Pages

Header bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader banner

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Rabo de saia

Exceptuando na praia, já não punha as pernas de fora há quase 10 anos. Nada de saias. Nem mini, medi ou maxi. Calções então, nem perto deles chegava.
Isto porque toda a minha vida sofri de flutuações de peso e, grande parte das vezes, estava acima do meu peso idealizado. A minha zona mais problemática sempre foram as pernas (olá amigas em forma de pêra!), portanto abracei as calças pretas quase como uma segunda pele. 

Depois de um ano de trabalho lá consegui perder algum peso e começar a sentir-me melhor comigo mesma. Para celebrar, este ano fui aos saldos e comprei uma saia. 


Além do choque do quão brancas as minhas pernas são em comparação com o resto do corpo, o que mais me surpreendeu foi a diferença no número de homens rebarbados por que comecei a passar diariamente. Como mulher, independente do peso que tenho ou das roupas uso, há sempre um ou outro engraçadinho que gosta de mandar piropos ou simplesmente deixar uma mulher desconfortável, mas nada se compara ao que se tem de passar quando se mostra um pedaço de perna. 

Levei a saia à rua duas vezes e já levei com:
  • assobios (algo que não ouvia à anos, literalmente)
  • beijinhos-chama-cão
  • "elah" de velhos
  • um carro a andar lentamente ao meu lado com o condutor a olhar fixamente 
  • o engraçadinho na esplanada que tira os óculos para tornar super óbvio que está a olhar

Nem quero imaginar pelo que passam as meninas que usam calções com as bordas de fora. 
Tudo isto para dizer que, para alguém que há muito que escondia os seus membros inferiores, foi uma surpresa ver o quão diferente é a dimensão do assédio por que se passa. Cada vez que passava por uma das situações mencionadas só pensava nas minhas fieis e recatadas calças penduradas no armário. Bastaram duas experiências para me fazer não querer sair mais com a bela da saia à rua. 

Acho ridículo que tenha de abdicar que coisas simples como uma saia ou um vestido para me poder sentir segura. Ainda há dois anos, quando iniciei o mestrado, a minha avó disse-me para não me maquilhar para não chamar tanto a atenção, visto que o meu horário iria ser pós-laboral. Na altura ri-me, mas hoje, depois de tirar a minha saia ao final do dia, pensei que realmente é melhor deixar batons vermelhos para looks de calças, não vá o diabo tecê-las. É triste não é?

Já passaram por muitas situações de assédio? Como cooperam para se sentirem seguras nestas situações? 

FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST

24 comentários:

  1. Eu desde pequena que uso calções ou saia e acho que é por isso que não me apercebo se as pessoas estão a olhar ou não. Já é tão normal que nem ligo xD
    beijinhos*
    http://cantinhodandreya.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Bom, as situações que falas são-me familiares. Como tu, não me sinto nada à vontade com elas quando acontecem.
    Não sou mulher de saias nem de vestidos, calções ainda uso, mas, lá está, em dias de praia ou quando estou com pessoas conhecidas - sozinha não me sinto bem, enfim - também não consigo perceber como é que as moças que andam com aqueles calções/cuecas de ganga se sentem...À quem goste da atenção centralizada em si, mas pronto....

    Sou-te sincera, à dias que me sinto super confiante comigo mesma e praticamente que me sinto a super mulher, mas à dias que só me sinto bem fechada em casa, hehe, nesses dias opto mesmo pelo mais discreto :)
    Isso da maquilhagem também é uma verdade, se quiseres chamar a atenção por ela, não chames na roupa, ou vice-versa » Girl Code :)

    Adorei o teu post, beijinhos *
    http://xlittlebitof.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Triste mesmo haver homens (mesmo com minúsculo) desse calibre e que "tudo o que mexe é peixe" no entanto acho que não te devia privar só por causa disso, se "ultrapassaste" a tal complexidade e se te sentes bem, porque não?
    Beijinhos, Rodrigo | OOTD

    ResponderEliminar
  4. Ahahah foi muito engraçada a tua experiência dos assobios e o homem da explanada, eu saias n consigo andar sinto me mal é como se n fizesse parte de mim, mas calcoes eu adoro neste calor... Pelos elogios a saia deve te ficar mesmo bem, devias comprar outra ou mesmo um vestido calda xp
    Bjs http://color-sandra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Eu opto por ignorar tudo isso e vestir-me exactamente como quero. :) Claro que é muito aborrecido, mas deixar de usar o que gostamos só por causa disso é que não!

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt
    facebook | instagram

    ResponderEliminar
  6. Oh amiga, por onde começar? Como sabes raramente uso calças, por isso ando sempre com as pernas a espreitar e quase todos os dias há algum ser insignificante que tem de dar a sua opinião. Quando estava em Lisboa deixei de andar de metro entre casa e faculdade para evitar uma escadaria onde havia sempre um bando pronto a dizer alguma coisa e agora, ao ir quase todos os dias ao Porto, o meu melhor amigo é o iPod. Basta pôr música a tocar e ignoro toda a gente, embora ainda consiga ver aqueles que se limitam a olhar feitos parvos. Mas mesmo assim não consigo pôr as saias de lado. xx

    ResponderEliminar
  7. Não deixes de usar saia por causa de uns conas - pardon my french.
    Eu uso saias, calções e vestidos e decotes, e olha, gente estúpida há sempre, só tens de ignorar.
    Eu nem ligo, não quero saber, fingo que nem oiço, e ainda me 'riu' com desdem daquela super técnica de engate.
    Não podemos deixar de usar uma simples peça de roupa ou um batom porque um mongo qualquer se vai lembrar de começar a mandar umas bocas. Como se diz em bom português, é cagar e andar!

    ResponderEliminar
  8. Se até eu me sinto desconfortável quando estou contigo e essas situações acontecem, imagino como deve ser sozinha. Dá-me imenso nojo "homens" que não se comportam como tal. Se fizessem esse tipo de coisas às queridas mães, filhas ou irmãs, duvido que gostassem. É melhor parar por aqui que estou a ficar irritado haha.

    ResponderEliminar
  9. Que post tão engraçado! :p. Também sofro um bocadinho do memso quando saio de calções ou mini-saias. E ainda para mais eu gosto mesmo muito de sair com "as-pernas-ao-léu". É desconfortável, por vezes, quando fazem isso, muito. Mas se não ligarmos, rapidamente termina. Gosto muito do Blog, e estou a seguir :)
    Beijinho*

    http://www.brunadiogosantos.blogspot.pt *

    ResponderEliminar
  10. É inacreditável a cara de pau de algumas pessoas. Eu própria quando ando de calções - e note-se que nunca são demasiado curtos, porque de-tes-to! - topo olhares mais indiscretos direcionados para mim. Nessas alturas é quando eu encaro a pessoa de frente e, se ela olho, eu olho também. É só vê-la fingir que não estava a olhar e pronto, sinto-me bem novamente. Certas pessoas precisam de ser humilhadas ou apanhadas "com a boca no trombone" para aprenderem a respeitar as outras. Enfim!
    Dá um beijinho no ombro e ignora!
    Beijinhos ♡
    Valentino, My Dear Blog | Valentino, My Dear Facebook

    ResponderEliminar
  11. Sei que é desconfortável, mas o melhor é não ligar. Acho que não devemos deixar de usar as roupas que gostamos por causa desse tipo de comentários e abordagens menos próprias :) Mas devo dizer-te que te entendo perfeitamente e que já senti o mesmo :(

    http://www.fineclic.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Boa Marta!! Isso é um grande passo. E de certeza que ficas gira, creio que aceitação de si acompanha a idade :).
    Sim de vez em quando ouço um piropo, mas não ligo, sinceramente o que me irrita mais são os olhares maldosos das mulheres, esses aí já são comentários maldosos, mas azar! Não há paciência!
    De facto quem anda com as bordas à mostra não sei não... :/

    http://modadarapunzel.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Também não era grande fã de saias, vestidos etc. na realidade ainda prefiro calções mas hoje em dia preocupo me muito mais com o conforto do que com o estilo. Acho que o ideal é conseguir um misto dos dois mundos =)

    With love,
    The pink lemonade

    ResponderEliminar
  14. Ai como eu odeio isso.. É que deixam mesmo uma pessoa a sentir-se mal.. (eu pelo menos fico, não gosto desse tipo de atenção)
    Mas não é por eles que deixo de vestir o que quero e o que me faz sentir bem..
    E deves pensar assim.. Se te faz sentir bem, usa! E ignora..
    Uses o que usares, as pessoas vai ficar sempre a olhar..

    Beijinhos, Sweet Home | BLOG

    ResponderEliminar
  15. Eu uso as peças que me deixam confortável, e no verão é calções, saias e vestidos! Coisas leves e frescas, no entanto, também passo por algumas situações dessas e fico sempre pouco à vontade. Quando estão a olhar fixamente tenho a pequena mania de parar e olhar directamente de volta, desviam logo a cara. E tirando isso vai acontecendo uns "elah" e assim, como contigo, mas ignoro e está feito.

    Mas não acho que devas deixar de vestir saias ou calções por causa disso, ignora e segue em frente.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. passo por situações como as que descreveste várias vezes, mas não é por isso que deixo de vestir o que quer que seja! :P

    ResponderEliminar
  17. É terrível sentir esse assedio, também sei o que é, mas não vale apena dar importância! Acho que deves usar aquilo com que te sentes melhor, e andar com as pernocas ao leu com estas temperaturas agora sabe bem, deixa lá os sr's assobiarem, haha.
    beijinhos <3
    thefancycats.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Custa-me dizer isto mas, geralmente, só me sinto confortável a usar saias mais curtas quando saio com o meu namorado. Assim, evito bocas nojentas.

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Uso saias quase sempre e então quase não percebo quando as pessoas estão olhando para minhas pernas, mas confesso que tem pessoas que as vezes exageram e olham demais, acabo ficando constrangida.
    Beijos

    www.blogluanafreitas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. É incrível como em Portugal o simples facto de vestirmos uma saia é uma coisa do outro mundo!! Tira-me do sério.

    Espero que não dês poder a essas pessoas e não deixes de usar o que te apetece por causa delas querida!

    Instax mini 25 giveaway - www.mykindofjoy.com

    ResponderEliminar
  21. Por acaso, também tenho um certo tipo de roupas que só uso quando saiu acompanhada... Evito usar mini-saias justas quando saiu sozinha à noite... Também pode ser paranóia minha, mas é como tu dizes sentimos-nos mais seguras com um par de calças..

    beijinho,
    - Miss Grace -

    ResponderEliminar
  22. Ui que fim do mundo! Mas por onde é que tu andaste?!

    Confesso que, usando saias imensas vezes, essas situações são muuuuuuito raras...existem, mas é mandar para trás das costas. Isso ou então eu tenho umas pernas horríveis ahah :p

    Jiji

    ResponderEliminar
  23. Deparei-me com este teu post hoje, mas não posso deixar de dar a minha opinião.
    Durante anos também nunca usei as minhas pernas à mostra porque não as achava bonitas. Senti-me muito magra e ficava mais confortável de calças. Quando comecei a ganhar peso e a sentir-me melhor com a imagem, as saias, vestidos e calções começaram a fazer parte do meu armário tanto como calças. E também me apercebi do mesmo que tu... Infelizmente, chegou-me a acontecer uma situação demasiado extrema de um velho a tentar agarrar-me.
    Não é que não se ouça comentários quando se tem umas calças vestidas, mas com as pernas à mostra ou um decote maior, é 30 vezes pior. Nojento simplesmente!
    A verdade é que só uso perninhas à mostra se souber que não vou passar muito tempo completamente sozinha... Porque, tal como disseste, não vá o diabo tecê-las... Triste sociedade!
    xoxo, Ana

    The Insomniac Owl Blog

    ResponderEliminar

Obrigada por lerem e comentarem!
Quando me fazem perguntas eu respondo aqui, directamente no comentário.
Beijinhos ♡

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...