Pages

Header bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader banner

quarta-feira, 15 de junho de 2016

De trabalho para Estágio... De Cavalo para Burro?


Para quem não sabe, em Fevereiro abandonei o meu trabalho para vir estagiar para a Disney em Madrid. Antes de ter esta oportunidade, ponderei deixar o meu trabalho por um estágio numa revista (na altura até questionei no Facebook se deixariam um trabalho estável por um estágio na vossa área de sonho), mas acabei por não fazê-lo. Qual a diferença?! Porquê deixar a estabilidade de um trabalho para correr o risco de um estágio? 

As respostas variam de pessoa para pessoa mas, durante o processo de 3 meses em entrevistas com a big D, estas foram as ponderações que me ajudaram a tomar a minha decisão:

1. Crescimento profissional. Eu sou uma pessoa ambiciosa. Quero melhorar e quero crescer como profissional. O lugar onde estava, apesar de me oferecem um lugar efectivo, não me ia levar a lado nenhum. Tinha 1001 responsabilidades mas era uma mera secretária em contrato e, aos olhos do meu patrão, ao ser mulher era também assistente pessoal. Sentia-me desvalorizada e, em apenas 6 meses, estagnei. 
A Disney ofereceu-me um mundo novo, onde além de funções similares às que já tinha, ia aprender a trabalhar com novos programas. Ia subir o nível nas responsabilidades mas também ia saber o que é lidar com trabalho numa dimensão multinacional. Ainda que não tenha posto fixo, este tipo de experiência não está ao nível de todos e está a fazer-me crescer imenso como profissional.

2. Estou a fazer algo que realmente gosto. Apesar de ambos os trabalhos estarem vocacionados para a televisão e relacionados com a animação, o meu trabalho pouco se aproximava daquilo que gostava: os bonecos. 
Aqui, já o disse imensas vezes, mesmo que não goste de fazer x actividade gosto do que estou a trabalhar. Por exemplo: legendar é uma actividade repetitiva e entediante mas é diferente legendar um programa de jardinagem ou A Pequena Sereia. Compreensível, não?!

3. Estou a cumprir um dos poucos objectivos profissionais que tinha. Penso que já comentei por aqui que era o tipo de alienígena que não sentia vocação profissional. Sempre gostei de ler, portanto escrever vem com essa paixão. Gosto de beleza. O que junta os dois? Jornalismo de Moda, claro. Mas é uma escolha lógica com base nas minhas paixões e talentos, não é como as crianças que desde os 6 que querem ser veterinárias. 
Quando estava a terminar a licenciatura comecei a pensar "o que é que posso fazer sem me odiar para o resto da vida?" e tudo o que me vinha à cabeça era Vogue ou Disney. A verdade é que tive a sorte de estagiar numa revista feminina, só me restava uma coisa. Posso acabar por nunca ter um trabalho em qualquer uma das duas, mas pude experienciar o que é trabalhar em ambas.

4. Crescimento Pessoal. Não fiz Eramus, mal viajei, nunca tinha vivido fora de casa. Estava quase a meio dos 20s e ainda nem tinha tido um "cheirinho" do que é ser adulto. O facto de ter de me mudar para Madrid, sozinha e ser responsável pela minha sobrevivência foi das coisas mais entusiasmantes que fiz na minha vida. 
O tempo sozinho ajuda-te a conhecer a ti mesmo, a saber o que realmente és vs. o que sabes que deves fazer para agradar os outros. Desenvolves os teus ritmos, as tuas rotinas e não dás satisfações a ninguém. Tens as tuas responsabilidades e tens de ser tu a ser responsável por elas.

5. A remuneração. Falar de amor e uma cabana é muito bonito, mas não é disso que se vive. A verdade ao assinar um contrato efectivo no meu trabalho, ia aceitar estar (o que se presume) para o resto da vida, a migalhas acima do ordenado mínimo. Lamento se pensam que sou presunçosa, mas não esforcei na licenciatura e mestrado para me debater se pago a luz ou a água este mês. Esta também foi a razão porque não aceitei o estágio na revista. 
Logicamente não ia deixar um ordenado (por muito baixo que seja) para receber apenas ajudas de custos. Lá está, amor e uma cabana é bonito mas não te leva longe. Além disso, a entrevista foi uma conversa muito aberta e casual e basicamente disseram-me é um meio muito fechado e difícil, basicamente seria um risco sem frutos.
Na minha situação actual, consigo sustentar-me (afinal sou apenas uma estagiária), todos os "luxos" são das minhas poupanças. Contudo ainda assim recebo (ligeiramente) mais do que recebia no meu trabalho... apenas já não vivo na casa dos pais. 

6. Pensamento estratégico e explorar opções. Recebem um CV, tem mais impacto um pequeno estúdio em Portugal ou um nome como a Disney? A Maria ou a ELLE? Este tipo de escolhas também têm de ser estratégicas. Há que saber o que vai enriquecer o nosso currículo e fazer-nos destacar dos restantes. 
A variedade também é um factor muito importante para mim. Tenho 24 anos, saí da Universidade há um. O que é que eu quero?! A melhor resposta é explorar. Aceitar oportunidades que me mostrem aquilo que gosto ou não profissionalmente. Dentro da mesma área há 1001 opções, impossível saber qual me realiza mais se não explorar. 


Esta publicação tem o intuito de mostrar que não têm de se resignar porque "é um trabalho". É óbvio que há casos e casos mas há que manter a motivação e ser ambicioso. Abandonar algo certo para "ir à procura" não tem de ser mau se for bem ponderado e vos vai trazer frutos, mesmo que sejam apenas a nível do vosso bem estar psicológico.

Qual a vossa opinião no assunto? Agarrar o trabalho ou ir atrás do sonho? 

FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST

16 comentários:

  1. Estou actualmente a passar por algo semelhante, mas sem a luz ao fundo do túnel, isto é, algo melhor. Por um lado penso "estive dois anos sem conseguir arranjar emprego, agora que consegui vou desperdiçar?" mas ao mesmo tempo, ter 1001 tarefas e no papel não passar de um mero secretário (como referiste) e a troco de migalhas, é altamente desmotivador. Já deixei tantos sonhos irem pela janela que acho que chegou a altura de dizer chega. Ao menos tenho o teu caso como fonte de esperança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço bem isso e sei o quão miseráveis isso nos faz sentir e sinceramente, nos 20s, merecemos mais. Se não tentares agora não vai ser aos 30s quando já quiseres ter a tua estabilidade.
      A luz ao fundo o túnel tens e procurá-la. Da maneira que as coisas estavam a tornar-se no trabalho provavelmente teria aceite o estágio na revista por aquele trabalho drena-nos a força de viver.

      Eliminar
  2. Adorei este teu post e por coincidência hoje despedi-me...é verdade, não me despediram fui eu, pois achei que não era nada disto que queria para mim :)
    Por isso concordo imenso com a tua opinião, temos que ir atras dos nossos sonhos e do que nos faz feliz!!

    Beijinhos *
    http://xlittlebitof.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se vais para algo melhor, fazes bem. A verdade é que o post também serve para ajudar um pouco a como manter-nos racionais nestas situações e a ser ponderados nelas. Afinal de contas somos humanos e merecemos ser felizes mas também já somos adultos e devemos ser responsáveis.

      Eliminar
  3. Se estivesse no teu lugar faria exactamente a mesma coisa ! Só o facto de estares a fazer o que gostas, já é algo que te deve motivar imenso, sem falar que vais para o trabalho muito mais alegre !
    Xoxo

    www.atwednesdaysiwearpink.blospot.pt

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito de ler este teu testemunho. Há uns meses recusei uma oferta de estágio precisamente porque estou como efectiva, mas no meu caso o estágio não era em algo que me entusiasmasse assim tanto. Em todo o caso, não sei se seria capaz de abdicar do meu lugar por algo "temporário", confesso...principalmente tendo em conta o panorama na minha área (Eng. Civil). Em todo o caso, juro que te gabo os "cojones". Não é para qualquer um! E realmente...Disney é Disney :p

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, esse é um dos casos que são casos (belo português nesta frase). É uma área bastante especifica e é mais difícil esta plasticidade.
      Thank you!

      Eliminar
  5. Menina, muito corajosa você. Admiro muito pessoas assim.
    Numa oportunidade dessas, eu acredito que também faria igualzinho a você.
    Muito sucesso na tua carreira.
    Beijinhos ❤
    http://www.alecanofre.com/
    https://www.youtube.com/alecanofremakeup/

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito do seu post, me inspirou bastante! Algumas semanas atrás sai do meu emprego e fui trabalhar na área de mídia, com o que gosto e poder adquirir experiência profissional é o que mais conta.
    E trabalhar na Disney deve ser uma maravilhoso né? que nem aquele ditado, quando trabalhamos o que gostamos não precisa ser considerado trabalho, heheh.

    Beijos,
    Blog Vitoria Martini

    Beijos,
    Blog Vitoria Martini

    ResponderEliminar
  7. Poder fazer o que se gosta é sempre um enorme privilégio.
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram

    ResponderEliminar
  8. Nem sabes o orgulho que tenho em ti e a inspiração que me dás =)
    Eu aos 23 sai de casa e fui fazer um estagio, na minha área, a 350km de casa. Completamente sozinha, fiz as malas e fui atrás do sonho! Eu já me considerava independente, então nada ia correr mal.... O problema é que não aguentei as saudades de casa, família e dos amigos! Passados 10 meses voltei para casa para comer a comidinha da mama e ir ao cinema com o namorado! (#priorities).
    O problema.... depois de ganhar ordenado (mesmo que seja aquele de estagiário) é muito difícil voltar a ter a conta a zeros.
    Batalhei para meter o pé na porta em qualquer coisa... mas finalmente estou no emprego estável ao pé de casa, que é relativamente dentro da minha area.
    Estou estagnada? Provavelmente... Mas acho que no meu caso, a minha sanidade mental deve-se mais ao meu meio familiar do que ao emprego... pelo menos por agora :P Pode ser que para o ano as coisas mudem :P

    Adios Chica!

    ResponderEliminar
  9. Ja falei com uma pessoa que trabalha na Disney e ela diz que é um sonho.
    Parabéns pelo teu trabalho e espero que consigas tudo o que queres linda.
    Beijinhos!
    Believe 💜 Beatriz Couto
    Instagram
    Facebook

    ResponderEliminar
  10. Marta, não sigo o teu blog há muito tempo, por isso não posso avaliar se houve uma evolução ou se sempre foste uma menina adulta e destemida! É uma decisão difícil a que tomaste, mas tenho como lema de vida "Segue o teu coração e não o que sociedade pensa que está correcto!" Neste caso seguiste o coração mas sempre com muito cérebro envolvido! Parabéns! Qualquer um te diria "só o futuro te mostrará se foi ou não uma decisão sensata"! não posso concordar com isto! E mais te digo " Só tu podes fazer dessa a decisão correta!" Boa sorte e já agora... Disney é um sonho tornado realidade! Enjoy it! Beijito Tiff
    Ukuhamba

    ResponderEliminar
  11. Na minha opinião, acho que temos de ir de encontro dos nossos sonhos!
    Percebo que hoje em dia é complicado arranjar trabalho e que tenhas receio de se fores não voltares a encontrar um estavel.
    Mas e se depois encontrares um melhor? creio que ainda és nova e que tens muito para viver na vida. Aproveita enquanto tens a oportunidade para mais tarde não pensares "e se..".
    Sei que temos de ser racionais e nem tudo é um mar de rosas. Mas não sabes se a Disney não te abrirá portas :)

    Boa sorte <3

    Beijinho, Juliana.
    http://violetrend.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Sabes aquela história "mais vale um pássaro na mão do que dois a voar"? Não se identifica ctg porque como tu disseste foi uma decisão bem ponderada.
    Se fosse comigo, eu acho que corria atrás do meu sonho. Certamente, faria o que fizeste, ponha as "cartas em cima da mesa" e avaliava os prós e contras.
    Ainda bem que deu os frutos que desejavas xD é de certeza um grande crescimento, tanto a nível profissional com pessoal
    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada por lerem e comentarem!
Quando me fazem perguntas eu respondo aqui, directamente no comentário.
Beijinhos ♡

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...