Pages

Header bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader banner

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Wonder by P.J. Palacio


Ainda há uns tempos me queixei da minha dificuldade em encontrar um equilíbrio feliz entre boa literatura e literatura ligeira. Por coincidência, encontrei no Wonder exactamente isso.

Para quem não conhece, a história centra-se em August, um rapaz de 10 anos, que nasceu transfigurado. Após inúmeras cirurgias, ele é capaz de viver uma vida quase normal. A única coisa que o impede são as suas feições.
Devido à sua curta mas atribulada vida, os pais de Auggie sempre foram super-protectores. Contudo, com a chegada dos 10 anos, altura em que todas as crianças começam o ensino básico, decidiram que estava na altura de August ir para a escola. 

Através dos olhos (ligeiramente descaídos) de Auggie e de os que o rodeiam, o leitor é transportado para a realidade de quem vive/convive com alguém de que é impossível desviar o olhar. 


A narrativa está dividida em 8 partes, três com August como narrador principal e as restantes dividem-se entre Olivia, a sua irmã, Jack e Summer, amigos que faz na escola, Miranda e Justin, a melhor amiga e namorado de Olivia. 

Algo interessante nesta divisão é a forma como a escrita se adapta ao seu narrador. A partes que dizem respeito às crianças têm uma linguagem mais simplificada (o me irritou um pouco no início, devo admitir), enquanto os adolescentes têm frases mais complexas. Contudo, o texto mantém-se fluído e simples, sem alterações demasiado drásticas para o leitor (excepto, provavelmente, a parte de Justin). 


Dentro de cada capitulo, há divisões feitas como entradas de diário, com títulos individuais e bastante curtas. Se há algo que gostei neste livro foi o facto de cada uma destas entradas acabar com um bang. Todas as frases finais têm imenso impacto e deixam o leitor a reflectir.


Algo super querido neste livro é também a ilustração. Cada narrador tem o seu icon que vem sempre acompanhado com uma citação que acompanha a mensagem geral da obra: Temos de olhar para lá do que se vê (aqui pedi emprestadas as palavras de Rafiki, mas resulta bem).


É um bom livro, de fácil leitura, com uma boa mensagem. Deixa o leitor a pensar, e é um excelente livro para ensinar os mais novos os valores da amizade e como o carácter é mais importante que o aspecto físico.  Ficamos a conhecer os defeitos e as virtudes de todos os intervenientes, o que lhes dá uma dimensão mais realista. Auggie não é apenas o coitadinho, Via não é apenas a irmã humilde. 

Sinceramente, acho que o título do livro descreve perfeitamente o que sinto em relação a ele. Sem dúvida foi uma Wonder lê-lo.

Já leram esta obra? Que livro me recomendam ler de seguida? (estou com falta de ideias, até estou a ponderar reler Harry Potter) 

FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST

15 comentários:

  1. Que livro fantástico, parece ser uma história bastante interessante,....
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Uma coisa que tenho ainda que aprender - ler um livro até ao fim.

    Vi o teu comentário no blog Cat Lover, podes ter a tua sessão de cuidados da pele com uma consultora de beleza (totalmente gratuito). Caso sejas de Lisboa (incluindo todas as suas freguesias)eu posso ajudar-te entra em www.marykay.pt/carolinasa e tens lá os meus dados para me contactares. Caso não sejas basta ires ao site da Mary Kay e ires ao localizador de consultoras para veres uma da tua área. Espero ter ajudado.

    http://belezaecomigo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Esse livro é simplesmente sensacional, fiquei até emocionada em ler, deixa uma mensagem muito bonita! Gostei do post <3 ia te indicar algum, mas também estou procurando uma nova leitura haha Beijos

    critiquemais.blogspot.com.br
    estranhanoparaiso.com.br


    ResponderEliminar
  4. Parece ser muito bom e super interessante , gostei mesmo de ficar a conhecer .
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Às vezes também tenho dificuldade em escolher o que ler, e tenho tantos livros à minha espera que até me dói a alma só de pensar na falta de tempo que tenho para dedicar às leituras de livros.

    Não sei se faz o teu género, mas eu gosto muito da Joanne Harris, e tens tantos à escolha.

    Parmim

    ResponderEliminar
  6. Ando super curiosa por ler esse livro :)

    ResponderEliminar
  7. Eu não conhecia de todo mas fiquei bem curiosa! A ilustração dá mesmo um toque cute ao aspecto :)
    beijinhos
    The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  8. Não conhecia, mas parece super interessante!
    Beijinhos,

    http://chocopink89.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. eu precisava mesmo de pegar num livro em inglês para desenvolver mais a língua, é a melhor estratégia :) Por outro lado, o facto deste livro pautar-se na diferença para mim é tudo <3
    http://www.cosmopolitgirl.com/

    ResponderEliminar
  10. Eu li este livro uns anos atrás, mas para ser honesta não gostei muito. Pode ter sido porque li a versão em português, e a tradução não estava assim nada de bom. Uma coisa é certa, a capa original é muito mais interessante que a da versão portuguesa! Não sei se já leste "Em Parte Incerta" da Gillian Flynn, eu amei esse livro! xx

    ResponderEliminar
  11. Eu li este livro e achei-o tão fofinho. Acho que pode ser uma excelente leitura para os mais novos, para lhes abrir os olhos para a diferença.

    Que tipo de livros gostas de ler?

    Beijinho
    Daniela
    Blog Cidade do Pecado | Facebook | Instagram | Snapchat: cidadedopecado

    ResponderEliminar
  12. nunca tinha ouvido falar deste livro, mas fiquei rendida!! :)

    ResponderEliminar

Obrigada por lerem e comentarem!
Quando me fazem perguntas eu respondo aqui, directamente no comentário.
Beijinhos ♡

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...