Pages

Header bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader banner

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Máscara ou maquilhagem?


Há uns dias o meu namorado contou-me que, lá no trabalho dele, a conversa foi sobre maquilhagem. Ao que parece uma das colegas dele refere-se a uma maquilhagem completa de "máscara". Pelo que compreendi, usar sombras é ok, base tudo normal, mas acrescentando-se um bronzer e um blush já a coisa é muito plástica (falando de coisas feitas com bom gosto, não daquelas aplicações à palhaço). É certo que opiniões são opiniões, mas perece-me que chamar "máscara" a uma maquilhagem completa é um pouco derrogatório.

Infelizmente não tenho skills de artista da M.A.C, portanto alterar as minhas feições naturais está muito além das minhas capacidades. Possivelmente, em comparação  com a minha pele limpa, parece que sofri um downgrade (o meu namorado diz que não, mas é a função dele). Mas "máscara"? Nunca me tinha apercebido que maquilhagem vinha com o efeito Miley/Hannah Montana ou Bruce Wayne/Batman. 

Sinceramente, o termo soa-me a algo que a minha avó diria. Como se me arranjasse na eventualidade de encontrar o filho solteiro do Sr. Silvino que agora é bancário. Quando casar com o Silvino junior já posso parar de me arranjar e engordar 20kg. Esta mentalidade de avó é aquela que acha que as dondocas que usam batom vermelho são umas vagabundas atrás dos maridos das outras. Lamento, mas pensava que já tínhamos evoluído mais um bocadinho.

Ironicamente, a rapariga em questão parece interessar-se por maquilhagem. Acho que vai ser engraçado, caso esse interesse evolua, ver se muda de opinião. Porque também me lembro de um tempo que achava contorno e blush uma abominação para uma maquilhagem do dia-a-dia. Algo para a Kim Kardashian ou para drag queens (desculpem a redundância). Hoje aqui estamos nós.

Em relação à pergunta inicial, chamem-lhe o que quiserem. Eu adoro maquilhar-me. Possivelmente se me baterem com uma almofada branca vai ficar lá uma impressão bem colorida. E eu vou rir, retocar e viver feliz com a minha carinha. Agora não é "máscara" nenhuma porque não me muda em nada. Não fico menos confiante, infeliz ou perturbada quando não estou pintada. Acho que a máscara está na atitude. Quando, por exemplo, se espera que a pessoa não esteja por perto para lhe chamar "máscara".

Ps. Eu conheci a rapariga e ela é bastante simpática, apenas fiquei a pensar na questão das "máscaras". No shade intended. 

Qual a vossa opinião sobre o assunto? Acham que uma maquilhagem completa é uma máscara? 

FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST

39 comentários:

  1. Não acho que seja uma máscara, mas também tem gente que exagera.. e ai acho que pode virar uma máscara sim hahaha
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderEliminar
  2. eu adoro maquilhar-me e sinceramente acho que os produtos que cada uma utiliza não condicionam em nada. Usar pó bronzeador, blush ou outro cabe a cada uma escolher. A opinião dos outros não deve interferir com a forma como nos sentimos.
    beijinhos
    http://sarameirelesthesnowwhite.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Tá tudo dito aqui! Máscaras só de Carnaval ou, lá está, na personalidade.

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  4. acho que a maquiagem serve para usarmos com sabedoria, arrumar uma espinha aqui, um olheira ali, não acredito que seja uma máscara, todos mundo tem o direito de se sentir melhor, do seu jeitinho. Claro que tem gente que exagera, mas acredito que as pessoas que exageram só fazem isso para entrar nos padrões de beleza impostos pela sociedade. Não é uma mascara é algo que faz a gente se sentir melhor. Só porque cobrimos algumas imperfeições, não vejo problemas - sério.
    Se não, qualquer coisa pode ser considerada uma máscara, a galera que compra roupa de marca, na tintura do cabelo, na academia para ter um corpinho bonitinho para olharem...etc etc
    beijos
    Um Mundo Em Duas 

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro maquilhagem e tenho aprendido imenso com ela, mas para o dia-a-dia não uso "full face". Simplesmente acho que não é necessário mas há quem goste e compreendo perfeitamente. Talvez essa rapariga mude de opinião quando começar a desenvolver mais o gosto. "Máscara" acho que apenas usam os palhaços ahahah
    Beijinhos
    www.walldrawingss.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Marta concordo plenamente com a tua opinião. Não acho que a maquilhagem seja uma "mascara" aliás depende da interpretação de cada um,é como disseste com ou sem maquilhagem não me fico infeliz ou perco a confiança maquilho me simplesmente porque gosto, é como foi dito num comentário aí em cima, mascaras só mesmo para o Carnaval .
    Abordaste um tema muito interessante .

    beijinhos xx
    http://izamaragama.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Adoro maquilhar-me e não acho que se possa comparar a uma máscara. Acho que só fica uma mascara se a pessoa escolher uma base muito mais escura que o tom de pele.

    http://www.fineclic.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Acho que existem mulheres que caem num contracenso tremendo tentando na maior parte das vezes transparecer algo que não corresponde propriamente à verdade. Existem sim tipos de maquilhagem que fazem efeito máscara (como já referiram as de carnaval) as outras são impulsos de dia a dia que ajudam alguém a sentir se bonita e confortável. Nesse caso a roupa também confere um título de máscara?!

    Beijinhos Marta, excelente abordagem!
    Fashion She Wrote

    ResponderEliminar
  9. Tambem nao acho que uma mascara seja tudo XD
    Enfim as pessoas tem uma logica por vezes estranha +-+

    taggei-te numa tag! ;)
    http://ladynaipes.blogspot.pt/2015/08/tag-11-factos.html

    *hugs da naipes*

    ResponderEliminar
  10. Obrigada! ♥
    Para mim a maquilhagem é o meu momento de lazer. Onde posso desfrutar e aprender... É sabedoria, muita sabedoria!
    http://keepcalmandshopvintage.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Acho que há gente que exagera bastante. Eu gosto de usar maquilhagem soft e "disfarçada". Só abuso mais no batom confesso, é o que chama mais atenção ahah Mas vejo montes de pessoas com a maquilhagem completa e não acho que seja uma máscara! Claro que há pessoas que exageram na quantidade de base que colocam ou etc mas sem exagero uma maquilhagem completa é só isso... maquilhagem!

    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Já assisti a alguns casos em que sim, a maquilhagem era uma máscara. E, ainda por cima, muito mal feita. Contudo, no geral e para quem sabe o que está a fazer, não é uma máscara. Não é nenhum alter ego nem muito menos motivo para chamar à atenção.

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Adorei o texto! E penso exactamente como tu, acho que hoje em dia ainda há muita gente a ver a maquilhagem com um lado mau, eu não acho que a maquilhagem nos faz mais ou menos fúteis por exemplo, e não , não é uma máscara pois como dizes é tudo uma questão de atitude. Também adoro me maquilhar e vou continua-lo a fazê-lo :)
    Beijinhooos
    http://magsbeauty.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Acho que só poderia passar a ser máscara quando de facto nos muda imenso como aqueles vídeos ou fotografias que vemos por este mundo cibernético fora em que há uma transformação enorme e chegam a parecer pessoas totalmente diferentes, agora só por usar blush ou bronzer já é falso? Não concordo. Desde que não se caia em exagero na quantidade de produto que se usa não considero que seja uma máscara.

    ResponderEliminar
  15. Não de todo. A maquilhagem completa apenas ajuda a realçar as feições do nosso rosto, tornando-as mais evidentes e mais bonitas. Eu adoro maquilhar-me e fazer a maquilhagem completa. Infelizmente ainda à muita gente que acha isto uma coisa muito chic e fora do normal. Adorei o texto querida. :) Muitos beijinhos
    www.beautybyjoana.com

    ResponderEliminar
  16. Como diz a Nikkie Tutorials: "Make-up is for when you whant to feel hella good!". Eu AMO ver drag-queens a maquilhar-se, quais profissionais da MAC? Drag Queens conseguem transformar o rosto de um homem, no de uma mulher sensual (pesquisa Willam, Raja Gemini)! A mim parece-me mais mascara usar uma base mais escura para "aquecer o rosto" ou muito mais clara! Eu quando me maquilho uso tudo a que tenho direito, se me faz sentir bem, se o faço para mim, vou deixar de fazer pelo que as outras pessoas acham? Não usem elas, não as obrigamos a nada!
    Vivo numa vila minuscula onde por usar um cat-eye e batom vermelho olham para mim na rua! Oh, well... Não sou frasco de nutela para agradar a toda a gente, por isso entendo essa de máscara e futilidade!
    Beijinhos
    Flash'sByCinhaPacheco

    ResponderEliminar
  17. Querida Marta já ouvi de alguém (por sinal ignorante) a expressão "Betume na cara"! Obviamente, parece-me que pela vida desta gente só passam "aves raras", pois alguém com uma maquilhagem adequada às suas características, não fica com o rosto alterado, ou irreconhecível!

    Podes ter uma maquilhagem super completa, com uma pele fantástica, um olho bem trabalhado, mas não deixas de ser tu, se tudo se conjugar bem, e claro, sem exageros! É preciso peso e medida, realçando o que de melhor temos e disfarçando o que não interessa! :)

    Um beijinho,

    Sandra, www.bloguicesdasandra.com

    ResponderEliminar
  18. Uma make bem feita vale a pena usar
    Venha participar do sorteio de 03 anos.
    Canal: https://youtu.be/EgeQXJjUpSQ
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  19. Lindo seu Blog.Parabéns❤
    Então, eu não concordo,sabe Sobre a "mascara".Amo sentar na frente de um espelho e me maquiar, me faz sim me sentir mais bonita,feliz,amo maquiagem,claro,creio que deva existir o equilibrio para acabar nao extrapolando. A maquiagem ta ai para realçar o que a pessoa tem de mais bonito e neutralizar aquilo que não a agrada.Beijoos !

    ❤www.coisasdealisprick.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  20. Ahahah, obrigado querida <3 facilmente se usaria a roupa de Homem numa mulher, portanto não seria muito estranho :D
    Sim, estes looks acabam por ser perigosos nesse sentido. São ótimos para os dias em que "não sei o que vestir mas já pensei em tudo!" como referes o mesmo com o cabelo :P Ahahah

    Eu AMO ver uma mulher maquilhada e bem cuidada nesse sentido... Mas há pessoas que passam a linha do exagero. Cheguei a ver amigas minhas com kilos de base na cara e com sombras que as faziam parecer um panda... Só me apetecia perguntar-lhes o porquê de tanto exagero quando o menos acaba por fazer maior diferença... Contudo, lá me remeti ao meu silêncio e fiquei naquilo que me pareceu :P

    NEW POST: Do you like my choices?
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  21. Concordo plenamente contigo, desde que não se exagere não é nenhuma máscara

    Beijinhos
    Pretty Little Stories | 30 euros Zara Giveaway


    ResponderEliminar
  22. Para ser sincera, acho que tudo depende do tom/intenção com que ela disse "máscara" :)

    Pode ter sido sem malícia, ainda para mais se ela própria gosta de maquilhagem!

    Giveaway - www.mykindofjoy.com

    ResponderEliminar
  23. Obrigado!! Eu não costumo usar muita maquilhagem, também ainda sou nova e sofri muito de acne então acabei por não ter muito interesse no assunto! :)

    http://photographybyvania.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. Eu uso muito maquilhagem. Adoro aprender e adoro inventar. Não acho que seja uma máscara, pelo menos para mim, porque não tenho problema nenhum em sair à rua de cara lavada. Secalhar há pessoas que exageram, eu própria à vezes começo por achar que vou fazer algo soft e acabo com um esfumado que para algumas pessoas pode ser exagero para o dia a dia. Tem tudo a ver com peso e medida, e com o que cada pessoa se sente bem a fazer :)

    ResponderEliminar
  25. Maquilhagem, obviamente. Máscara é o que eu uso para as pestanas.
    Se as pessoas se souberem maquilhar não há cá máscaras... Enfim
    Beijinhos ♡
    Valentino, My Dear Blog | Valentino, My Dear Facebook

    ResponderEliminar
  26. Maquiagem quando bem usada só valoriza a mulher, máscara uso nos cilios ou então aquelas de carnaval hahahahaa

    Bjuuuuuu
    http://www.blogjumedeiros.com/

    ResponderEliminar
  27. I'm sad that I don't understand what you are writing, 'cause the picture is very pretty and interesting!

    http://industrialbarbie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  28. Ainn..imagina. Acho que maquiagem ta aí pra gente ficar mais bonita.
    Quem reclama muito é por que ou não sabe fazer nada oo não usa mesmo.
    Eu amo me maquiar.



    Bjim ...
    blog Usei Hoje

    ResponderEliminar
  29. Oiiie, na minha opnião maquiagem quando usada para melhorar
    algo né sempre valida, assim faz a valorização do rosto da mulher,
    Maaais também existem pessoas que exageram um pouco e acabam realmente
    fazendo uma mascara,
    Mais esse é um ponto com várias opiniões, mais adorei a abordagem!
    beeijos

    http://www.feminicescorderosa.com/

    ResponderEliminar
  30. Eu acho muito estranho sei la a maquilhagem, gostei desse termo, imagine só o cara ver a mulher lá toda linda produzida e quando é a noite que arranca aquele tanto de kg de maquiagem não é nada daquilo? Sem contar que maquiagem em excesso acaba com a pele, todas as mulheres inclusive minha mãe que jão senhoras e tem um rosto jovem sempre falam a mesma coisa: que não utiliza maquiagem.

    http://www.caprichadissimas.com.br/
    Siga no instagram -> @blogcaprichadissimas
    Beeeeeijos!!

    ResponderEliminar
  31. Acho esse pensamento tão retrógado! Como li há uns tempos num blog que, aparentemente, numa reportagem televisiva, um homem disse que se a mulher dele usasse maquilhagem, pedia o divórcio. Desculpa, o quê? Também eu pensei que essas mentalidades não existiam...
    Não uso muita maquilhagem, quando uso é sempre cat eye e lábios da cor que achar conveniente, mas essas ideiazinhas ultrapassam-me. Não consigo compreender... Foi um óptimo post :)
    xoxo, Ana

    The Insomniac Owl Blog
    Banggood International Giveaway

    ResponderEliminar
  32. Acho que sempre tem a ver da mulher se auto denegrir, ou da idealização da mulher perfeita. Amo maquiagem e não tem ninguem que pode mudar o que eu acho! Alguns machismos me irritam :[
    Beijos ♡
    Blog: http://carolbrasileiro.com.br/
    Fan Page: facebook/blogcarolbrasileiro

    ResponderEliminar
  33. Ah gosto é gosto né?
    Acho que se você não gosta de uma coisa basta não aderir. Ficar criticando que é chato!
    haha

    Beijo
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderEliminar
  34. Eu nãooooo vivo sem mascara. Adorei o post

    Beijinhoooo

    Meu blog: http://dar-nas-vistas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  35. eu adoro maquilhar-me, mas não acho que ando na rua de máscara ahah

    ResponderEliminar
  36. eu também tinha essa opinião pois até a um ano atrás não me maquilhava e achava que quem o fazia queria esconder algo. uma perfeita parvoíce, hoje em dia sou fã e não sei como vivi tanto tempo sem ela. se pudermos estar mais bonitas, mais confiantes qual é mesmo o problema? o essencial continua lá dentro. beijo

    ResponderEliminar
  37. Maquilhagem bem feita é um desafio mesmo para todas as mulheres como todas sabemos.
    Mas com pratica, todas vamos lá :)
    Já agora, adorei o blog e já te estou a seguir :)
    Beijinho, Andreia Silva

    www.redcarpeteveryday.blogspot.com

    ResponderEliminar
  38. Estou contigo, mas entendo a interpretação dela - em todo o caso, não concordo. Não é a maquilhagem que vai melhorar quem somos, portanto... :) melhorar o nosso aspecto deve ser algo positivo, e não motivo de crítica! Mas se começarmos a falar de exageros, então aí sou capaz de começar a concordar com ela! :p

    Gostei que falasses da questão do batom vermelho - primeiro que eu convencesse algumas pessoas de que não adiantava criticarem e dizerem que parecia uma "badalhoca", foi um suplício ahah

    Jiji

    * GIVEAWAY - Ganha um Colar + Pulseira + 3 anéis da Coolares *

    ResponderEliminar

Obrigada por lerem e comentarem!
Quando me fazem perguntas eu respondo aqui, directamente no comentário.
Beijinhos ♡

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...