção de que se quiser comê-los, eles estarão lá, ajuda-me a não querer comer doces 24h sobre 24h. Um pouco de psicologia inversa, digamos: sempre que sei que não tenho algo porque alguém acha que não devo comer, é quando mais faço por comer essa coisa :P
    Outra dica que deixo é: comer frutos secos. Saciam e são saudáveis e são óptimos snacks :) xx

    LIVRE SIRÈNEFB PAGEINSTAGRAMLATEST POST

    ResponderEliminar
  9. Já faço tudo o que apontas neste post e faz toda a diferença! Essas pequenas coisas, acompanhadas de muita agua e algum workout é do melhor! :D

    xoxo
    Hey Sunshine
    NEW POST

    ResponderEliminar
  10. Olá querida, hoje o que mais faço é mesmo ler rótulos, pareço uma maluca no supermercado...Haha...O que me ajudou imenso foi cortar todos os alimentos de origem animal e substituí-los pelas opções vegetais como o leite de amêndoas, o iogurte e a manteiga de soja. Ainda não consegui cortar os hidratos a noite. Mas é uma excelente dica e gostava de conseguir.
    Beijinho
    http://themarielement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Estas dicas serão muito úteis para mim querida :D
    Tenho que eliminar o açúcar de vez, não só pela a saúde mas também pelo bem estar linda !
    Beijinhos Jasmim ** | Blog da Jasmim | Fan Page Facebook - New | Instagram

    ResponderEliminar
  12. Excelentes dicas mesmo, fazem toda a diferença! Também fui deixando o leite nos últimos meses e noto muita diferença. Quanto aos snacks eu bem tento, mas a minha mãe enche-me a casa deles! Ahah.
    beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  13. okok Apesar de eu ser um viciada em doces concordo contigo, e como food blogger não tenho nada mais que possa dizer de que tens razão, especialmente quando falamos de leite. O nosso corpo não foi concebido para digerir-mos o leite :p Se ficares curiosa posso fazer um post sobre isso :p eheh
    Beijinho
    http://mypinklatte.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Dicas impecáveis!
    Adorei *.*
    http://diaryofalittlebee.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Óptimas dicas !
    O leite já deixei de beber e hidratos a noite tambem tento cortar sempre !

    Beijinho, Juliana .
    http://violetrend.blogspot.pt/?m=0

    ResponderEliminar
  16. Finalmente um bom post sobre alimentação. Adorei :) vou ver se começo a minha dieta de verao ahah beijocas linda

    ResponderEliminar
  17. Obrigada! ♥
    Ótimas dicas! Quero MESMO cortar no leite!
    http://keepcalmandshopvintage.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Olha que belas dicas! Ando nessa de tentar cortar no leite e no açúcar...vamos lá ver como corre!

    Jiji

    ResponderEliminar
  19. O leite já foi eliminado da minha alimentação. Só por vezes nos batidos é que ainda uso, mas estou a tentar habituar-me a usar só o de soja.
    Quanto aos açúcares e doces... bem, acho que isso será o último passo. Sou realmente viciada em doces :/

    Beijinho
    Daniela
    Blog | Youtube | Facebook | Instagram | Snapchat: cidadedopecado

    ResponderEliminar
  20. Concordo demais com a primeira, e já faz bastante tempo que cortei leite da minha vida, raramente tomo. Adorei o post, beijos!

    http://karolmennezes.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  21. Os rótulos são o meu calcanhar de Aquiles, simplesmente não compreendo nada daquilo. Quanto aos doces em casa... não costumo consumi-los diária ou semanalmente, mas quando há, desaparecem num abrir e piscar de olhos, o que é terrível, eu sei.

    Talvez um dia consiga ter uma alimentação saudável.

    ResponderEliminar
  22. São pequenas mudanças que tenho mesmo de fazer! Já comecei a cortar no leite, mas como é certo, não chega...

    beijinho,
    Priceless Ambition

    ResponderEliminar
  23. Já faço a maioria das coisas! Às vezes não me lembro de ler os rótulos e para mim o ponto 7 não faz diferença porque fui aprendendo a resistir, tendo em conta que não moro sozinha e sou a única em casa que quis cortar nos açúcares! Até faço questão de ter nas minhas gavetas um pacote de barrinhas Kinder, que são a minha fraqueza! Quando me apetece lá tiro uma barra... E é raro comer mais que uma por dia e nem todos os dias como!

    Mas apesar de serem dicas que já tinha adoptado, acho que este foi um post muito útil! Gostei muito!

    Beijinhos!

    Carolina
    [en] joy. by C. | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  24. Li várias coisas a respeito do leite e venho tentando cortar, mas parece impossivel :(
    Amei as dicas.
    Beijos.

    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  25. Excelentes dicas!
    Beijinhos

    http://chocopink89.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada por lerem e comentarem!
Quando me fazem perguntas eu respondo aqui, directamente no comentário.
Beijinhos ♡

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...