Pages

Header bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader banner

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

THE END.

Majestic Marta

Não sei se vou conseguir acabar este post sem estar a chorar (funny fact: escrevi esta frase e vieram-me lágrimas aos olhos). Hoje é literalmente o último dia em que vou estar na The Walt Disney Company em Madrid (bem, pelo menos por agora e como estagiária).

Já disse algumas vezes que sempre fui uma pessoa sem grandes objectivos de carreira. Já estava na universidade quando pensei que gostava de trabalhar numa revista de moda ou na Disney, simplesmente porque são coisas que gosto a sério. Nunca mas nunca pensei pudesse vir a concretizá-las (e consegui ambas como estagiária) mas, de ambas, a Disney parecia a mais impossível. 

Ao longo dos posts que fui fazendo, acho que deixei evidente o quanto feliz estive por aqui e o quanto enriquecedora foi esta experiência. Mas aquilo que mais vou levar comigo é a abertura de todos os que conheci.

Quando disse que vinha para Madrid, a maioria das pessoas avisou-me que o espanhóis são muito fechados, arrogantes com estrangeiros, que não se esforçam para nos entender. A tomar por culo, não podia ter tido uma experiência mais oposta. Todos se esforçaram para me entender desde o dia 1, tinham curiosidade na diferença linguística do português vs. espanhol e ainda tentam aprender inglês (o calcanhar de Aquiles linguístico dos espanhóis) connosco. O mais importante: não há ninguém, ninguém, que não me tenha estendido a mão nesta fase em que vou ficar sem trabalho. Até locutores, com que trabalhei apenas uma ou duas vezes, me pediram o CV. Só para terem comparação, na ELLE esqueceram-se de quando era o meu último dia e pediram-me para fazer 4 artigos nesses mesmo dia antes de me ir embora porque uma editora de despediu (funny fact nr.2: tiraram a minha assinatura de 3 deles.)

Há muito em que esta experiência me fez crescer. Em termos de independência, profissionais, abertura de horizontes mas, muito honestamente, este estágio voltou a dar-me esperança nas pessoas. Ensinou-me que bons profissionais não se espezinham (coisa que, até agora, sempre vi acontecer em Portugal). Ensinou-me que o trabalho de equipa é mais eficiente e mostrou-me a diferença entre um líder e um chefe (aquilo que sabemos bem em teoria mas que é raro vermos em prática). Por outro lado também aprendi que, no contexto laboral, somos todos um número. Por muito bons que sejamos, quando chega a hora de cortar, pouco importa quão querida és numa empresa ou os anos que levas nela. 

E agora cá vamos nós para a selva novamente.

FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST

24 comentários:

  1. Vais para a selva, mas vais com boa bagagem e boas memórias lá :) e não tenho dúvidas de que te vais sair bem, alguém com a pica que tu tens só pode ter sucesso! E é bom saber que tiveste uma boa experiência - há por aí tanta coisa má, haja sempre bons exemplos assim! The world is yours! <3

    Jiji

    ResponderEliminar
  2. Tem fã,...vais para a selva, mas vais conseguir vencer e sobretudo ser feliz! Boa sorte e que consigas concretizar tudo o que mais desejas :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Toda a tua experiência me pareceu encantadora, enriquecedora! Espero que te tenhas divertido muito, que tenhas aprendido, que tenhas sido feliz ( e espero que continues). Espero que consigas alcançar mais objectivos ainda!
    Beijinhos,
    BabyLú
    http://www.luciaffmoreira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Janelas "fecham-se" para se abrirem novas portas ;)
    Mil beijinhos,
    http://racinggirl-inthefashionworld.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Foi awesome acompanhar esta tua aventura na Disney. (Mais as *instastories hilariantes!*) Que o futuro te traga mais experiências enriquecedoras! Go go Marta!!! <3

    ResponderEliminar
  6. Deve ter sido extraordinário teres trabalhado num sítio como a Disney e só mostra o quão boa és no que fazes e espero que daqui para a frente se te abram muitos horizontes, muitas portas, muitas oportunidades!
    Espero que sejas feliz
    Um beijinho
    wallflowerbyines.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Deve ter sido uma experiência fantástica trabalhar num sítio como a Disney! Espero que voltes a ter outra oportunidade! Desejo-te tudo de bom

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  8. Adorei! Acho que senti a emoção ao ler este texto!
    Trabalhar na Disney deve ser mesmo um sonho.
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
  9. Espero que corra bem esta nova fase :)

    Adorei o teu cantinho!

    ResponderEliminar
  10. Uau, pelas tuas palavras deu mesmo a entender que estavas a viver um sonho. Vais para uma nova fase, com muita mais bagagem. Tenho um bom feeling em relação a ti, vai correr tudo bem! :D
    Beijinho grande
    http://omundodajesse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. selva mesmo,infelizmente portugal tem muito que aprender e crescer...
    desejo te tudo de bom nesta fase e vais ver q em pouco tempo ja tens algo, tao bom quanto a disney ehehe :D

    https://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. quando li essa parte da Elle relembrou-me o último dia na NIT, nem sabiam quando era e, mais tarde, nos muitos artigos que tinha estado até às 8 da noite a escrever, tinham agora como assinatura "NIT". mostra o quão importante fomos... NOT! e é completamente verdade, em Portugal há muita intriga entre trabalhadores e isso faz com que o ambiente de trabalho seja sempre o ponto negativo. Aqui em Copenhaga o ambiente é incrível e motivador, e isso devia ser assim também na nossa terra natal. Parabéns pelo teu percurso, teres conseguido trabalhar numa empresa que gostas (e saíres daí concretizada) mostra que tens garra!

    grande beijinho e boa sorte para a próxima etapa!
    Moi by Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um pouco deprimente saber que a minha situação não foi "um caso". O mundo editorial em Portugal é muito elitista e vive muito do estagiário. Eu tive outra entrevista para uma revista feminina em Portugal que queriam alguém recém licenciado em jornalismo apenas para fazer catalogação de produtos recebidos para posteriores sessões fotográficas. Escrever artigos "era só mais para o final e nem todos o fazem". Ao menos essas foram sinceras o suficiente para dizer que não tinham interesse em contratar ninguém e que esse mundo é um gira discos das mesmas pessoas.
      Trabalhar fora e num contexto multinacional dá-nos imensa experiência e perspectiva mas também nos deixa com as expectativas muito altas. Cada oferta que vejo agora me parece uma anedota, principalmente quando vêm com a história do IEFP à mistura!
      Enfim, obrigada pelas palavras e muito boa parte para ti também!

      Eliminar
  13. Vai tudo correr bem, é a unica coisa que me ocorre dizer neste momento.
    E vai porque voltas de coração cheio, foi uma experieência que guardarás pra vida, que certamente te ajudou a crescer bastante como pessoa, profissional, tornou-te independente e com um CV bom que te abrirá certamente muitas portas no futuro o que é um bónus.
    Para quem começou a caminhada sem grandes expectativas u did quite well I must say!
    Parabéns e olhos no futuro!
    Beijinho

    poppyaltarf.wordpress.com

    ResponderEliminar
  14. Fiquei pasmada com aquilo que disseste sobre o teu último dia na ELLE. Há gente com lata, MESMO! Espero que corra tudo pelo melhor quando voltares a terras lusas. Beijinho,
    review: vichy para cabelos oleosos // neptunesecrets.blogspot.pt // facebook

    ResponderEliminar
  15. Retiras te, acima de tudo, uma experiência fundamental para o teu futuro! Boa sorte para esta selva que é apenas uma questão de números, como tu dizes.
    with love, KATE ❤️

    ResponderEliminar
  16. Fiquei de coração apertado ao ler este teu texto. Espero que encontres rapidamente uma alternativa de que gostes tanto ou mais!

    ResponderEliminar
  17. Olá! Primero, perdonadme porque no sé hablar portugués, pero tenía que escribir unas palabras a Marta después de haber leído su post. Soy una de las españolas que ha tenido la suerte de trabajar con Marta en Disney. Os aseguro que es una persona fantástica y maravillosa. La echo mucho de menos aunque sólo hayan pasado 2 días desde que se fue. Ha sido una excelente trabajadora, inteligente, siempre atenta y amable con todo el mundo,… pero sobre todo, es una gran persona. Me alegro muchísimo de haberla conocido y quería darle las gracias por todo. Nos ha aportado muchísimas cosas: su juventud, su alegría, sus historias, su paciencia, su humor, sus canciones,… y un montón de cosas más y todas buenas. Lo hemos pasado muy bien y me ha hecho reír mucho.
    Marta, espero que salga una oportunidad aquí en Disney y puedas volver a trabajar con nosotros. Y que vuelvas a cantarme “Imaaaa-gina…”. Te deseo lo mejor en tu nueva etapa porque te lo mereces.
    Beijinho y ¡hasta luego, mi millennial favorita!
    ¡Ah! Muchas gracias por hablar tan bien de mi ciudad (Toledo) y poner tantas fotos, Obrigada!
    P.D.: Espero que los que lo leáis entendáis español (seguro que sí, porque los portugueses sois más inteligentes con los idiomas que los españoles)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh Inma, solo yo sé cuanto voy echar de menos tus historias de "Sicilia 1922..."! Espero volver muy pronto solo para oír tu típica "esa mujer" y para cantar tu canción de Oreo ahah
      Aún que no me salga nada en Disney por cierto que vuelvo a Madrid solo para verlos a todos!
      Muchas gracias por todo, por toda tu paciencia y cariño (y porque me hiciste llorar como una tonta a leer tu comentario)!

      Eliminar
  18. Realmente partir de algo tao bom deixa-nos sempre com aquela saudade a apertar o peito.. mas o mais importante sao os momentos que viveste e continuaras a viver, isso ninguem te tira! :D
    Beijinhos

    www.thathappymess.com

    ResponderEliminar
  19. Fiquei agora a conhecer o teu blog, e este foi sem dúvida o post que me chamou mais atenção. Talvez pelo facto de ir estagiar dentro de dias (minha primeira vez), mas tambem pela forma como me cativaste só com a tua primeira frase, os teus posts fluiem...
    E isso é tão bom, e há pouco.
    Quero te desejar boa sorte agora para esta próxima fase, de certeza que vai correr muito bem e que vais aprender imenso!!

    Beijinhos!

    https://saracustodioblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. eu já não gostava da elle, achava-a a revista super "vazia" então agora a saber que fazem isto não me apanham mais mesmo! xD
    o futuro trará outros caminhos, este foi importante para agora, é um capitulo que deves guardar com carinho <3

    ResponderEliminar

Obrigada por lerem e comentarem!
Quando me fazem perguntas eu respondo aqui, directamente no comentário.
Beijinhos ♡

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...